HOJE
Conhecedor dos atalhos
Por Marcius Azevedo
Alex Garcia passa sua experiência para os mais jovens e conduz o Bauru Basket para uma série que promete ser empolgante contra o R10 Score Vasco da Gama, de Marquinhos
Alex Garcia vai para o banco descansar um pouco. Lá fica inquieto. Conversa com o companheiro ao lado, explica o que precisa ser feito. Chama o jogador que entrou no seu lugar na beira da quadra, orienta. Aos 44 anos, o ala do Bauru Basket procura passar parte da sua experiência para os mais jovens. São 16 temporadas no NBB CAIXA. Ele conhece os atalhos do basquete.
“É algo natural. Faço isso desde minha época de moleque no COC. É uma situação que me faz bem e tento fazer da melhor forma”, afirmou Alex Garcia, citando o time de Ribeirão Preto, que contou com jogadores como Nezinho, Renato Lamas, Arthur Belchor, Tiagão, André Bambu, e foi pentacampeão paulista (2001, 2002 e 2003, 2004 e 2005) e conquistou o título nacional em 2003.

Alex Garcia vive sua melhor temporada na média de assistências. Foto: Andrews Clayton/ Bauru Basket
“Às vezes é para puxar um pouquinho. Outros momentos peço para cadenciar para tentar uma situação melhor ofensiva ou na defesa. Estou sempre orientando. Pelo tempo de carreira, eu enxergo o jogo de uma maneira diferente dos mais novos. Então tento orientar da melhor forma”, explicou o ala do Bauru Basket.
Em sua 16º temporada do NBB CAIXA, Alex Garcia tem excelente números. O ala soma médias de 12,8 pontos, 5,8 assistências e 4,4 rebotes, além de 14,7 de eficiência, por partida. Um detalhe importante: ele registra o melhor desempenho nas assistências da carreira, superando o desempenho de 2017/18 (5,6) e 2021/22 (5,5).
Agora o próximo desafio de Alex Garcia é contra outra lenda do NBB CAIXA. Nas quartas de final, o Bauru Basket enfrenta o R10 Score Vasco da Gama, equipe que tem Marquinhos, 39 anos, como o seu principal jogador. O ala registra 14,6 pontos, 3,9 rebotes e 3 assistências, além de 14,1 eficiência, na atual temporada.
“Cada um vai defender o seu. Vai buscar passar experiência para sua equipe, vai ajudar da melhor forma. Vai ser uma grande série. Espero fazer grandes jogos e passar”, afirmou Alex Garcia.
A defesa, segundo o jogador, é um fator preponderante na série melhor de cinco. O R10 Score Vasco da Gama está em segundo lugar na lista, ao sofrer apenas 72,58 pontos por jogo. O Bauru Basket está na décima posição, com 78,32. Quando o assunto é ataque os papéis se invertem. A equipe cruzmaltina aparece no décimo terceiro lugar (75,63), enquanto o Dragão é o quinto (81,92).
“A gente conhece o time deles, os pontos fracos e fortes. Temos uma pegada muito boa na defesa. Se estivermos focados em agredir o ataque do Vasco, nós podemos ter sucesso”, analisou.
O primeiro jogo será no sábado (04/05), às 17h10, em São Januário, no Rio, com transmissão da TV Cultura, NBB BasquetPass e YouTube do NBB CAIXA. Na sequência serão dois jogos no Panela de Pressão, na terça (07/05) e quinta-feira (09/05). Se necessário, os últimos dois jogos acontecem no Rio.
Para Gemadinha, do Bauru Basket, o confronto entre Alex Garcia e Marquinhos promete ser um componente interessante na série e elogia o companheiro de equipe. “Um dos motivos que decidi vir para Bauru foi para jogar com o Alex. Ele cobra o tempo todo para tirar o melhor de você. Será o jogo de duas lendas. Quem quiser mais, ganha.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca