HOJE
Alto nível
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília abre participação na segunda fase da Liga Sul-Americana 2013 com tranquila vitória sobre o tradicional Peñarol de Mar del Plata (ARG)

Alex teve atuação destacada no triunfo do Brasília diante do Peñarol (Samuel Vélez/FIBA Américas)
O Uniceub/BRB/Brasília mostrou que a derrota na abertura do NBB 2013/2014 para o rival Flamengo já é página virada. Na noite desta terça-feira, o time da capital federal abriu sua participação na segunda fase da Liga Sul-Americana 2013 com um resultado expressivo.
Diante do tradicional Peñarol de Mar del Plata, da Argentina, a equipe candanga teve uma atuação de alto nível e saiu vencedora no confronto realizado em Montevideo, no Uruguai, pelo tranquilo placar de 88 a 61. O jogo que marcou o reencontro do técnico Sergio Hernandez com a equipe que dirigiu por seis anos,
Para levar a melhor no duelo válido pela primeira rodada do Grupo F da competição continental, o esquadrão brasileiro contou com uma bom desempenho do ala Alex. O capitão da equipe foi o cestinha da partida, com 23 pontos, e ainda apanhou oito rebotes e distribuiu seis assistências.
Outros destaques do Brasília foram o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o pivô norte-americano Marcus Goree, que marcaram 15 e 14 pontos, respectivamente, e o armador Nezinho, autor de 11 pontos e oito assistências. Pelo time argentino, que não contou com os serviços de Facundo Campazzo, lesionado, o maior pontuador foi o armador Ibarra, com 16 pontos.
“Conseguimos uma boa vitória logo na estreia contra uma equipe forte e tradicional. Uma vitória como a de hoje nos da moral para seguirmos firmes e terminarmos esse quadrangular com a classificação para o Final Four”, disse o ala Arthur, que deixou a quadra com seis pontos e quatro rebotes.
No duelo realizado nesta terça-feira, o time do Centro-Oeste do país contou com uma novidade em seu elenco. O ala/pivô norte-americano Clarence Matthews, de 30 anos, foi integrado ao elenco candango para as disputas do Grupo F da Liga Sul-Americana e caso agrade a comissão técnica será contratado para o restante da temporada.
Na outra partida do dia, o time da casa ficou com a vitória. Com direito a 26 pontos e sete assistências do ala Leandro García Morales, o Aguada (URU) superou o Argentino de Junín (ARG), pelo placar de 84 a 69.
Após a boa vitória na estreia, Brasília poderá garantir sua classificação para o Final Four da Liga Sul-Americana nesta quarta-feira. Para isso, a equipe terá que vencer seu compromisso diante do Argentino de Junín, às 18h45, com transmissão ao vivo do canal SporTV 3, e torcer para que o anfitrião Aguada (URU) derrote o Peñarol. Desta maneira, brasileiros e uruguaios ficariam com duas vitórias e já assegurariam vaga na fase decisiva do torneio.
Confira o calendrário completo do Grupo F da Liga Sul-Americana 2013:
12/11 (terça-feira)
Uniceub/BRB/Brasília 88 x 61 Peñarol de Mar del Plata (ARG)
Atlético Aguada (URU) 84 x 69 Argentino de Junín (ARG)
13/11 (quarta-feira)
18h45 – Argentino de Junín (ARG) x Uniceub/BRB/Brasília
21h00 – Peñarol de Mar del Plata (ARG) x Atlético Aguada (URU)
14/11 (quinta-feira)
18h45 – Peñarol de Mar del Plata (ARG) x Argentino de Junín (ARG)
21h00 – Uniceub/BRB/Brasília x Atlético Aguada (URU)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca