HOJE
Agora é decisão
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros e Limeira fazem quinto jogo, nesta sexta-feira, em São Paulo, e decidem série de oitavas de final do NBB 2012/2013

Limeira chegou a abrir dois a zero, mas Pinheiros reagiu e buscou o empate: e agora, quem leva o 5º jogo? (Ricardo Bufolin/Divulgação)
Chegou a hora da verdade. Pinheiros/SKY e Winner/Kabum Limeira estão fazendo uma série oitavas de final eletrizante até aqui, que terá seu ponto final, nesta sexta-feira (26/04). As equipes estão empatadas no confronto em 2 a 2 e farão o quinto e decisivo jogo, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, às 19h15.
Na última quarta-feira, os dois times deram uma demonstração do quão emocionante está a briga entre eles nestes playoffs. Fora de casa, o time da capital paulista chegou a estar 15 pontos atrás, mas reagiu de forma impressionante, e nos segundos finais, saiu com a vitória com dois lances livres certeiros do norte-americano Shamell (86 a 85).
“Temos que jogar com o mesmo foco que tivemos na última partida, atuando como um time, todo mundo junto. Mas nós ainda não ganhamos nada, temos que manter a concentração”, comentou Shamell.
Além de estarem embalados no confronto, os comandados de Cláudio Mortari tem a história a seu favor. Até hoje, em todas as cinco edições do NBB, o Pinheiros foi o único time a reverter uma série de playoffs, estando perdendo por 2 a 0. A façanha foi concretizada na temporada passada, em duelo válido pelas quartas de final, contra o Cia. do Terno/Romaço/Joinville. A equipe de São Paulo estava em total desvantagem na série, mas venceu três partidas consecutivas e avançou às semifinais da competição.
“Nós lutamos muito para ter o mando de quadra, agora é fazer valer isso. A equipe de Limeira tinha revertido, mas conseguimos recuperar. Vamos dar um passo de cada vez. Fomos guerreiros, conseguimos a vitória, mas agora é esquecer e focar no jogo de sexta-feira, que é o mais importante”, declarou o armador Fernando Penna.
Outro fato marcante pode servir de inspiração para o Limeira. Na história do NBB, 13 séries de playoffs foram decididas no quinto jogo, e só o Pinheiros perdeu a partida decisiva atuando como mandante. A ocasião se repetirá?
“Ainda temos um jogo, então temos chances de nos classificar. Precisamos manter o foco na defesa e buscar essa vitória fora de casa. Agora, é colocar a cabeça no lugar e lutar com todas as forças nesta sexta feira”, disse o armador do Limeira, Hélio.
(6º) Pinheiros/SKY 2 x 2 Winner/Kabum/Limeira (11º)
18/04 – Winner/Kabum/Limeira 88 x 74 Pinheiros/SKY
21/04 – Pinheiros/SKY 82 x 95 Winner/Kabum/Limeira
22/04 – Pinheiros/SKY 93 x 82 Winner/Kabum/Limeira
24/04 – Winner/Kabum/Limeira 85 x 86 Pinheiros/SKY
26/04* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca