#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Além da camisa

27-03-2013 | 02:21
Por Liga Nacional de Basquete

Líder Flamengo recebe o embalado Palmeiras, nesta quinta-feira, em duelo que promete ser equilibrado

Mesmo em lados opostos na tabela de classificação, Flamengo e Palmeiras prometem clássico muito disputado, nesta quinta-feira (Montagem/LNB)

Um clássico que vale muito mais do que a disputa de camisas. É desta maneira que pode ser definida a partida entre Flamengo e Palmeiras, que travarão um acirrado duelo, válido pela 34ª rodada do NBB, nesta quinta-feira , no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 21 horas (de Brasília).

De um lado, está o time carioca, líder do campeonato nacional, dono de 26 vitórias em 29 confrontos (89,7% de aproveitamento) e já garantido nas quartas de final do campeonato por não ter mais chances de sair do grupo os quatro primeiros. Do outro, o 14º colocado, Palmeiras, que acumula dez triunfos em 30 jogos. Apesar da discreta posição, a equipe paulista passa por seu melhor momento na competição, já que ganhou sete de seus últimos dez confrontos.

“Como são dois clubes de muita tradição, um clássico, é bem difícil ter um favorito. Independente da posição na tabela, a gente está vendo que o Palmeiras está em um bom momento e vem jogando muito bem. Dos últimos dez jogos, eles venceram sete. É muito importante estarmos bem focados, sabendo dessa melhora significativa que o Palmeiras teve, e, jogando em casa, queremos imprimir o nosso ritmo para termos o controle da partida e sairmos com a vitória”, afirmou o comandante carioca José Neto.

Os rubro-negros conquistaram dois resultados positivos nas duas últimas rodadas, contra Cia. do Terno/Romaço/Joinville e Winner/Kabum/Limeira, ambos fora de casa. O clássico contra os alviverdes marcará o reencontro do time carioca com sua torcida, após passar por sua pior fase no ano. Ineditamente, os comandados de José Neto perderam quatro partidas consecutivas, uma  no NBB, para o Paschoalotto/Bauru, em casa, e os três jogos do quadrangular semifinal da Liga das Américas, para Pinheiros/SKY, Mavort (EQU) e Lanús (ARG).

Porém, como diz o ditado, “águas passadas não movem moinhos”. O mau momento dos rubro-negros já é página virada para o time e para o técnico rubro-negro. Neto espera casa cheia no confronto contra o Palmeiras e já define este jogo como uma espécie de preparação para os playoffs do NBB.

“Ver a torcida lotando o ginásio sempre foi uma das maiores alegrias do basquete do Flamengo. Esperamos contar com a presença de todos na quinta-feira, porque a energia que vem da arquibancada faz muita diferença quando entramos em quadra. Nessa reta final da fase classificatória, precisamos muito do apoio de cada pessoa que vai ao Tijuca para já nos prepararmos para os playoffs”, declarou o treinador flamenguista.

Caio Torres colaborou com 10 pontos na tranquila vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, no primeiro turno (João Pires/LNB)

Na partida do primeiro turno, o Flamengo não encontrou dificuldades para vencer o Palmeiras, mesmo fora de casa, por largos 106 a 61. Na oportunidade, Benite foi o cestinha do jogo, com 28 pontos. A partida foi realizada no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), já que o Ginásio Palestra Itália não estava disponível por conta das eleições presidenciais do clube paulista.

O que se espera da partida desta quinta-feira é um jogo muito mais disputado do que o ocorrido no primeiro turno, pois o Palmeiras vive seu melhor momento no NBB. Na última rodada, o alviverde imponente quebrou a série vitoriosa do habitante do quarto lugar, Paschoalotto/Bauru, que era de cinco triunfos consecutivos.

Em terras palmeirenses, ninguém está parando os palestrinos, que já acumulam sete resultados positivos diante de sua torcida. Porém, fora de casa, o retrospecto alviverde não é dos mais positivos. O time de Palestra Itália saiu vencedor de apenas um dos 15 jogos disputados longe de seus domínios, batendo apenas o já rebaixado Suzano/Cesumar/Campestre.

“Precisamos jogar como estamos jogando, jogar fora de casa com essa mesma intensidade que estamos demonstrando no Palestra Itália. Precisamos manter nosso foco, nosso estilo e nossas estratégias de jogo. Se mantivermos isso, podemos vencer o Flamengo lá”, declarou o norte-americano Wiggins, terceiro maior pontuador do time alviverde na temporada, com média de 12,6 pontos por jogo.

 

Curiosidades da partida:

Desfalque
Ainda lesionado, o ala Guto seguirá como desfalque do Palmeiras. O atleta perderá a chance de reencontrar o Flamengo, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, único time em que ele atuou na competição nacional (terceira e quarta edição).

De volta ao antigo lar
O pivô alviverde, Coloneze, se reencontrará com o Ginásio do Tijuca, nesta quinta-feira. O jogador defendeu as cores do rubro-negro carioca nas duas primeiras edições do NBB. Na temporada passada, o atleta de 34 anos jogou pelo Tijuca/Rio de Janeiro.

Cestinha eficiente
O ala Marquinhos, do Flamengo, é o cestinha do campeonato, com média de 21,34 pontos por jogo. Além da grande pontuação, o atleta é muito efetivo para o time, e o mais valorizado do campeonato. O camisa 11 rubro-negro é primeiro colocado em eficiência, com média de 23,24 de valoração por partida.

Poderio rubro-negro
Não é só Marquinhos que pontua na equipe. O resto dos jogadores também apresentam alta pontuação nas partidas, o que resulta no time do técnico José Neto ter o melhor ataque da competição, com média de 90,55 pontos por jogo.