HOJE
Agora é no caldeirão
Por Liga Nacional de Basquete
Após perder a primeira partida da série, São José recebe o Minas, no Ginásio Lineu de Moura, em busca de empatar duelo de oitavas de final
O fator casa é algo que pode decidir a classificação das equipes nos confrontos decisivos das Finais do NBB. O Icatu/Minas aproveitou o mando da primeira partida da série contra o São José/Unimed e levou a melhor, por 70 a 68. Nesta sexta-feira (19/04), será a vez do time paulista mostrar a força do ‘caldeirão’ Ginásio Lineu de Moura, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.
A grande prova de força da equipe joseense quando joga diante de sua torcida é seu desempenho nos jogos em casa. De 17 partidas disputadas como mandante, o esquadrão comandado por Régis Marrelli saiu vencedor em 13 (76,4% de aproveitamento). Sempre lotado de eufóricos e fanáticos torcedores, o Lineu de Moura é uma das principais ‘cartas na manga’ do São José, que pode não contar com o armador Fúlvio, que lesionou o tornozelo e é dúvida para o confronto.
“Apesar do cansaço, nós vamos para a guerra, sempre com o apoio da nossa torcida. É uma nova etapa. As Finais do NBB são assim mesmo, pauleira do começo ao fim, e nem sempre se começa vencendo. Temos chance de reverter essa situação e vamos em busca disso. Treinamos bem e vimos um vídeo com nossos erros na partida de terça. A cabeça está boa e sabemos que precisamos vencer”, comentou o pivô joseense Murilo Becker.
No entanto, a força do São José atuando em casa parece não preocupar Raul Togni, técnico do Minas. O treinador destacou a importância de manter o foco na partida, esquecer o barulho que vem das arquibancadas para ampliar sua vantagem na série.
“Precisamos manter o foco no jogo. O nosso primeiro objetivo, que era a vitória em casa, nós conseguimos e subimos um degrau na nossa trajetória. Agora vamos para São José, tentar conseguir pelo menos uma vitória fora de casa. Vamos esquecer a torcida , focar no que esta dentro de casa, focar no trabalho que vem sendo feito, que com isso, podemos sair vencedores”, disse o técnico do Minas, Raul Togni.
Na primeira partida da série, os joseenses estiveram em vantagem durante quase todo o confronto, mas os mineiros não se abalaram e conseguiram sair vencedores, por 70 a 68. A dupla de pivôs Crosby e Mineiro se sobressaiu no duelo, já que cada atleta anotou 21 pontos.
“Sabíamos da dificuldade do jogo em Minas, que foi uma partida dividida. Tivemos momentos bons e chegamos até a ficar na frente do placar, mas o fator casa prevaleceu”, explicou Murilo, que teve boa atuação no duelo de abertura da série, com 20 pontos e nove rebotes.
A história foi a mesma na fase de classificação da atual temporada. Atuando em casa, o Minas também saiu vencedor da partida, por 97 a 77. Já em terras joseenses, o time da casa sofreu, mas ganhou, na prorrogação, por 95 a 93. Será que a sina dos mandantes se repetirá neste duelo das Finais?
Confira todos os jogos da série:
(7º) São José/Unimed 0 x 1 Icatu/Minas (10º)
16/04 – Icatu/Minas 70 x 68 São José/Unimed – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
19/04 – São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas
20/04 – São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 18 horas
22/04* – Icatu/Minas x São José/Unimed – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas
25/04* – São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
*Se necessário