HOJE
Cidadão bauruense
Por Liga Nacional de Basquete
Alex Garcia recebe título de cidadão bauruense no intervalo do jogo entre Bauru Basket e Fortaleza Basquete Cearense/CFO, nesta quarta-feira (27/11), no Panela de Pressão
Alex Garcia viveu um momento especial no jogo do Bauru Basket com o Fortaleza Basquete Cearense/CFO, nesta quarta-feira (27/11), no Panela de Pressão. No intervalo da partida válida pelo NBB CAIXA, o Brabo recebeu o título de cidadão bauruense. A honraria, de autoria do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade), foi aprovada por unanimidade na 34º sessão ordinária deste ano. E nada melhor do que recebê-la em quadra.
“Fico muito feliz por esse reconhecimento. A vida de atleta é sempre cheia de ciclos e várias mudanças. Mas, apesar de ter jogado em muitos lugares, Bauru virou minha casa. É onde eu e minha família nos sentimos bem. Aqui nós conquistamos títulos e sempre tivemos o ginásio lotado, repleto de apoio. Mas o mais importante mesmo é o carinho e o acolhimento que recebemos desde que chegamos na cidade”, afirmou.

Alex Garcia recebe o título de cidadão bauruense no intervalo do jogo desta quarta-feira. Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket
Lenda
Nascido em Orlândia, no interior do estado de São Paulo, em 4 de março de 1980, Alex Garcia se apaixonou pelo basquete ainda na infância. De origem humilde, ele e o irmão contaram com o empenho da mãe para que ambos pudessem se dedicar exclusivamente ao esporte e se transformarem em jogadores profissionais da modalidade.
O primeiro time de Alex na categoria adulta foi o COC/Ribeirão Preto, onde faturou três títulos paulistas consecutivos e um Campeonato Brasileiro. Mas, ele não se contentou em ser apenas mais um no cenário do esporte. E o apelido de Brabo não veio à toa: com uma competitividade acima da média, um físico privilegiado e uma determinação inabalável, o atleta chamou a atenção do melhor basquete do mundo.
Sendo assim, chegou à NBA em 2004 – primeiro para defender o San Antonio Spurs, ao lado de lendas como Tim Duncan e Tony Parker, e depois para defender o New Orleans Hornets. Alex Garcia também jogou pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel, um dos times mais tradicionais da Euroliga. Depois, voltou ao Brasil e enfileirou conquistas com o CAIXA/Brasília Basquete. Porém, foi em 2014 que a história do Brabo começou a se cruzar com a da Cidade Sem Limites.
Após desembarcar em terras bauruenses, Alex se transformou em ídolo e capitão do Bauru Basket, com papel fundamental na conquista de oito títulos: o Campeonato Paulista de 2014, as Ligas Sul-Americanas de 2014 e 2022, os Jogos Abertos do Interior de 2014, a Liga das Américas de 2015, as Copas dos Campeões de 2015 e 2016 e o NBB CAIXA da temporada 2016/2017. Isso sem falar do vice mundial contra o Real Madrid, em 2015, além de dezenas de homenagens e premiações individuais, como o fato de ser o logo do NBB CAIXA e ter sido eleito nove vezes para o prêmio de melhor defensor do maior campeonato de basquete do País.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca