HOJE
“Ah é Mariano!”
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos grandes destaques do NBB CAIXA 16/17, Lucas Mariano tem nova atuação destacada e brilha na vitória do Brasília no clássico dos campeões

Dono do garrafão: Lucas Mariano teve ótimo desempenho na área pintada e teve grande atuação diante do Flamengo (Brito Junior/Divulgação)
O grito que vem das arquibancadas mostra que Lucas Mariano rapidamente caiu nas graças da torcida do UniCEUB/BRBCARD/Brasília. A cada cesta do camisa 28, a torcida candanga responde com um entoado canto de “Ah é Mariano”, e essa sinergia parece estar melhor a cada dia.
Neste sábado, Lucas brilhou na vitória de sua equipe no clássico dos campeões sobre o Flamengo. Em quase 33 minutos em quadra, o versátil pivô foi o cestinha da equipe, com 24 pontos, sendo 17 no segundo tempo. Para construir sua alta pontuação, o jogador teve grande aproveitamento nas bolas de dois pontos, com oito acertos em 13 tentativas (61,5%).
“Fico feliz de poder ajudar a equipe a conquistar uma grande vitória como essa. Estávamos atuando diante da nossa torcida e a energia que eles nos passam é realmente incrível. O time inteiro foi muito bem e conseguimos ter uma grande atuação”, disse Lucas, de 23 anos.
O grande desempenho diante dos atuais tetracampeões não foi acaso. Principal contratação do Brasília para esta temporada, Lucas Mariano iniciou o NBB CAIXA 2016/2017 de maneira espetacular, vive a melhor fase de sua carreira e é um dos grandes destaques individuais de toda a competição.
Com média de 19,3 pontos por jogo, o jogador é o quinto maior cestinha do campeonato até o momento. O grande trunfo do pivô está no alto aproveitamento nos arremessos de dois pontos (56,1%). Além disso, Lucas ainda ocupa a sexta colocação no ranking de rebotes, com média de 7,1 por jogo.
“Quando o Lucas chegou apresentei o plano que tinha para ele e para o time. Estávamos buscando uma referência no garrafão e era justamente ele que eu pensei para ocupar essa lacuna. Nos anos anteriores, o Lucas tinha um jogo maior de perímetro do que de garrafão e nessa temporada isso mudou”, analisou o técnico candango Bruno Savignani.
“Ele é um cara que trabalha muito duro todos os dias e esse desempenho dele no campeonato não é à toa. Fora isso ele é um menino que escuta bastante o que temos para falar”, completou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Sob o comando de Savignani, Lucas passou a atuar mais no garrafão e se tornou um dos destaques do NBB CAIXA (Brito Junior/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca