#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Alêm das quatro linhas

03-01-2012 | 11:18
Por Liga Nacional de Basquete

Se recuperando de uma lesão no punho, Alex contribui com campanha do Paulistano mesmo sem poder entrar em quadra. Retorno deve acontecer em breve

Divulgação/LNB

O Paulistano/Unimed vem sendo uma das gratas surpresas do atual NBB. A equipe, que na temporada passada terminou com o 12º lugar com oito vitórias em 28 partidas, ocupa atualmente a quarta colocação e praticamente igualou o número de vitórias do último campeonato: já são sete em apenas nove partidas disputadas.

Nesta campanha, a equipe recebeu uma valiosa ajuda que veio de fora das quatro linhas. Contratado como um dos principais reforços da equipe para a temporada, o ala Alex se lesionou no dia 15 de setembro, em uma partida contra São José, ainda durante o Campeonato Paulista e rompeu os ligamentos do punho. Desde então já são quase quatro meses de recuperação, mas o jogador, um dos atletas mais experientes do elenco, não deixou de dar sua contribuição.

“Eu procuro conversar com todos, vou a todos os jogos, estou sempre do lado incentivando. Chamo os mais novos de canto e converso com eles, mostro posicionamentos, dou dicas de como marcar os caras que eles estão defendendo. Como estou de fora fica fácil ver isso e tento ajudar”, disse o jogador.

Alex também teve um papel importante na adaptação do norte-americano Jeffery Addai, armador contratado para a disputa do NBB. Paulistano de nascimento, coube ao ala “ensinar” ao colega a viver em São Paulo.

“Eu adotei o Addai! O Gustavo [De Conti, técnico da equipe] pediu para eu mostrar pra ele como funcionam as coisas no clube. Acabei mostrando fora também, em casa, como se organizar por aqui, como andar na cidade…” contou.

Em fase final de recuperação, o ala vive a expectativa de retornar em breve a equipe. Mas ele reconhece que voltar em um time que está embalado não será fácil e ele terá que recuperar, aos poucos, a forma física ideal e seu espaço dentro da equipe.

“Quando eu voltar, não estarei no mesmo ritmo de jogo deles. Todos estão muito bem e eu vou ter que correr atrás. Mas com alguns treinos e entrando nos jogos aos poucos eu alcanço e volto ao nível que estava antes da contusão”, disse Alex.

O Paulistano/Unimed volta a entrar em quadra pelo NBB no dia 5, quando enfrenta o Itabom/Bauru, fora de casa. Alex ainda não terá condições de jogo. Sua volta deve acontecer em duas semanas e a expectativa é que ele entre em quadra no duelo contra o Pinheiros/SKY, no dia 19.