HOJE
Agora é a Argentina
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira vence o Chile, por 110 a 64, e enfrenta os argentinos na final do Torneio Super 4 nesta sexta às 21h30

Os pivôs se destacaram na vitória sobre o Chile (Colin Foster/CBB)
A Seleção Brasileira Adulta masculina estreou com uma grande vitória no Torneio Super 4 Hope Funds, na Argentina. Nesta quinta-feira, no ginásio Luna Park, em Buenos Aires, a equipe derrotou o Chile por 110 a 64, com grande atuação dos pivôs. Anderson Varejão fez 15 pontos e pegou 5 rebotes; Tiago Splitter fez 16 pontos e apanhou 4 rebotes; Caio Torres fez 12 pontos e pegou 13 rebotes, e Guilherme Giovannoni fez 6 pontos, pegou 7 rebotes e deu 5 assistências. O cestinha com 18 pontos, no entanto, foi o ala/armador Leandrinho, que atuou pela primeira vez com a camisa da Seleção nessa preparação para Londres.
“Foi mais uma importante preparação, um jogo diferente dos que fizemos em São Carlos. O Chile é um time mais baixo, que se movimenta muito, e nos fez muitas vezes marcar fora de posição. Tudo isso é válido, porque podemos enfrentar situações assim nas Olimpíadas. Demoramos um pouco para nos acertar em quadra, entender tudo isso, mas conseguimos nos impor no jogo coletivo”, frisou Varejão.
Ficou claro, desde o princípio, que a estratégia seria concentrar jogo nos pivôs, muito mais altos que os chilenos, mesmo sem Nenê e Marquinhos, poupados pelo departamento médico. Sob os olhares do bicampeão mundial e medalhista olímpico Amaury Pasos, que esteve no Luna Park e também estará na final, os armadores e alas muniram os jogadores internos e o Brasil abriu 16 a 4, fechando o primeiro quarto com 26 a 8.
As entradas de Raulzinho e Larry deram boa alternativa, bastante agressividade ofensiva, e Caio Torres e Anderson Varejão fizeram grande dupla no garrafão. A vantagem subiu para 30 pontos (40 a 10) com uma bela cesta mais falta sofrida por Varejão, num contra-ataque que ele mesmo puxou do campo de defesa até o ataque. Leandrinho, que fazia sua primeira partida na atual fase de preparação, veio do banco, alternou infiltrações e bolas de três, e ajudou a fechar o placar em 49 a 19 no intervalo.
O início do terceiro quarto foi melhor para o Chile, que marcou forte pressão toda quadra, conseguiu algumas bolas de três pontos e diminuiu o placar para 60 a 32. O técnico Rubén Magnano parou o jogo e o Brasil voltou melhor, dando o troco na mesma moeda, marcando pressão e aumentando para 79 a 43 a vantagem. No quarto período foi só administrar e seguir munindo os pivôs – foram 64 pontos dentro do garrafão – para terminar a partida em 110 a 64.
O Brasil enfrenta, nesta sexta-feira, às 21h30, a Argentina, que derrotou a Espanha B por 93 a 81, e segue no sábado (07) para Foz do Iguaçu (PR), onde disputa o Super 4 Eletrobras contra os mesmos adversários.

Em sua estreia, Leandrinho foi o cestinha do Brasil, com 18 pontos (Colin Foster/CBB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca