HOJE
Cidadão bauruense
Por Liga Nacional de Basquete
Alex Garcia recebe título de cidadão bauruense no intervalo do jogo entre Bauru Basket e Fortaleza Basquete Cearense/CFO, nesta quarta-feira (27/11), no Panela de Pressão
Alex Garcia viveu um momento especial no jogo do Bauru Basket com o Fortaleza Basquete Cearense/CFO, nesta quarta-feira (27/11), no Panela de Pressão. No intervalo da partida válida pelo NBB CAIXA, o Brabo recebeu o título de cidadão bauruense. A honraria, de autoria do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade), foi aprovada por unanimidade na 34º sessão ordinária deste ano. E nada melhor do que recebê-la em quadra.
“Fico muito feliz por esse reconhecimento. A vida de atleta é sempre cheia de ciclos e várias mudanças. Mas, apesar de ter jogado em muitos lugares, Bauru virou minha casa. É onde eu e minha família nos sentimos bem. Aqui nós conquistamos títulos e sempre tivemos o ginásio lotado, repleto de apoio. Mas o mais importante mesmo é o carinho e o acolhimento que recebemos desde que chegamos na cidade”, afirmou.
Lenda
Nascido em Orlândia, no interior do estado de São Paulo, em 4 de março de 1980, Alex Garcia se apaixonou pelo basquete ainda na infância. De origem humilde, ele e o irmão contaram com o empenho da mãe para que ambos pudessem se dedicar exclusivamente ao esporte e se transformarem em jogadores profissionais da modalidade.
O primeiro time de Alex na categoria adulta foi o COC/Ribeirão Preto, onde faturou três títulos paulistas consecutivos e um Campeonato Brasileiro. Mas, ele não se contentou em ser apenas mais um no cenário do esporte. E o apelido de Brabo não veio à toa: com uma competitividade acima da média, um físico privilegiado e uma determinação inabalável, o atleta chamou a atenção do melhor basquete do mundo.
Sendo assim, chegou à NBA em 2004 – primeiro para defender o San Antonio Spurs, ao lado de lendas como Tim Duncan e Tony Parker, e depois para defender o New Orleans Hornets. Alex Garcia também jogou pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel, um dos times mais tradicionais da Euroliga. Depois, voltou ao Brasil e enfileirou conquistas com o CAIXA/Brasília Basquete. Porém, foi em 2014 que a história do Brabo começou a se cruzar com a da Cidade Sem Limites.
Após desembarcar em terras bauruenses, Alex se transformou em ídolo e capitão do Bauru Basket, com papel fundamental na conquista de oito títulos: o Campeonato Paulista de 2014, as Ligas Sul-Americanas de 2014 e 2022, os Jogos Abertos do Interior de 2014, a Liga das Américas de 2015, as Copas dos Campeões de 2015 e 2016 e o NBB CAIXA da temporada 2016/2017. Isso sem falar do vice mundial contra o Real Madrid, em 2015, além de dezenas de homenagens e premiações individuais, como o fato de ser o logo do NBB CAIXA e ter sido eleito nove vezes para o prêmio de melhor defensor do maior campeonato de basquete do País.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.