HOJE
Agora é em Bauru
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de uma vitória para cada lado no Rio de Janeiro, série de quartas do NBB entre Flamengo e Bauru ruma para o interior do Estado de São Paulo
Foram duas partidas no Rio de Janeiro, com uma vitória para cada lado. Agora, a série de quartas de final do NBB 2013/2014 entre Flamengo e Paschoalotto/Bauru rumará para o interior de Estado de São Paulo. Neste sábado, às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, as equipes se enfrentarão no Ginásio Panela de Pressão e desempatarão o confronto que preencherá uma das quatro vagas nas semifinais da competição.
Após o terceiro jogo, as equipes voltarão à quadra bauruense na próxima segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), mais uma vez com transmissão do SporTV. Caso necessária, a quinta e decisiva partida da série será realizada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, casa do Flamengo, equipe de melhor campanha na fase de classificação, em data ainda a ser definida pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB).
“Estamos com o pensamento voltado única e exclusivamente para este jogo. A gente sabe do nosso potencial e temos ciência de que podemos ganhar lá em Bauru, assim como eles ganharam de nós no primeiro jogo no Tijuca. Vamos pensar nesse jogo como o último de nossas vidas para depois pensar na sequência da série”, disse o ala flamenguista Marcelinho, grande destaque da última partida da série, com 31 pontos.
“Vamos enfrentar uma pressão enorme. É muito difícil jogar em Bauru, pela qualidade do time deles e pela pressão que a torcida faz. Não à toa o ginásio se chama Panela de Pressão. O visitante precisa ter muito controle emocional, paciência e inteligência para saber jogar, para encontrar o caminho para a vitória”, completou o camisa 4 rubro-negro.
Nas duas primeiras partidas da série, Flamengo e Bauru fizeram jogos distintos. No primeiro jogo, a equipe carioca passou boa parte na liderança do placar, mas os baurenses viraram nos minutos finais e quebraram o mando de quadra logo de cara. Depois, no segundo jogo, com direito a expressivos 31 pontos do experiente ala Marcelinho Machado, os atuais campeões do NBB e da Liga das Américas deram o troco e deixaram tudo igual, com direito a uma vitória por 20 pontos de diferença.
“O placar do segundo jogo não influencia para a próxima partida. Saímos do Rio de Janeiro satisfeitos com a vitória no primeiro jogo, ainda mais do jeito que foi, com uma virada no último minuto. Estamos motivamos e sabemos que temos potencial para fechar a série em casa, mas ao mesmo tempo sabemos que o Flamengo tem condições de nos vencer em Bauru. Eles (Flamengo) são um dos poucos times do NBB que pode vencer qualquer time, mesmo como visitante”, relatou o ala bauruense Fernando Fischer.
Depois de ver os rivais vencerem a primeira partida da série, em seus domínios, o Flamengo agora precisará de um triunfo no Estado de São Paulo para evitar a inédita eliminação nas quartas de final do NBB – em todas as cinco edições disputadas da competição nacional, o time rubro-negro chegou ao menos às semifinais.
“Os jogos lá em Bauru vão ser tão difíceis como foram os dois no Rio de Janeiro. Agora é focar nesse terceiro jogo. Tudo que passou até agora só serviu para chegarmos para esse jogo. Então temos que manter o foco para conquistarmos nosso objetivo”, afirmou o treinador flamenguista José Neto.
“Sabemos que vai ser um jogo duro, entre duas grandes equipes. Bauru é uma equipe muito briosa, ainda mais quando joga em casa ao lado da torcida. Mas nossa equipe está preparada para isso. O time que quer vencer o campeonato não pode sentir a pressão de jogar fora de casa. Nosso time é bastante experiente e tem atitude muito boa quando joga como visitante”, completou o comandante rubro-negro.
Do outro lado, Bauru terá uma grande chance de fechar o confronto ao lado de sua torcida. Após o triunfo como visitante, a equipe do interior paulista “inverteu” o mando de quadra e terá duas partidas em casa para tentar repetir o feito da última temporada e chegar entre os quatro melhores colocados do maior campeonato de basquete do país.
“É uma série em que as duas equipes têm condições e sabem que terão que dar o máximo para ganhar. Esse é o clima de playoffs e retrata muito bem o que foi e está sendo esse NBB. Já tiveram algumas surpresas na fase anterior e esperamos fazer uma surpresa, já que seria a vitória do oitavo colocado contra o líder. Tivemos alguns problemas na fase de classificação, como o conflito de datas com o Paulista, não ficamos na posição em que queríamos e infelizmente tivemos que cruzar com o Flamengo agora nas quartas. Mas estamos com o pensamento de seguir em frente”, afirmou Guerrinha, técnico do Bauru.
Apesar do entusiasmo pela vitória conquistada no Rio de Janeiro, Bauru sabe que não terá vida fácil para levar a melhor nos jogos no Panela de Pressão. A equipe não triunfa sobre o Flamengo atuando em casa desde a temporada 2010/2011 do NBB, em que ficou com o resultado positivo na primeira partida da série válida pelas quartas de final da terceira edição da competição, vencida pelos cariocas por 3 a 1. De lá para cá foram quatro jogos entre as equipes em solo bauruense sempre com os rubro-negros levando a melhor.
“A gente sabe que o equilíbrio no NBB é muito grande. A gente reconhece a força do plantel do Flamengo e não é à toa que eles foram líderes da fase de classificação, além de vencerem recentemente a Liga das Américas. Ficamos felizes com a vitória conquistada lá no Rio de Janeiro. Jogaremos ao lado de nossa torcida e isso pode nos ajudar a vencer, mesmo sabendo que o Flamengo conta com vários jogadores experientes e que não sentem o peso de jogar com torcida contra. A gente espera seguir adiante e temos condições de fazer isso”, explicou Guerrinha.
Confira o calendário completo da série quartas de final do NBB 2013/2014 entre Flamengo e Bauru:
Jogo 1 – Flamengo 70 x 74 Paschoalotto/Bauru
Jogo 2 – Flamengo 86 x 69 Paschoalotto/Bauru
Jogo 3 – 03/05 (sábado), às 16 horas – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 4 – 06/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* – a definir (ao vivo no SporTV)