HOJE
Agora épra valer!
Por Liga Nacional de Basquete
Fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete terá início nesta terça-feira, em São Paulo (SP), com 8 equipes na disputa pelo título
A fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vai começar. A partir desta terça-feira (27/11), as oito melhores equipes da fase de classificação darão início à disputa pelo título da principal competição da base do basquete brasileiro, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP).
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Casa do Paulistano, Ginásio Antonio Prado Jr será sede da fase final da LDB 2018 (Luis Pires/LNB)
Os oito finalistas foram divididos em dois grupos de quatro times. De um lado, no Grupo C, estarão Paulistano/Corpore (1º), Palmeiras (4º), Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná (5º) e Minas Tênis Clube (8º). Já do outro lado, o Grupo D será composto por Flamengo (2º), EC Pinheiros (3º), São José Basketball (6°) e Cigha/União Corinthians (7º).
Os dois melhores de cada chave avançarão às semifinais (1ºC x 2ºD e 1ºD x 2ºC), que acontecerão na sexta-feira (30/11), às 13h30 e 15h45. Os vencedores disputarão a grande final no domingo (02/12), com horário marcado para às 18 horas, com transmissão ao vivo no Facebook oficial do NBB.
Como chegam as equipes
A única equipe invicta na primeira fase da competição foi o atual campeão Paulistano. Na busca pelo bicampeonato, o time comandado pelo técnico Beto Jayme, venceu as dez partidas disputadas (100% de aproveitamento) e se classificou para a fase final na primeira colocação de maneira isolada.
Os principais nomes do CAP são remanescentes do título conquistado em fevereiro e integrantes do time profissional: o pivô Dikembe e o armador Beto. Eleito MVP da última edição da LDB, Dikembe também se destaca nesta temporada e lidera a equipe nos quesitos pontos (14,9), rebotes (9,8) e eficiência (16,6). Já Beto, responsável por ditar o ritmo nas partidas, tem médias de 10,4 pontos, 5,0 assistências e 4,6 rebotes por jogo até aqui.

MVP da última edição, pivô Dikembe chega embalado com boas médias novamente (Luis Pires/LNB)
Outra potência da atual edição é o Flamengo, maior campeão da história da competição, com duas conquistas – 2011 e 2013. O time comandado pelo treinador Paulo Chupeta terminou a fase de classificação na segunda colocação, com oito triunfos e duas derrotas (80% de aproveitamento) e chegará forte na busca pelo terceiro troféu da LDB.
O rubro-negro chama a atenção pelos talentos da equipe. O pivô João Vitor, de 2,13m, tem duplo-duplo de média no campeonato – 11,8 pontos e 10,0 rebotes; já o armador Matheusinho se destaca por fazer de tudo um pouco e apresenta médias de 15,0 pontos, 5,2 assistências e 4,9 rebotes. Além deles, o armador João Camargo e o ala Ruan também merecem ser lembrados.

Danilo Sena, do Pinheiros, e Matheusinho, do Flamengo (João Pires/LNB)
Dono do melhor ataque da primeira fase, média de 80,6 pontos por jogo, o Pinheiros se classificou na terceira colocação. A equipe comandada pelo técnico David Pelosini só foi derrotada pelos líderes Paulistano e Flamengo e terminou com campanha de oito resultados positivos em dez oportunidades (80% de aproveitamento).
O clube da capital paulista terá um desfalque importante para a fase final: o ala/armador Jonathan – 16,3 pontos, 3,1 rebotes e 14,4 de eficiência por partida. Mesmo com essa ausência, a equipe do Jardim Europa ainda conta com grandes nomes que figuram no elenco profissional, casos do ala Danilo Sena, o pivô Mamedes e o armador Felipe Ruivo.
O Palmeiras (4º colocado) não contará com um dos destaques individuais da primeira fase: o ala Paulo Scheuer. Com médias de 16,0 pontos e 7,0 rebotes, o jogador de 19 anos se transferiu para o basquete português.
O Curitiba Basquetebol (5º) aposta no talento do pivô Felipe – 15,0 pontos e 8,7 rebotes – para surpreender os favoritos e conseguir uma vaga no Final Four. Assim como o São José (6º), que tentará repetir o feito da edição anterior, quando bateu o poderoso Franca em uma das semifinais e enfrentou o Paulistano na grande final.
O União Corinthians (7º) tem como referência ofensiva a dupla Aquiles e Bernardo, dois dos maiores pontuadores da atual edição da LDB – o primeiro lidera a competição com 19,8 pontos, enquanto Bernardo é o terceiro com média de 18,5. Já o Minas (8°), do armador Augusto – 19,1 pontos e 6,4 rebotes por partida – figura entre os oito melhores da LDB pela sexta vez.
Confira a tabale de jogos da fase final da 8ª edição da LDB:
27/11 (terça-feira)
11h15 – Flamengo x Cigha/União Corinthians
13h30 – EC Pinheiros x São José Basketball
15h45 – Palmeiras x Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
18h – Minas Tênis Clube x Paulistano/Corpore
28/11 (quarta-feira)
11h15 – São José Basketball x Flamengo
13h30 – Cigha/União Corinthians x EC Pinheiros
15h45 – Palmeiras x Minas Tênis Clube
18h – Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná x Paulistano/Corpore
29/11 (quinta-feira)
11h15 – São José Basketball x Cigha/União Corinthians
13h30 – Flamengo x EC Pinheiros
15h45 – Minas Tênis Clube x Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
18h – Paulistano/Corpore x Palmeiras
30/11 (sexta-feira)
09h – Disputa de 5º a 8º
11h15 – Disputa de 5º a 8º
13h30 – Semifinal – 1° Grupo C x 2° Grupo D
15h45 – Semifinal – 1º Grupo D x 2º Grupo C
02/11 (domingo)
11h15 – Disputa de 7°
13h30 – Disputa de 5°
15h45 – Disputa de 3°
18h – Final
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca