#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Barreira da semifinal

11-10-2024 | 04:59
Por Marcius Azevedo

Alexandre Paranhos define objetivo do KTO Minas antes da estreia na temporada e vê elenco pronto para chegar na decisão do NBB CAIXA 2024/25

A semifinal tem sido uma barreira intransponível para o KTO Minas há quatro temporadas. Mas essas eliminações um passo antes da disputa do título serviram para forjar o elenco que começa sua trajetória no NBB CAIXA 2024/25 contra o CAIXA/Brasília Basquete neste sábado (12/10), às 18h, na Arena UniBH, com transmissão pelo YouTube do NBB e BasquetPass.

Capitão da equipe, Alexandre Paranhos vê o time pronto para alcançar o objetivo traçado pela comissão técnica. “A expectativa para essa temporada é justamente romper essa barreira da semifinal dos últimos anos. Sabemos que é um processo longo que o KTO Minas está fazendo, muito bem feito, inclusive, de se colocar em condições ano após ano, com investimento, para o time chegar mais forte”, afirmou.

Alexandre Paranhos está otimista para o início da temporada do NBB CAIXA. Foto: Thiago Gamboa

O KTO Minas caiu para São Paulo, Flamengo e duas vezes para o Sesi Franca. Nas duas últimas temporadas, os mineiros foram eliminados pelos francanos apenas no quinto e decisivo jogo. “A equipe do Franca tem sido nossa pedra no sapato. Não à toa é o atual tricampeão. Conhecemos bem o time deles, jogamos dez jogos nos últimos dois anos, só contando os confrontos pela semifinal. Foram duas séries indo para o quinto jogo. Vamos tentar romper essa barreira e se colocar em condição de disputar o título. Isso será muito importante para o Minas como instituição. Estamos preparados para fazer isso nesta temporada.”

O otimismo de Paranhos vem do cartão de visitas no primeiro Torneio de Abertura NBB, realizado em Brasília, quando o KTO Minas eliminou o Flamengo na semifinal e conquistou o título diante do R10 Score Vasco da Gama. O desempenho na competição comprovou que o elenco está mais forte do que na temporada passada. A diretoria do time mineiro renovou com o técnico Léo Costa e segurou os principais jogadores, além de se reforçar com peças interessantes, como Jeremy Hollowell, Luis Montero, Scott Machado e Juan Pablo Arengo.

+ Corinthians apresenta o elenco em evento na Neo Química Arena

Apesar do otimismo, Paranhos não espera um jogo fácil na estreia. “Pudemos estudar um pouquinho o time deles, ter conteúdo já para saber o que eles podem apresentar nesse primeiro jogo, para não ter tanta surpresa. Deu para ver que o time do Brasília foi muito bem montado para esta temporada, com peças consolidadas no cenário nacional. Tem um técnico muito bom, que consegue desenvolver e tirar o melhor dos seus atletas ano após ano. Vai ser um jogo de estreia muito difícil para nós”, afirmou o pivô, citando o treinador Dedé Barbosa.

Objetivo é dar trabalho

Se o KTO Minas quer romper essa barreira da semifinal, o CAIXA/Brasília tem o objetivo de voltar aos playoffs após ficar fora na temporada passada. O elenco tem jogadores experientes, como Gemadinha, Anton Cook, Pedro Mendonça, Lucas Lacerda e David Nesbitt. “O Brasília reestruturou. Já mostramos no Torneio de Abertura NBB que vamos dar trabalho para todos os times. O Dedé está fazendo um excelente trabalho. A estreia vai ser difícil para o KTO Minas. Eles vão ter de correr, vão ter de lutar, porque o nosso time é batalhador”, afirmou Gemadinha. “O principal espírito do nosso time vai ser correr bastante, vamos dar esse trabalho para o pessoal, com qualidade, é claro, mas essa vai ser nossa principal característica”, completou.

Semifinalista com o Bauru Basket na temporada passada, Gemadinha quer ir subindo degrau por degrau. “O primeiro passo é o Super 8 e, depois melhorar o desempenho em relação à temporada passada, indo para os playoffs. Vim da semifinal do ano passado com o Bauru Basket e posso passar um pouco para o pessoal. Tudo bem que o jogo é jogado, como costumamos falar, mas temos de começar bem na classificação para chegar lá, na hora do vamos ver, bem classificados”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.