#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ele tem!

05-03-2025 | 08:33
Por Liga Nacional de Basquete

Alex Garcia converte milésimo arremesso de 3 pontos na história do NBB CAIXA no jogo do Bauru Basket contra o Pinheiros, no Panela de Pressão, e entra para seleto grupo

A noite de quarta-feira (05/03) foi especial para Alex Garcia. O ala do Bauru Basket alcançou mais uma marca significativa na história do NBB CAIXA. Aos 45 anos recém-completados, ele se tornou apenas o terceiro jogador a converter 1 mil arremessos de 3 pontos. A bola certeira do perímetro aconteceu com 11 segundos, logo no primeiro ataque da vitória sobre o Pinheiros, no Panela de Pressão.

Ao longo de sua trajetória de 17 edições de NBB CAIXA, o Brabo arremessou 3,139 bolas para 3 pontos para conseguir o feito, um aproveitamento de 31,8%. Na atual temporada, o ala já acertou 47 bolas de longa distância, desempenho que ajudou a chegar nessa marca tão expressiva na temporada 2024/25.

Alex converteu sua bola de número mil do perímetro no NBB CAIXA. Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket

O camisa 10 do Bauru Basket entra para um seleto grupo com apenas outros dois jogadores. Shamell é o líder nas bolas de 3 pontos na história do NBB CAIXA. São 1,231 cestas do perímetro até o momento para o ala-armador do Caxias do Sul Basquete. Logo atrás dele, com 1,069 acertos, vem Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, que está em sua última temporada na carreira.

“Chegar a essa marca de mil bolas de três no NBB CAIXA é muito especial. Hoje, o volume dos chutes de longa distância é muito maior do que quando comecei minha carreira. Então, atingir esse número mostra o quanto é importante acompanhar as evoluções e transformações do jogo. Mas, não vou me acomodar. Com certeza, vou continuar me esforçando para que os arremessos de fora caiam ainda mais”, afirmou Alex.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Natural de Orlândia, sua primeira oportunidade profissional foi no COC/Ribeirão Preto. Era o início de uma grande história no basquete nacional, ganhando vários títulos, como o Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Liga Sul-Americana e Liga das Américas. Também teve algumas passagens no exterior, atuando no San Antonio Spurs e New Orleans Hornets, da NBA, e na Grécia, pelo Maccabi Tel Aviv, sendo vice-campeão da Euroliga.

Além dos inúmeros títulos, Alex tem marcas expressivas individuais no NBB CAIXA: é o terceiro em pontos, rebotes e assistências na história do maior campeonato de basquete do País. O ala também tem desempenho expressivo pela seleção brasileira, com 137 jogos, conquistando 97 vitórias e sofrendo 40 derrotas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.