HOJE
Agora é no caldeirão
Por Liga Nacional de Basquete
Após perder a primeira partida da série, São José recebe o Minas, no Ginásio Lineu de Moura, em busca de empatar duelo de oitavas de final

O São José foi superado pelo Minas na primeira partida da série e busca reverter a série, no Ginásio Lineu de Moura (Cláudio Capucho/PMSJC)
O fator casa é algo que pode decidir a classificação das equipes nos confrontos decisivos das Finais do NBB. O Icatu/Minas aproveitou o mando da primeira partida da série contra o São José/Unimed e levou a melhor, por 70 a 68. Nesta sexta-feira (19/04), será a vez do time paulista mostrar a força do ‘caldeirão’ Ginásio Lineu de Moura, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.
A grande prova de força da equipe joseense quando joga diante de sua torcida é seu desempenho nos jogos em casa. De 17 partidas disputadas como mandante, o esquadrão comandado por Régis Marrelli saiu vencedor em 13 (76,4% de aproveitamento). Sempre lotado de eufóricos e fanáticos torcedores, o Lineu de Moura é uma das principais ‘cartas na manga’ do São José, que pode não contar com o armador Fúlvio, que lesionou o tornozelo e é dúvida para o confronto.
“Apesar do cansaço, nós vamos para a guerra, sempre com o apoio da nossa torcida. É uma nova etapa. As Finais do NBB são assim mesmo, pauleira do começo ao fim, e nem sempre se começa vencendo. Temos chance de reverter essa situação e vamos em busca disso. Treinamos bem e vimos um vídeo com nossos erros na partida de terça. A cabeça está boa e sabemos que precisamos vencer”, comentou o pivô joseense Murilo Becker.
No entanto, a força do São José atuando em casa parece não preocupar Raul Togni, técnico do Minas. O treinador destacou a importância de manter o foco na partida, esquecer o barulho que vem das arquibancadas para ampliar sua vantagem na série.
“Precisamos manter o foco no jogo. O nosso primeiro objetivo, que era a vitória em casa, nós conseguimos e subimos um degrau na nossa trajetória. Agora vamos para São José, tentar conseguir pelo menos uma vitória fora de casa. Vamos esquecer a torcida , focar no que esta dentro de casa, focar no trabalho que vem sendo feito, que com isso, podemos sair vencedores”, disse o técnico do Minas, Raul Togni.
Na primeira partida da série, os joseenses estiveram em vantagem durante quase todo o confronto, mas os mineiros não se abalaram e conseguiram sair vencedores, por 70 a 68. A dupla de pivôs Crosby e Mineiro se sobressaiu no duelo, já que cada atleta anotou 21 pontos.
“Sabíamos da dificuldade do jogo em Minas, que foi uma partida dividida. Tivemos momentos bons e chegamos até a ficar na frente do placar, mas o fator casa prevaleceu”, explicou Murilo, que teve boa atuação no duelo de abertura da série, com 20 pontos e nove rebotes.
A história foi a mesma na fase de classificação da atual temporada. Atuando em casa, o Minas também saiu vencedor da partida, por 97 a 77. Já em terras joseenses, o time da casa sofreu, mas ganhou, na prorrogação, por 95 a 93. Será que a sina dos mandantes se repetirá neste duelo das Finais?
Confira todos os jogos da série:
(7º) São José/Unimed 0 x 1 Icatu/Minas (10º)
16/04 – Icatu/Minas 70 x 68 São José/Unimed – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
19/04 – São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas
20/04 – São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 18 horas
22/04* – Icatu/Minas x São José/Unimed – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas
25/04* – São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca