HOJE
Agora é no Nordeste
Por Liga Nacional de Basquete
Após dois triunfos do Bauru em São Paulo, Basquete Ceareanse atuará em casa pela sobrevivência nas oitavas do NBB; se vencer, time paulista se classifica às quartas
Melhor colocado na fase de classificação, o Paschoalotto/Bauru fez seu dever de casa e venceu os dois compromissos como mandante frente ao SKY/Basquete em uma das séries de oitavas de final do NBB 2013/2014. Mas agora o confronto rumará para o Nordeste. Nesta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza, as equipes farão o terceiro jogo do duelo, com transmissão ao vivo do canal SporTV.
Após triunfar duas vezes seguidas ao lado de sua torcida, no Ginásio Panela de Pressão, o time do interior paulista está muito próximo de alcançar a classificação às quartas de final da competição nacional e manter a hegemonia de nunca ter ficado desta etapa dos playoffs na história do NBB.

Jovem Ricardo Fischer foi um dos destaques das duas vitórias do Bauru como mandante (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Com dois a zero de frente na série, o esquadrão comandado pelo técnico Guerrinha precisa de apenas mais um triunfo para avançar à próxima fase do maior campeonato de basquete do país para medir forças com o Flamengo e a confirmação da vaga pode vir nesta segunda-feira.
“Temos que vencer mais um jogo e vamos tentar fechar já nesta segunda-feira. Série de playoff é sempre perigoso e não podemos deixar o time deles crescer na competição. Faremos de tudo para vencer logo e garantir nossa vaga nas quartas”, comentou o ala/armador do Bauru, Larry Taylor.
Do outro lado, agora ao lado de sua fervorosa torcida, o Basquete Cearense jogará a vida. Sem poder saber o que é perder para seguir vivo na sexta edição do NBB, a equipe nordestina precisará repetir uma façanha conquistada apenas pelo Pinheiros/SKY na história do NBB para se classificar às quartas de final.
Por duas vezes – nas quartas de final da temporada 2011/2012, frente ao Joinville, e nas oitavas de final da última edição da competição, diante do Winner/Kabum/Limeira –, o clube da capital paulista virou um confronto de playoffs depois de perder os dois primeiros jogos e é o único time a conseguir tal feito em todas as cinco edições anteriores do NBB.
“Sabíamos que as duas partidas em Bauru seriam muito difícies. Agora, para buscarmos a vitória, temos que fazer o mesmo que eles fizeram diante de nós, anular as nossas principais jogadas. Vamos pensar nos jogos em Fortaleza, para tentarmos voltar para Bauru para o quinto e último jogo da série e tentar surpreendê-los”, disse o capitão cearense, Felipe, destaque da equipe no último jogo da série, com 27 pontos e 13 rebotes.

Pinheiros é o único time na história do NBB a vencer uma série das Finas após perder os dois primeiros jogos (Ricardo Bufolin/ECP)
Nos dois jogos em solo bauruense, o time paulista não teve maiores dificuldades para vencer. Na primeira partida, os atuais campeões estaduais dominaram o jogo do início ao fim e conquistaram um resultado positivo por 23 pontos de frente (79 a 56). Já no segundo duelo, os representantes de Fortaleza fizeram jogo duro no primeiro tempo, mas depois os donos da casa deslancharam e asseguraram um triunfo por 19 pontos de vantagem (97 a 78).

Vencer ou morrer: Basquete Cearense terá seu 1º desafio para tentar virar a série (Caio Casagrande/Bauru Basket)
“Conseguimos vencer os jogos em casa e isso foi um começo importante nesta série. É sempre mais complicado jogar fora de casa, mas precisamos continuar com o ritmo que impomos nos primeiros jogos para conseguir mais uma vitória e fechar essa série”, disse o técnico do Paschoalotto/Bauru, Guerrinha.
“Precisamos jogar da mesma maneira que fizemos no primeiro tempo do segundo jogo do confronto, com muita energia. Assim, conseguimos fazer uma grande partida e jogamos de igual para igual contra eles, afirmou o pivô Drudi, do Basquete Cearense.
Confira os resultados e os próximos jogos da série entre Bauru e Basquete Cearense:
Jogo 1 – Paschoalotto/Bauru 79 x 56 SKY/Basquete Cearense
Jogo 2 – Paschoalotto/Bauru 97 x 78 SKY/Basquete Cearense
Jogo 3 – 14/04 (segunda-feira), às 19 horas – Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 16/04 (quarta-feira), às 20 horas – Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza
Jogo 5* – a definir (ao vivo no SporTV)
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca