HOJE
NBB SOCIAL
Por Liga Nacional de Basquete
Painel no evento de lançamento do NBB CAIXA 2023/24 destaca projetos e iniciativas que estão oferecendo oportunidades a crianças e jovens que sonham vencer na vida através do basquete
O caminho da realização de sonhos através do basquete foi tema do painel “NBB CAIXA Social”, no evento de lançamento do NBB CAIXA 2023/24 na última quarta-feira. No palco do Salão Nobre do Sport Club Corinthians Paulista, representantes de patrocinadores e de clubes conversaram sobre iniciativas no segmento social, com destaque para o projeto Basquete Cidadão, realizado pela Liga em parceria com a Whirlpool e a Federação Paulista de Basketball; para a volta do prêmio NBB Social nesta temporada e para as ações realizadas pelo Cerrado Basquete, clube do Distrito Federal que tem um projeto consolidado e bem-sucedido em Brasília.

Andre Brazolin e jovens do projeto Basquete Cidadão. Foto: João Pires
Lançado oficialmente no mês de agosto, o Basquete Social vem movimentando a quadra e salas de aula do CEU Paraisópolis. As crianças que integram o projeto têm aulas de basquete com acompanhamento de professores qualificados, bolas, uniformes, material didático e lanches. Além do benefícios da atividade física, os moradores têm a oportunidade de conhecer os fundamentos do esporte, aprendendo movimento corretos para passes e arremessos e recebem noções táticas de defesa e ataque. O projeto também oferece cursos para capacitação de árbitros, oficiais de mesa e estatística. A Federação Paulista cede os instrutores para as aulas, utilizando material didático da LNB.
No painel, o coordenador do projeto, André Brazolin, lembrou os objetivos do Basquete Cidadão:
“Nosso projeto visa formar o cidadão. Queremos que surjam jogadores? Sim, mas nosso principal objetivo é formar pessoas. Esses jovens muitas vezes não têm oportunidades e apoio. Só de conseguir tirá-los da rua e colocar dentro de uma quadra, já é muito bom. Sou um privilegiado por estar fazendo parte do projeto da Liga e queremos ajudar muitas pessoas a sentirem esse privilégio”, disse Brazolin.
O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos, destacou que as empresas precisam gerar impacto positivo na sociedade e ele entende que o projeto Basquete Cidadão possibilita isso através do ensino do basquete e dos cursos profissionalizantes. Eduardo ressaltou que a Liga Nacional de Basquete está totalmente alinhada com os pilares ASG (ESG em inglês), tão valorizados atualmente.
“O Basquete Cidadão é um projeto belíssimo e está conectado com a estratégia da Whirlpool. Hoje está muito em voga se falar em ASG (Meio-Ambiente, Responsabilidade Social e Governança) e nós vimos que a visão da Liga, através das suas ações e projetos, já está totalmente alinhada com esses três pilares. Agradecemos à LNB pela oportunidade de participar do Basquete Cidadão e esperamos que essa parceria seja muito longeva”, concluiu Eduardo em seu discurso.
A volta do NBB CAIXA Social
Sucesso em temporadas anteriores do NBB, o prêmio NBB CAIXA Social está de volta para a temporada 2023/24. A premiação tem como objetivo destacar e promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento nessas causas ao utilizar o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental. Representante da Caixa Econômica Federal, Carlos Felipe Lacerda falou da importância da premiação para as diretrizes da Caixa no relacionamento com as comunidades:
“Se lembrarmos de princípios pregados pelo Barão Pierre de Coubertin como nobreza e justiça, valores que estão na essência do esporte, temos que destacar o papel do esporte como ferramenta de transformação social. Quando a gente vê uma entidade esportiva como a Liga Nacional de Basquete preocupada com esse valor, apoiar essa entidade é motivo de muito orgulho para a CAIXA. Saudamos a iniciativa do prêmio NBB CAIXA Social e nos colocamos à disposição para juntos fazermos com que a premiação seja um sucesso. Torcemos para os clubes desenvolvam grandes projetos”, afirmou Carlos Felipe durante o evento de lançamento do NBB CAIXA.
Cerrado é referência em ações sociais envolvendo o basquete

Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado Basquete
O presidente do Cerrado Basquete e vice-presidente de Desenvolvimento Sócio Ambiental da LNB, Dimitri Rodrigues, falou sobre as iniciativas realizadas pelo clube do centro-oeste. O Cerrado desenvolve um projeto filantrópico que hoje atende mais de 200 crianças divididas em sete núcleos em Brasília e em cidades satélites. Nos núcleos sociais, os jovens realizam treinamentos de basquete divididos em dois estágios: iniciação e aperfeiçoamento. Nestas sessões, aprendem fundamentos da modalidade e os caminhos para se desenvolverem como indivíduos através do esporte. Os treinos acontecem duas vezes por semana com carga horária de 1h30 por dia em cada turma.
“Em 2016, quando o projeto do Cerrado Basquete nasceu, ele já surgiu com esse viés social. O “social” é uma mola propulsora para nós. Hoje os núcleos sociais do Cerrado Basquete atendem sete regiões administrativas do Distrito Federal e vários alunos do projeto são atletas das nossas categorias de base. Muito me orgulha hoje podermos oferecer aos jovens o apoio que lá atrás muitos de nós já tivemos”, comentou Dimitri.
O projeto do Cerrado Basquete vem mudando vidas e ganhando notoriedade no cenário esportivo brasileiro. No final do ano passado, foi premiado com o troféu “Inspiração 2022”, oferecido pela Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Uma das motivações para a criação do projeto social está na vontade de seus fundadores em retribuir de alguma forma o apoio que receberam no passado.
Liga terá comitê de governança
No encerramento do painel NBB CAIXA Social, o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro, anunciou a formação de um comitê de governança para a discussão de ações de agenda ASG. O grupo será capitaneado por Dimitri Rodrigues e contará com o apoio voluntário de Eduardo Vasconcelos, diretor da Whirlpool.
“O Comitê nasce com a intenção de implementar e cuidar de uma agenda ASG bem-sucedida dentro da Liga, implementando ações com foco na preservação do meio-ambiente e aprimorando e ampliando projetos de cunho social como o Basquete Cidadão. O comitê também tem como um dos seus objetivos centrais o aprimoramento de regras de governança. A Liga é uma entidade que tem que se modernizar e acompanhar as transformações da sociedade. A formação do comitê é uma ferramenta importante também para que possamos demonstrar a seriedade da Liga perante os torcedores e parceiros comerciais. Será feito um trabalho profundo de governança na própria Liga, com a revisão do estatuto e a implementação de medidas que permitam a maior participação de todos os associados na tomada de decisões”, explicou Rodrigo.
Sobre o prêmio NBB CAIXA Social
O NBB Caixa Social é um programa que premia as iniciativas sociais dos clubes e dos atletas ao longo da temporada. O prêmio contempla as melhores ações escolhidas pelo comitê de sustentabilidade que será formado com membros independentes e representantes da própria Liga Nacional de Basquete. As equipes terão um prazo para enviar informações e registros das ações realizadas, podendo dividi-las em duas categorias: ação pontual e programa permanente. Vale ressaltar que os atletas mais engajados socialmente com a comunidade também serão reconhecidos e premiados ao fim da temporada.
A última vencedora da ação foi a equipe do Sesi Franca, em 2019, com uma parceria com a Escola Municipal Sueli Contini, no bairro Jardim Tropical, cujo projeto impactou diretamente cerca de 400 alunos com aulas regulares de basquete ministradas por treinadores e atletas da equipe. Outros vencedores em edições anteriores foram as equipes do Bauru Basket com o projeto “APAE em Pederneiras (SP)”, além do Macaé com o projeto “Basquete na Praça”, na própria cidade carioca.
Mais informações sobre o funcionamento da ação na edição 2023/24 serão divulgadas, em breve, nos canais de comunicação da Liga Nacional de Basquete.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais http://Sportsbet.io , Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca