#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Aluno aplicado

05-04-2017 | 06:05
Por Douglas Carraretto

Peça chave vinda do banco do Paulistano, Arthur Pecos cita Valtinho como professor e prevê “disputa boa” com Solar Cearense nos playoffs

Mesmo vindo do banco, Arthur Pecos é o líder em assistências do Paulistano e o 3º do NBB CAIXA (João Neto/LNB)

Ele é uma espécie de “reserva de luxo” do jovem elenco do Paulistano/Corpore. Sempre vindo do banco, o armador Arthur Pecos, de 22 anos, foi um dos grandes responsáveis pela boa colocação da equipe paulista (6º) na primeira fase do NBB CAIXA e inclusive foi “premiado” sendo eleito como Sexto Homem do segundo time da Seleção da Fase de Classificação realizada pelo portal da LNB.

Com a intensidade dos dois lados da quadra como principal características, Arthur agregou mais recursos ao seu jogo nesta temporada. Mais consciente e responsável, o atleta vem ganhando cada vez mais moral na equipe por atuar como um verdadeiro garçom. Sua média de assistências é a maior do time (5,5 por jogo) e a terceira maior do NBB CAIXA.

+Veja a Seleção da Fase de Classificação do NBB CAIXA 16/17 feito pelo portal da LNB

Pecos é aquele atleta que sai do banco para colocar fogo no jogo. Na maioria das vezes, entra para substituir o titular da posição Georginho, atleta mais eficiente do time (13,7 de valorização por jogo). No entanto, o técnico Gustavo De Conti usa bastante o esquema com os dois juntos, o que dá ainda mais velocidade e intensidade à equipe nos dois lados da quadra.

“Apesar de mais novo, sou o mais velho entre os armadores do time”, disse o experiente armador de 22 anos (João Pires/LNB)

“Todos são peças fundamentais no elenco e no nosso cada um tem seu papel. Os destaques individuais juntos fizeram com que nós chegássemos bem. Minha responsabilidade mudou um pouco nessa temporada. Nenhum dos jogadores mais velhos é da minha posição, então, apesar de novo, sou o mais velho entre os armadores do time”, disse Pecos.

Além da “experiência” a mais do que os demais armadores do Paulistano (Georginho tem 20 anos e Yago Matheus tem 17), Arthur citou o aprendizado que teve na temporada passada com o armador “extra classe” Valtinho, de 39 anos. O “Maestro”, que hoje está no Gocil/Bauru, ajudou Pecos a melhorar a leitura e visão de jogo.

“Tive um excelente professor na temporada passada: o Valtinho. Com ele aprendi muito e acrescentei muita coisa boa ao meu jogo. Estou confiante e vou buscar continuar com o mesmo trabalho que foi feito na fase de classificação”, concluiu o armador, que somou média de 9,9 pontos e 12,8 de eficiência (2ª maior do time) na fase de classificação.

Nos playoffs, o Paulistano/Corpore terá um duro desafio nas oitavas de final: o Solar Cearense, 11º colocado na fase de classificação. A série melhor de cinco terá início nesta quinta-feira (06/04), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 20h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook Live.

“Com certeza será uma disputa boa”, disse Pecos sobre a série de oitavas contra o Cearense (Stephen Eilert/Solar Cearense)

“O Basquete Cearense é um time com jogadores bem experientes, com certeza será uma disputa boa. Estamos nos preparando da melhor forma possível, pois sabemos a qualidade da equipe deles. Estamos confiantes e vamos com tudo para buscar a vaga nas quartas de final”, finalizou Arthur Pecos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.