#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Mente fria, sangue quente

01-02-2025 | 07:58
Por Juvenal Dias

Com a eficiência somada de 64 nos três jogos da Copa Super 8 de 2025, Alexey, do Flamengo, é eleito o MVP da competição, o sétimo atleta diferente a conquistar o troféu

Alexey, do Flamengo, colocou seu nome na história da Copa Super 8 ao se tornar o sétimo jogador diferente a ser eleito o MVP do torneio. Na corrida pelo prêmio, que é dado ao jogador do time campeão que acumulou maior eficiência durante toda a competição, atuações magistrais na semifinal e final pesaram a favor do armador, que terminou com 64 no quesito. Fechou com médias de 12 pontos, 5,6 rebotes e 9 assistências para uma eficiência de 21,3. Além disso, Alexey se torna bicampeão do torneio, tendo vencido em 2022, justamente com o rival deste sábado (01/02), o KTO Minas.

Alexey foi o 4º MVP com o Flamengo e o 7º da história da Copa Super 8. Foto: Yuri Reuters/ LNB

Com eficiências altas na semifinal e final e duas atuações que beiraram o triplo-duplo, Alexey mostrou que está um nível acima no basquete nacional para ser o jogador mais valioso da Copa Super 8 de 2025. O armador veio do basquete alemão para ser o quarto atleta diferente da história do Flamengo a conquistar o troféu, na sua temporada de estreia no time carioca. Vai para o hall junto com Marquinhos, Olivinha e Gabriel Jaú.

“É um momento incrível, uma grande sensação. Ser campeão é sempre muito gratificante, é difícil falar, mas essa equipe foi realmente muito bem. Manteve a cabeça fria nos momentos de difíceis do jogo e mereceu essa vitória. Parabéns também ao Minas pelo campeonato que está fazendo, pelo jogo duríssimo, vendeu caríssimo. Acho que qualquer um poderia ter saído com a vitória e o nosso mérito foi fechar bem o jogo e conseguir essa vitória”, comemorou o armador do Flamengo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Nas quartas de final, Alexey foi o terceiro em pontos do time (13) na vitória sobre o R10 Score Vasco da Gama, no Maracanãzinho, por 92 a 73. Além disso, foi o terceiro na eficiência com 16. Mas fez o que um armador deve fazer, enxergar o jogo e distribuir as jogadas da melhor forma para que os companheiros tivessem condições de arremessar com a maior clareza possível. Liderou em assistências (7) e ainda roubou duas bolas do time adversário.

Depois, jogando a semifinal novamente diante de seu torcedor contra o Sesi Franca, mais uma vez foi o terceiro em pontuação, repetindo a quantidade do jogo anterior. Mas teve a maior eficiência entre todos os jogadores dos dois jogos da fase (27), graças ao seu desempenho reboteando e armando. Com dez assistências e beirando o triplo-duplo com sete rebotes defensivos, liderou o Rubro-Negro nos dois quesitos. O time fez os dois últimos quartos avassaladores e venceu a partida por 103 a 72 para chegar pela sexta vez à final da Copa Super 8 em sete edições da competição.

Alexey, durante a final da Copa Super 8, que o Flamengo derrotou o KTO Minas. Foto: Yuri Reuters/ LNB

Para a final, empatou com outro armador, Franco Balbi, como segundo cestinha do time, com dez pontos, ficou atrás do pivô Ruan, com 14. Contudo, sua eficiência foi 21, quatro a mais do que o pivô, muito por repetir a dose nos rebotes e assistências da semifinal. Dessa vez, jogando na Arena UniBH, com a maior parte da torcida contra, o armador viu Jordan Williams superá-lo em números de rebotes (9), mas foi líder novamente servindo os companheiros e uma nova atuação que esteve perto dos dois dígitos em três quesitos diferentes. Assim, o Flamengo bateu o KTO Minas por 64 a 61, para conquistar o tetracampeonato da Super 8 com o quarto MVP diferente.

“A forma como fechamos o jogo, com a mente fria, o sangue quente, dominamos rebotes no final, tivemos mais tranquilidade para acertar os arremessos no final e passar à frente, porque ficamos a maior parte do jogo atrás, foi o determinante para essa vitória. É um trabalho mental que fazemos, com o tempo, com a maturidade que ganhamos nos anos, isso vai melhorando. Não deixamos de ter ansiedade, o friozinho na barriga, mas começamos a controlar melhor. Por isso, principalmente o Franco (Balbi), está parabéns, jogou super bem no final, o Ruan com um tocasso no final, foi um esforço coletivo por esse título”, comemorou Alexey, revelando que a frase do técnico de futebol Abel Ferreira, do Palmeiras, também se aplica ao basquete.

“Meus sentimentos agora são de alegria e gratidão, primeiramente a Deus, por poder estar aqui e conquistar um título novamente. Gratidão a minha família por todo o apoio, por me dar tranquilidade. Eu venho para a quadra para jogar basquete, sabendo que as pessoas que amo estão comigo, dá uma tranquilidade para jogar meu melhor basquete. É o que realmente importa. Quero agradecer a todo time também, por todo apoio, toda a confiança, o Flamengo apostou em mim voltando ao Brasil, acreditou no meu trabalho, poder retribuir um pouco com esse primeiro título da temporada, é muito legal”, finalizou o armador Alexey, que foi votado para fazer parte do Jogo das Estrelas de 2025 e estará no draft.

MVPs de todas edições da Copa Super 8:

Alexey (Flamengo/ 64) – 2025

Gabriel Jaú (Flamengo/ 63) – 2024

David Jackson (Sesi Franca/ 63) – 2023

Gui Deodato (KTO Minas/ 66) – 2022

Olivinha (Flamengo/ 51) – 2021

Hettsheimeir (Sesi Franca/ 61) – 2020

Marquinhos (Flamengo/ 64) – 2018

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.