HOJE
Barreira da semifinal
Por Marcius Azevedo
Alexandre Paranhos define objetivo do KTO Minas antes da estreia na temporada e vê elenco pronto para chegar na decisão do NBB CAIXA 2024/25
A semifinal tem sido uma barreira intransponível para o KTO Minas há quatro temporadas. Mas essas eliminações um passo antes da disputa do título serviram para forjar o elenco que começa sua trajetória no NBB CAIXA 2024/25 contra o CAIXA/Brasília Basquete neste sábado (12/10), às 18h, na Arena UniBH, com transmissão pelo YouTube do NBB e BasquetPass.
Capitão da equipe, Alexandre Paranhos vê o time pronto para alcançar o objetivo traçado pela comissão técnica. “A expectativa para essa temporada é justamente romper essa barreira da semifinal dos últimos anos. Sabemos que é um processo longo que o KTO Minas está fazendo, muito bem feito, inclusive, de se colocar em condições ano após ano, com investimento, para o time chegar mais forte”, afirmou.

Alexandre Paranhos está otimista para o início da temporada do NBB CAIXA. Foto: Thiago Gamboa
O KTO Minas caiu para São Paulo, Flamengo e duas vezes para o Sesi Franca. Nas duas últimas temporadas, os mineiros foram eliminados pelos francanos apenas no quinto e decisivo jogo. “A equipe do Franca tem sido nossa pedra no sapato. Não à toa é o atual tricampeão. Conhecemos bem o time deles, jogamos dez jogos nos últimos dois anos, só contando os confrontos pela semifinal. Foram duas séries indo para o quinto jogo. Vamos tentar romper essa barreira e se colocar em condição de disputar o título. Isso será muito importante para o Minas como instituição. Estamos preparados para fazer isso nesta temporada.”
O otimismo de Paranhos vem do cartão de visitas no primeiro Torneio de Abertura NBB, realizado em Brasília, quando o KTO Minas eliminou o Flamengo na semifinal e conquistou o título diante do R10 Score Vasco da Gama. O desempenho na competição comprovou que o elenco está mais forte do que na temporada passada. A diretoria do time mineiro renovou com o técnico Léo Costa e segurou os principais jogadores, além de se reforçar com peças interessantes, como Jeremy Hollowell, Luis Montero, Scott Machado e Juan Pablo Arengo.
+ Corinthians apresenta o elenco em evento na Neo Química Arena
Apesar do otimismo, Paranhos não espera um jogo fácil na estreia. “Pudemos estudar um pouquinho o time deles, ter conteúdo já para saber o que eles podem apresentar nesse primeiro jogo, para não ter tanta surpresa. Deu para ver que o time do Brasília foi muito bem montado para esta temporada, com peças consolidadas no cenário nacional. Tem um técnico muito bom, que consegue desenvolver e tirar o melhor dos seus atletas ano após ano. Vai ser um jogo de estreia muito difícil para nós”, afirmou o pivô, citando o treinador Dedé Barbosa.
Objetivo é dar trabalho
Se o KTO Minas quer romper essa barreira da semifinal, o CAIXA/Brasília tem o objetivo de voltar aos playoffs após ficar fora na temporada passada. O elenco tem jogadores experientes, como Gemadinha, Anton Cook, Pedro Mendonça, Lucas Lacerda e David Nesbitt. “O Brasília reestruturou. Já mostramos no Torneio de Abertura NBB que vamos dar trabalho para todos os times. O Dedé está fazendo um excelente trabalho. A estreia vai ser difícil para o KTO Minas. Eles vão ter de correr, vão ter de lutar, porque o nosso time é batalhador”, afirmou Gemadinha. “O principal espírito do nosso time vai ser correr bastante, vamos dar esse trabalho para o pessoal, com qualidade, é claro, mas essa vai ser nossa principal característica”, completou.
Semifinalista com o Bauru Basket na temporada passada, Gemadinha quer ir subindo degrau por degrau. “O primeiro passo é o Super 8 e, depois melhorar o desempenho em relação à temporada passada, indo para os playoffs. Vim da semifinal do ano passado com o Bauru Basket e posso passar um pouco para o pessoal. Tudo bem que o jogo é jogado, como costumamos falar, mas temos de começar bem na classificação para chegar lá, na hora do vamos ver, bem classificados”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca