#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo deLendas

02-04-2019 | 08:04
Por Liga Nacional de Basquete

Companheiros de Seleção por 17 anos, Alex e Leandrinho projetam duelo particular e analisam série entre Bauru e Minas; Jogo 1 será nesta quarta-feira, ao vivo no BandSports

A série entre Sendi/Bauru Basket (8º) e Life Fitness/Minas (9º) promete ser muito equilibrada. As duas equipes terminaram a fase de classificação com a mesma campanha (11 vitórias e 15 derrotas) e o saldo no confronto direto deu a vantagem para o Dragão.

É certo que são dois elencos bastante qualificados, mas o destaque da série fica por conta do duelo entre duas lendas do basquete nacional: Alex Garcia (Bauru) e Leandrinho Barbosa (Minas).

O primeiro duelo entre eles nessa série de oitavas de final do NBB CAIXA será nesta quarta-feira (03/04), na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas, com transmissão ao vivo no BandSports.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

NBB, NBA, Seleção Brasileira e Lendas! . Os #PlayoffsNBB estão pegando fogo! 🔥💥 . #VcNuncaViuNadaIgual

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Companheiros de Seleção Brasileira por 17 anos, Alex e Leandrinho participaram juntos de duas edições dos Jogos Olímpicos (2012 e 2016) e quatro Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014). Com isso, criaram uma boa relação de amizade nesse período.

“Nos damos muito bem. O Alex é um cara super do bem, gente boa demais. Em quadra, é um monstro. Não à toa tem a história que tem no basquete brasileiro. Na defesa, um jogador espetacular e no ataque extremamente decisivo”, afirmou Leandrinho, do Minas.

Companheiros de Seleção desde 2002, os dois estiveram presentes na partida que garantiu a vaga na Copa do Mundo da China 2019 (Giovanni Kleinübing/Divulgação)

Mas dentro de quadra, todo esse clima de amizade é deixado de lado. Pelo NBB CAIXA, os dois se enfrentaram em apenas duas oportunidades, ambas com vitória do time defendido por Leandrinho – uma com o Minas, na atual temporada, e outra com o Flamengo, em 2011/2012 (contra o Brasília).

“Enfrentar o Leandrinho vai ser difícil. Sabemos do potencial ofensivo dele, eu particularmente sei muito bem o que ele pode fazer no ataque, então é preciso ter atenção total. Para conseguirmos passar de fase, vamos precisar parar esse grande jogador. Espero levar vantagem nesse duelo”, declarou Alex Garcia, do Bauru.

Tanto Alex quanto Leandrinho possuem histórias que vão além do “duelo de lendas” entre eles nessa série. Os dois analisaram o confronto entre Bauru e Minas e projetaram seus desempenhos individuais. Confira:

Alex Garcia: lenda dos playoffs

A história de Alex nos playoffs do NBB CAIXA é cheia de capítulos e recordes. O “Brabo” esteve presente nas dez temporadas disputadas e já conquistou quatro títulos da competição (três com o Brasília e um com o Bauru).

Fora isso, é o líder histórico de dois quesitos dos playoffs: maior cestinha da pós-temporada, com 1.695 pontos, e o jogador com mais partidas disputadas (99), prestes a atingir a centésima partida já nesta quarta-feira.

+Top 10 cestinhas dos playoffs do NBB CAIXA

“Fiquei surpreso por ser o cestinha da história dos playoffs. Isso me deixa muito feliz, valoriza o atleta individualmente. Além dos títulos, os feitos individuais também são importantes para nossa carreira. Chegar a 100 partidas de playoffs me deixa feliz, confiante e motivado para continuar na luta e tentar melhorar cada vez mais essas metas para ficar de vez na história do NBB”, afirmou o ala do Bauru.

Alex foi decisivo nas Finais do NBB CAIXA 2016/2017, que deu resultou no título inédito do Dragão (João Pires/LNB)

Aos 39 anos, Alex ficou fora de combate no início da temporada por conta de uma cirurgia no LCA (ligamento cruzado anterior). Desde sua volta, o Brabo disputou 12 partidas e tem média de 9,3 pontos, 48 rebotes e 2,8 assistências. Mas, como se trata do maior cestinha da história dos playoffs, a confiança está lá em cima.

+Estatísticas completas de Alex Garcia no NBB CAIXA

“Todos podem esperar de mim muita concentração. Nesses jogos, qualquer erro pode custar uma classificação. Podem esperar de mim muita garra e disposição, o que venho fazendo desde que estou aqui, e confiança para decidir as bolas e vencer os jogos. Vou me entregar muito dentro de quadra para a gente conseguir avançar”, disse o Brabo.

Por conta da vantagem de decidir a série em casa, a expectativa do Dragão para os duelos contra o Minas é alta. Para Alex, a atenção nos erros será fundamental para sua equipe avançar às quartas de final.

“A expectativa é a melhor possível. O Minas tem um time bastante competitivo, eles estão fazendo grandes jogos em casa. Temos o objetivo de passar para as quartas de final, então precisamos fazer bons jogos, tentar errar o mínimo possível para manter a confiança em alta para poder vencer”, finalizou Alex Garcia.

Leandrinho: reencontro especial 

Dono de um currículo invejável no basquete internacional, com 14 temporadas disputadas na NBA, um título com o Golden State Warriors (2014/2015), além do prêmio de Melhor Sexto Homem (2006/2007), Leandrinho atuou por pouco tempo no basquete brasileiro.

A parte mais marcante foi justamente no Bauru. Revelado pelo Palmeiras (SP), Leandrinho chamou a atenção da equipe do interior paulista em 2001 e se transferiu para lá. Em sua primeira temporada como profissional, com apenas 19 anos, o ala/armador se destacou no Campeonato Paulista e foi eleito a Revelação do torneio – médias de 15,8 pontos e 6,4 assistências por jogo.

Leandrinho Barbosa (o 3º agachado da esquerda para a direita), atuou no Bauru entre 2001 e 2003 (Reprodução)

No ano seguinte, veio a consagração: o título do campeonato nacional pelo Bauru, seu primeiro título na categoria principal. Depois disso sua carreira decolou, com convocação para a Seleção Brasileira no Mundial de 2002 e ida ao Phoenix Suns, da NBA, em 2003.

“Bauru é o lugar onde fui praticamente criado. Foi lá que dei meus primeiros passos no basquete e onde consegui me projetar. Tenho um carinho enorme e será um reencontro bem especial para mim”, afirmou Leandrinho.

De volta ao Brasil desde a última temporada, o ala/armador do Minas disputará os playoffs do NBB CAIXA pela primeira vez. Seu desempenho na atual edição é notável: 20,2 pontos, 4,3 rebotes, 3,7 assistências e 17,1 de eficiência em nove partidas disputadas. E aí, o que podemos esperar?

“Podem esperar de mim um cara que vai brigar por todas as bolas e ajudar o time até o último segundo. Confio muito na minha equipe”, analisou Leandrinho.

+Estatísticas completas de Leandrinho no NBB CAIXA

No segundo turno, Leandrinho foi o cestinha do Minas na vitória sobre o Bauru, com 24 pontos (Orlando Bento/MTC)

Nono colocado na fase de classificação, o Minas lutou até a última rodada por um lugar entre os oito primeiros. Mesmo não tendo alcançado esse objetivo, Leandrinho reforçou a confiança no potencial da equipe.

“Nos preparamos bastante para este momento e sabemos que temos totais condições de alcançarmos nossos objetivos. Viemos de uma temporada regular boa, de muito crescimento coletivo. Agora, é colocar na prática toda essa evolução”, disse o ala do Minas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.