HOJE
Alto patamar
Por Liga Nacional de Basquete
Embalado por seu primeiro título na história, Paulistano entra no NBB CAIXA 17/18 com elenco forte e consolidado entre as grandes potências da competição
Um dos clubes fundadores do NBB CAIXA, o Paulistano/Corpore ocupa, depois de quase dez anos, um patamar almejado por todos os times participantes: estar entre as grandes potências do basquete brasileiro. Vinda de um vice-campeonato nacional na temporada passada, a equipe da capital paulista teve a principal confirmação de sua força com o inédito título do Campeonato Paulista 2017, o primeiro da história do basquete adulto do clube.
Embalado pela expressiva conquista, o time do técnico Gustavo De Conti fará sua estreia na décima edição do NBB CAIXA diante do rival na final do último nacional: o atual campeão Sendi/Bauru Basket. A partida, que abrirá o campeonato, será realizada neste sábado (04/11), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais Band e SporTV.
O inédito título veio após a série emocionante com o Sesi Franca Basquete, que terminou a fase de classificação da competição em primeiro. Em confronto melhor de cinco, o time do técnico Gustavo De Conti levou a melhor sobre os francanos, por 3 a 2, com direito a belo triunfo em pleno Pedrocão lotado no Jogo 5, por 91 a 76. Curiosamente, o CAP despachou o mesmo time de Franca nas quartas de final do último NBB CAIXA, sem o mando de quadra, também vencendo o Jogo 5 no Templo do Basquete Brasileiro.
“Começar a temporada após vencer um título contra grandes equipes, como foi o Campeonato Paulista, nos dá ainda mais motivação. Na temporada passada fomos vice-campeões, e no NBB 10 queremos continuar disputando os primeiros lugares”, declarou Jhonatan, capitão do Paulistano, que está entre os 24 nomes da pré-lista da Seleção Brasileira divulgada pelo técnico Aleksandr Petrovic.
Para começar a temporada soltando o grito de “é campeão”, o Paulistano renovou com peças importantes da última temporada, como o promissor armador Yago Matheus, os alas Jhonatan e Eddy e os pivôs Guilherme Hubner e Victor André. Quem também ficou no elenco alvirrubro foi o jovem ala Lucas Dias, cestinha da equipe na edição passada (12,4 ppj), em que inclusive concorreu ao troféu de Melhor Ala da competição.
Em seguida, foi ao mercado para trazer peças de tamanha qualidade, como Elinho Corazza, ex-Mogi das Cruzes/Helbor, que retornou ao clube após quatro anos, o ala/armador Deryk Ramos, vindo do Brasília, além do ala/pivô Du Sommer, que atuou pelo Franca eliminado pelo CAP na última temporada do NBB CAIXA.
Além dos atletas nacionais, dois atletas estrangeiros de renome foram contratados. O primeiro foi o ala/armador Kyle Fuller, norte-americano naturalizado peruano, de 25 anos, que pousou em solo alvirrubro depois de registrar médias de 19,4 pontos na forte liga venezuelana e ser eleito Melhor Armador da última temporada, em que defendeu o Toros de Aragua. Na recente série melhor de cinco com Franca no Estadual, Fuller registrou média de 17,8 pontos e ficou com o troféu de MVP das Finais.
O outro é o ala/pivô David Nesbitt, estadunidense com nacionalidade de Bahamas, de 26 anos, que estava no Olímpico de La Banda (ARG) na última temporada. Pela seleção bahamense, disputou o CentroBasket 2016 e obteve médias de 12,4 pontos, 7,0 rebotes, com 35,7% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Nesbitt chegou ao Brasil às vésperas série decisiva contra Franca no Estadual, mas já entrou em quadra e somou média de 8,0 pontos por jogo nos confrontos que deram o título ao CAP.
Coach Gustavinho nunca precisou de título pra provar sua competência, mas tava merecendo! ❄️🏆❄️ pic.twitter.com/ucI2mw3Sx2
— CAP (@BasqPaulistano) November 3, 2017
Todos esses nomes de peso do elenco alvirrubro são comandados pela competentíssima comissão técnica capitaneada por Gustavo De Conti. Um dos principais treinadores basquete brasileiro, ele é atual detentor do troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB CAIXA, prêmio conquistado também na edição 2013/2014, quando levou o Paulistano à decisão da competição contra o Flamengo.
“Somos uma equipe bastante competitiva. Não estamos entre os favoritos, mas lutaremos para estar nas primeiras posições. Na última temporada fomos vice-campeões, nesse ano a dificuldade aumentou muito, pois há grandes equipes e o campeonato será ainda mais equilibrado”, declarou Gustavo De Conti.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.