#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NBB SOCIAL

13-10-2023 | 12:55
Por Liga Nacional de Basquete

Painel no evento de lançamento do NBB CAIXA 2023/24 destaca projetos e iniciativas que estão oferecendo oportunidades a crianças e jovens que sonham vencer na vida através do basquete

O caminho da realização de sonhos através do basquete foi tema do painel “NBB CAIXA Social”, no evento de lançamento do NBB CAIXA 2023/24 na última quarta-feira. No palco do Salão Nobre do Sport Club Corinthians Paulista, representantes de patrocinadores e de clubes conversaram sobre iniciativas no segmento social, com destaque para o projeto Basquete Cidadão, realizado pela Liga em parceria com a Whirlpool e a Federação Paulista de Basketball; para a volta do prêmio NBB Social nesta temporada e para as ações realizadas pelo Cerrado Basquete, clube do Distrito Federal que tem um projeto consolidado e bem-sucedido em Brasília.

Andre Brazolin e jovens do projeto Basquete Cidadão. Foto: João Pires

Lançado oficialmente no mês de agosto, o Basquete Social vem movimentando a quadra e salas de aula do CEU Paraisópolis. As crianças que integram o projeto têm aulas de basquete com acompanhamento de professores qualificados, bolas, uniformes, material didático e lanches. Além do benefícios da atividade física, os moradores têm a oportunidade de conhecer os fundamentos do esporte, aprendendo movimento corretos para passes e arremessos e recebem noções táticas de defesa e ataque. O projeto também oferece cursos para capacitação de árbitros, oficiais de mesa e estatística. A Federação Paulista cede os instrutores para as aulas, utilizando material didático da LNB.

No painel, o coordenador do projeto, André Brazolin, lembrou os objetivos do Basquete Cidadão:

“Nosso projeto visa formar o cidadão. Queremos que surjam jogadores? Sim, mas nosso principal objetivo é formar pessoas. Esses jovens muitas vezes não têm oportunidades e apoio. Só de conseguir tirá-los da rua e colocar dentro de uma quadra, já é muito bom. Sou um privilegiado por estar fazendo parte do projeto da Liga e queremos ajudar muitas pessoas a sentirem esse privilégio”, disse Brazolin.

O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos, destacou que as empresas precisam gerar impacto positivo na sociedade e ele entende que o projeto Basquete Cidadão possibilita isso através do ensino do basquete e dos cursos profissionalizantes. Eduardo ressaltou que a Liga Nacional de Basquete está totalmente alinhada com os pilares ASG (ESG em inglês), tão valorizados atualmente.

“O Basquete Cidadão é um projeto belíssimo e está conectado com a estratégia da Whirlpool. Hoje está muito em voga se falar em ASG (Meio-Ambiente, Responsabilidade Social e Governança) e nós vimos que a visão da Liga, através das suas ações e projetos, já está totalmente alinhada com esses três pilares. Agradecemos à LNB pela oportunidade de participar do Basquete Cidadão e esperamos que essa parceria seja muito longeva”, concluiu Eduardo em seu discurso.

A volta do NBB CAIXA Social

Sucesso em temporadas anteriores do NBB, o prêmio NBB CAIXA Social está de volta para a temporada 2023/24. A premiação tem como objetivo destacar e promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento nessas causas ao utilizar o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental. Representante da Caixa Econômica Federal, Carlos Felipe Lacerda falou da importância da premiação para as diretrizes da Caixa no relacionamento com as comunidades:

“Se lembrarmos de princípios pregados pelo Barão Pierre de Coubertin como nobreza e justiça, valores que estão na essência do esporte, temos que destacar o papel do esporte como ferramenta de transformação social. Quando a gente vê uma entidade esportiva como a Liga Nacional de Basquete preocupada com esse valor, apoiar essa entidade é motivo de muito orgulho para a CAIXA. Saudamos a iniciativa do prêmio NBB CAIXA Social e nos colocamos à disposição para juntos fazermos com que a premiação seja um sucesso. Torcemos para os clubes desenvolvam grandes projetos”, afirmou Carlos Felipe durante o evento de lançamento do NBB CAIXA.

Cerrado é referência em ações sociais envolvendo o basquete

Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado Basquete

O presidente do Cerrado Basquete e vice-presidente de Desenvolvimento Sócio Ambiental da LNB, Dimitri Rodrigues, falou sobre as iniciativas realizadas pelo clube do centro-oeste. O Cerrado desenvolve um projeto filantrópico que hoje atende mais de 200 crianças divididas em sete núcleos em Brasília e em cidades satélites. Nos núcleos sociais, os jovens realizam treinamentos de basquete divididos em dois estágios: iniciação e aperfeiçoamento. Nestas sessões, aprendem fundamentos da modalidade e os caminhos para se desenvolverem como indivíduos através do esporte. Os treinos acontecem duas vezes por semana com carga horária de 1h30 por dia em cada turma.

“Em 2016, quando o projeto do Cerrado Basquete nasceu, ele já surgiu com esse viés social. O “social” é uma mola propulsora para nós. Hoje os núcleos sociais do Cerrado Basquete atendem sete regiões administrativas do Distrito Federal e vários alunos do projeto são atletas das nossas categorias de base. Muito me orgulha hoje podermos oferecer aos jovens o apoio que lá atrás muitos de nós já tivemos”, comentou Dimitri.

O projeto do Cerrado Basquete vem mudando vidas e ganhando notoriedade no cenário esportivo brasileiro. No final do ano passado, foi premiado com o troféu “Inspiração 2022”, oferecido pela Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Uma das motivações para a criação do projeto social está na vontade de seus fundadores em retribuir de alguma forma o apoio que receberam no passado.

Liga terá comitê de governança

No encerramento do painel NBB CAIXA Social, o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro, anunciou a formação de um comitê de governança para a discussão de ações de agenda ASG. O grupo será capitaneado por Dimitri Rodrigues e contará com o apoio voluntário de Eduardo Vasconcelos, diretor da Whirlpool.

“O Comitê nasce com a intenção de implementar e cuidar de uma agenda ASG bem-sucedida dentro da Liga, implementando ações com foco na preservação do meio-ambiente e aprimorando e ampliando projetos de cunho social como o Basquete Cidadão. O comitê também tem como um dos seus objetivos centrais o aprimoramento de regras de governança. A Liga é uma entidade que tem que se modernizar e acompanhar as transformações da sociedade. A formação do comitê é uma ferramenta importante também para que possamos demonstrar a seriedade da Liga perante os torcedores e parceiros comerciais. Será feito um trabalho profundo de governança na própria Liga, com a revisão do estatuto e a implementação de medidas que permitam a maior participação de todos os associados na tomada de decisões”, explicou Rodrigo.

Sobre o prêmio NBB CAIXA Social

O NBB Caixa Social é um programa que premia as iniciativas sociais dos clubes e dos atletas ao longo da temporada. O prêmio contempla as melhores ações escolhidas pelo comitê de sustentabilidade que será formado com membros independentes e representantes da própria Liga Nacional de Basquete. As equipes terão um prazo para enviar informações e registros das ações realizadas, podendo dividi-las em duas categorias: ação pontual e programa permanente. Vale ressaltar que os atletas mais engajados socialmente com a comunidade também serão reconhecidos e premiados ao fim da temporada.

A última vencedora da ação foi a equipe do Sesi Franca, em 2019, com uma parceria com a Escola Municipal Sueli Contini, no bairro Jardim Tropical, cujo projeto impactou diretamente cerca de 400 alunos com aulas regulares de basquete ministradas por treinadores e atletas da equipe. Outros vencedores em edições anteriores foram as equipes do Bauru Basket com o projeto “APAE em Pederneiras (SP)”, além do Macaé com o projeto “Basquete na Praça”, na própria cidade carioca.

Mais informações sobre o funcionamento da ação na edição 2023/24 serão divulgadas, em breve, nos canais de comunicação da Liga Nacional de Basquete.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais http://Sportsbet.io , Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.