#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Agora é a hora

12-04-2014 | 05:19
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de vencer seus jogos em casa e abrir 2 a 0 na série oitavas de final, São José vai à São Paulo pegar o Palmeiras podendo garantir vaga nas quartas do NBB

O São José/Unimed fez seu “dever de casa” e venceu os dois primeiros jogos da série oitavas de final contra o Palmeiras/Meltex ao lado de seu torcedor, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), pelos placares de 78 a 77 e 80 a 70, respectivamente.

Agora, a equipe do técnico Zanon está a um triunfo de selar sua classificação para as quartas de final do NBB6, mas para isso acontecer, terá que bater o clube alviverde novamente, só que agora, fora de casa, no Ginásio Palestra Itália, neste domingo (13/04), às 18 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

“Foram dois jogos muito bons, jogos difíceis mas que soubemos vencer no final. Mas eu sempre gosto de dizer que playoff é jogo a jogo. Estamos focados somente nesse jogo. Não vamos levar para esse jogo as duas vitórias anteriores, assim como eles também não vão levar as duas derrotas. É como se estivesse zerado. Nosso foco é em ir lá e fazer um bom jogo para sair com a vitória”, afirmou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

Depois de dois jogos em São José, série se transfere para o caloroso Ginásio Palestra Itália (Fábio Menotti/Divulgação)

Depois de dois jogos em São José, série se transfere para o caloroso Ginásio Palestra Itália (Fábio Menotti/Divulgação)

Já pelos lados de Parque Antártica, o lema é “vencer ou vencer”, pois o jogo é de vida ou morte. O time comandado pelo técnico Betão precisa urgentemente do resultado positivo neste domingo para forçar a realização do Jogo 4, também marcado para o Ginásio Palestra Itália, na terça-feira (15/04), para então tentar empatar a série. Caso contrário, o clube alviverde será eliminado das oitavas de final do NBB6.

“Fizemos dois jogos muito equilibrados em São José, mas agora vamos jogar em casa, com o apoio do nosso torcedor, e faremos de tudo para vencer e forçar o quarto jogo. Nosso objetivo é decidir a série somente na quinta partida, novamente na casa deles”, destacou o armador palmeirense Thyago Aleo.

Além de ser um jogo de suma importância para a sobrevivência do Palmeiras nas Finais do NBB, o jogo diante do São José será o primeiro válido por playoffs na história do novo Ginásio Palestra Itália, mais um motivo para a torcida alviverde lotar e fazer uma grande festa nas dependências do ginásio palmeirense.

“O São José fará de tudo para decidir a série aqui na capital, mas trabalhamos muito nos últimos dias para corrigir nossos erros e fazermos um bom jogo. Pedimos desde já o apoio do apaixonado torcedor palmeirense, que sempre faz a diferença nas partidas do Palestra Itália. A torcida será nosso sexto jogador”, afirmou o ala Guto.

Tabu em jogo: São José nunca venceu o Palmeiras no Ginásio Palestra Itália (Léo Pinheiro/Divulgação)

Tabu em jogo: Palmeiras nunca perdeu para o São José no Ginásio Palestra Itália pelo NBB (Léo Pinheiro/Divulgação)

Em meio à luta pela classificação para a próxima fase dos playoffs, o esquadrão joseense também vai em busca de quebrar dois tabus neste domingo: vencer o Palmeiras no Ginásio Palestra e avançar às quartas de final sem nenhuma derrota nas oitavas, coisas que jamais aconteceram na trajetória do São José no NBB.

Nas duas partidas que disputou em território palmeirense na história do NBB, a agremiação do Vale do Paraíba foi derrotado nas duas, uma delas foi no primeiro turno da atual temporada, em que o clube alviverde dominou amplamente o confronto e levou a melhor por 92 a 74.

Já se tratando do segundo tabu, a equipe de São José dos Campos já passou por três fases oitavas de final, e venceu todas, porém, sempre sofrendo alguma derrota nas séries: Araraquara e Minas por 3 a 1 (NBB2 e NBB5, respectivamente) e o Limeira por 3 a 2 (NBB3), todas de virada.

“É um jogo que a gente tem que resolver dentro de quadra. Em um jogo como esse não existe histórico. Sabemos da dificuldade que teremos. O Palmeiras é um time de qualidade, time que joga forte, bastante atlético, com um elenco muito bom e bem treinado. Por se tratar de uma situação diferente, vamos pra esse jogo talvez com estratégias diferentes das partidas anteriores. Espero que o jogo seja muito bom, um grande espetáculo do basquete”, completou Zanon.

Confira as datas e os horários das partidas da série oitavas de final entre São José e Palmeiras:

Jogo 1 – São José/Unimed 78 x 77 Palmeiras/Meltex
Jogo 2 – São José/Unimed 80 x 70 Palmeiras/Meltex
Jogo 3 – 13/04 (domingo), às 18 horas – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 15/04 (terça-feira), às 20 horas – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 20/04 (domingo), às 20 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José (ao vivo no SporTV)

*Se necessário

São José precisa de uma vitória para garantir vaga nas quartas de final do NBB6 (Cláudio Capucho/PMSJC)

São José precisa de uma vitória para garantir vaga nas quartas de final do NBB6 (Cláudio Capucho/PMSJC)