HOJE
Lendas em quadra
Por Marcius Azevedo, Gustavo Marinheiro
Alex Garcia e Marquinhos vão se enfrentar pela 43º vez na história do NBB CAIXA nesta terça-feira, quando Bauru Basket e R10 Score Vasco da Gama disputam o jogo 2 das quartas
Bauru Basket e R10 Score Vasco da Gama se enfrentam nesta terça-feira, às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, no segundo jogo da série melhor de cinco pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA. A partida, que terá transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass, vai reunir novamente em quadra duas lendas: Alex Garcia e Marquinhos.
Será o 43º encontro entre eles na história do NBB CAIXA. A vantagem no confronto é de Marquinhos, que conquistou sua 24º vitória contra Alex Garcia no sábado (04/05). O R10 Score Vasco da Gama superou o Bauru Basket por 84 a 78, em São Januário. Alex Garcia tem 18 triunfos.

Marquinhos e Alex Garcia no jogo 1 das quartas de final entre R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket Foto: Mauricio Almeida / Vasco da Gama
Além da atual série de quartas de final, eles se enfrentaram cinco vezes em momentos decisivos. Neste placar, 3 a 2 para Marquinhos sobre Alex Garcia.
Pelo Brasília, Alex Garcia superou Marquinhos, então no Pinheiros, pela semifinal das temporadas 2010/11 e 2011/12. Já Marquinhos superou Alex Garcia em duas finais do NBB CAIXA entre Flamengo e Bauru Basket: 2014/15 e 2015/16, além das quartas de final de 2021/22, quando o São Paulo superou o time bauruense.
“É um privilégio jogar contra alguém do calibre dele. É legal demais esse duelo. Espero que possamos tê-lo muita vezes ainda”, afirmou Marquinhos, de 39 anos.

Marquinhos, do Flamengo, e Alex Garcia, do Bauru, pela final da temporada 2015/16. Foto: Fotojump/LNB
Alex Garcia está com 44 anos e, por enquanto, não pensa em aposentadoria. Nesta temporada, o ala tem números expressivos, liderando o Bauru Basket nas assistências, com 5,7 por jogo. Aliás esse é o seu melhor desempenho no fundamento da carreira no NBB CAIXA. Ele ainda registra médias de 13 pontos e 4,3 rebotes, além de 14,6 de eficiência.
Já Marquinhos é o cestinha do Vasco na atual temporada, com média de 14,7 pontos por jogo. O aproveitamento é de 39,2% nas bolas de três pontos e 49% nos arremessos de dois. O ala ainda tem 3,8 rebotes e 3,1 assistências de média, com 14,3 de eficiência.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca