HOJE
Agora rivais
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de atuarem juntos nos últimos sete anos, Marcelinho e Duda Machado ficarão frente a frente pela primeira vez na história do NBB no duelo entre Flamengo e Macaé

Juntos, Duda e Marcelinho disputaram a cinco primeiras edições do NBB (Ricardo Cassiano/LNB)
Foram tantos anos atuando lado a lado que é até um pouco difícil pensar em Marcelinho e Duda se enfrentando. Mas essa hora chegou. Pela primeira vez na história do NBB, os irmãos Machado ficarão frente a frente. O confronto familiar acontecerá nesta terça-feira, às 20 horas (de Brasília), no duelo entre Flamengo e Macaé Basquete, no Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ).
Desde 2007 atuando juntos com a camisa do clube rubro-negro, Marcelinho e Duda se separaram antes do início da temporada 2013/2014 do NBB. O irmão mais velho seguiu na equipe flamenguista, enquanto que Duda foi uma das principais contratações do estreante Macaé para a disputa da sexta edição do maior campeonato de basquete do país.
“Jogar contra o Marcelo sempre gera uma expectativa a mais. Além disso, vou jogar contra minha ex-equipe e isso também traz um algo a mais para esse jogo. Mas a partir do momento que a bola sobe, eu vou tentar defender o meu time com todo o empenho, assim como ele (Marcelinho) vai fazer o mesmo pelo Flamengo. Mesmo assim, como tudo na nossa família, tenho certeza que vai rolar uma brincadeira (risos)”, explicou Duda.

Recuperado da lesão que o afastou da última temporada, Marcelinho é um dos destaques do Flamengo no NBB 2013/2014 (Marco Aurélio/Divulgação)
O duelo válido pela 13ª rodada do NBB 2013/2014 e que contará com o duelo dos irmãos Machado será uma reedição da decisão do Campeonato Carioca 2013. Então, apesar de duelarem pela primeira vez em partidas válidas pelo NBB, Marcelinho e Duda já sentiram o gosto de ficar frente a frente. Na final do Estadual, Marcelinho levou a melhor sobre o caçula, já que o Flamengo venceu a série por dois jogos a zero e ficou com o título.
“Toda vez que enfrento o Duda é especial. Ele é meu irmão, jogamos juntos por vários anos e torço muito por ele. Um pouco menos quando nos enfrentamos, claro. Vamos estar em lados opostos, cada um defendendo sua equipe, e ele é o tipo de jogador que pode decidir uma partida. Na final do Estadual, fizemos jogos muito iguais, e isso mostra o equilíbrio desse confronto”, disse Marcelinho.
Bicampeão do NBB (2008/2009 e 2012/2013) com a camisa do Flamengo ao lado de seu irmão, Duda mudou de ares e agora defende as cores do Macaé. Reserva com maior contribuição para o título rubro-negro na última temporada da competição, o ala é uma das principais peças do esquadrão do interior do Estado do Rio de Janeiro e é o segundo principal cestinha da equipe dirigida pelo técnico Léo Costa, com média de 12,6 pontos.

Duda se transferiu para Macaé antes do início do NBB 6 (Weverton D’avilla/Divulgação)
“Sabia que com a equipe que o Flamengo estava montando para esta temporada, eu teria que dividir minutos com jogadores de muita qualidade. Macaé me apresentou um projeto muito interessante e eu poderia ser o protagonista de um time do NBB. Com certeza esse foi o fator fundamental para eu deixar o Flamengo. Tomei essa decisão com muita cautela e conversei com muita gente antes de bater o martelo”, disse Duda, que ainda conquistou o título da Liga Sul-Americana 2009 ao lado de Marcelinho no clube da Gávea.
Duelo entre os irmãos Machado à parte, a partida entre Flamengo e Macaé é de extrema importância para as equipes. Dono da terceira posição na tabela de classificação, com oito vitórias em 11 partidas realizadas, o clube da capital carioca luta para se manter na cola do líder Limeira e do segundo colocado Pinheiros. Enquanto isso, a agremiação macaense triunfou em apenas três de seus 11 primeiros compromissos e segue em busca de fugir das últimas colocações do NBB.
“Macaé tem um bom time, com vários jogadores experientes, como Márcio e Fred. Eles estão buscando uma recuperação no campeonato e por isso precisamos ter concentração. Temos que jogar com inteligência para ficar com a vitória”, disse Marcelinho.
“Espero que a gente consiga uma vitória amanhã. Nossa situação no campeonato não está boa e estamos longe daquilo que gostaríamos. Sabemos que nossa equipe não é favorita ao título, mas não temos um time para estar aonde estamos atualmente. Teremos um jogo difícil contra o Flamengo, mas ao mesmo tempo é uma ótima oportunidade para começarmos a nos recuperar no NBB”, concluiu o caçula dos irmãos Machado, Duda.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca