#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Agora é pra valer!

08-11-2013 | 06:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com alguns desfalques, Flamengo e Brasília abrem disputas do NBB 2013/2014, neste sábado, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ)

Frente à frente na partida de abertura, Flamengo e Brasília são os únicos times campeões do NBB (Montagem/LNB)

Frente à frente na partida de abertura, Flamengo e Brasília são os únicos times campeões do NBB (Montagem/LNB)

Chega de espera. A bola vai subir para o NBB 2013/2014. E para abrir a competição com o pé direito, nada melhor do que o maior clássico da história: Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília, os únicos vencedores do maior campeonato do país, se enfrentarão, neste sábado (09/11), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), às 10h00, com transmissão ao vivo através da Rede Globo.

Duas vezes campeão do NBB, o clube da Gávea é dono do título da última temporada. Mesmo jogando em casa, com o apoio da apaixonada massa rubro-negra, a situação dos flamenguistas não é das mais fáceis. Para a partida de estreia, o time carioca não contará com três importantíssimos jogadores: Marquinhos, Marcelinho Machado, e o pivô norte-americano Jerome Meyinsse.

Jerome Meyinsse é um dos desfalques do Flamengo para o clássico (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Jerome Meyinsse é um dos desfalques do Flamengo para o clássico (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Marquinhos segue afastado por conta de um edema ósseo na tíbia da perna esquerda, o cestinha da edição passada do NBB só deve retornar às quadras no ano que vem. Já Marcelinho, suspenso por incidente nas semifinais da temporada passada, contra o São José, ficará mais quatro jogos de fora. Já o recém-chegado Meyinsse, não joga a estreia do campeonato nacional pois, por problemas particulares, teve que viajar aos Estados Unidos.

“Em um jogo importante como esse, qualquer jogador que faz parte do elenco e não pode jogar já faz uma falta tremenda. Mas temos que seguir em frente. Temos que pensar em fazer o melhor. É um momento importante para o basquete, um momento importante para nossa equipe superar essas dificuldades, é só nisso que a gente pensa. Vamos dar o nosso melhor. Cada um fazendo sua parte bem feita e um pouco mais, pelos que estão de fora”, analisou o treinador rubro-negro, José Neto.

Apesar dos importantes desfalques, Neto prefere bater na tecla da superação. Para o técnico atual campeão do NBB, o foco já tem que ser lá na frente, na briga pelo título e, para isso, começar bem o campeonato já é um bom passo a ser dado.

“Estamos muito motivados para essa partida. Superar uma dificuldade potencializa a nossa equipe. Nosso foco é na superação, em poder jogar o que podemos jogar como equipe, pois acredito que é desta forma que podemos sair com a vitória. Temos que pensar em não perder o foco no nosso objetivo, que é brigar lá na frente pelo título do campeonato. Vamos tentar começar bem a competição, isso é muito importante”, finalizou o técnico do Flamengo.

Do outro lado está o Brasília, três vezes campeão do NBB. Com um elenco cheio de caras novas, uma delas o técnico medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 com seleção argentina, o argentino Sergio Hernandez, que para sua primeira partida na liga brasileira, não contará com o pivô Alírio, que rompeu o ligamento do ombro esquerdo, passará por cirurgia e ficará afastado até abril.

“Será um grande jogo que servirá para mostrar o produto NBB para o resto do mundo. Sei que o Flamengo é um grande time, com uma grande torcida, mas só posso esperar um resultado: a vitória da nossa equipe. Estou muito otimista”, comentou o argentino, também conhecido como ‘Oveja’.

Sergio Hernandez disputará o primeiro NBB de sua vitoriosa carreira (Divulgação/FIBA Américas)

Sergio Hernandez disputará o primeiro NBB de sua vitoriosa carreira (Divulgação/FIBA Américas)

Além do treinador argentino, outros dois experientes atletas estrangeiros foram contratados pela equipe: o armador uruguaio Martín Osimani e o pivô norte-americano Marcus Goree. O capitão do esquadrão da capital federal, Guilherme Giovannoni, falou sobre a situação do grupo e afirma que é questão de tempo para o time adquirir o ritmo e entrosamento ideal.

“A equipe está evoluindo basquete. Temos jogadores novos, treinador novo, então a adaptação é um pouco mais demorada. Mas todos são profissionais bem gabaritados, é uma questão de tempo e estamos melhorando a cada semana”, comentou o ala/pivô candango.

Muitos desaprovariam disputar um clássico tão importante logo de cara. Giovannoni não. Para o experiente atleta, a situação é muito boa para avaliar o nível em que as equipes estão, ainda mais atuando contra o atual campeão Flamengo. O jogador aproveitou para elogiar a escolha da Liga Nacional de Basquete em colocar o duelo dos campeões logo na primeira rodada.

“Para nós esse jogo é muito bom, pois logo no começo da temporada teremos a noção do nível em que estamos, jogando com uma equipe extremamente competitiva e forte. Vai ser um grande evento para o nosso basquete. É o maior clássico do basquete brasileiro. As duas equipes estão muito motivadas. Foi uma grande escolha da Liga (Nacional de Basquete) em colocar esse jogo na abertura do NBB”, finalizou Guilherme Giovannoni.