#JOGAJUNTO

ESG / Mais basquete

VISITA ESPECIAL

15-05-2025 | 02:20
Por Gabriel Rocha

Alunos da ETEC Esportes participam de visita técnica ao escritório da LNB, em ação promovida pela Whirlpool e o setor de ESG, com o objetivo de aproximar os jovens do mundo esportivo

O escritório da Liga Nacional de Basquete recebeu uma visita especial na última sexta-feira (13/05). Em dois turnos, alunos que cursam o último ano técnico do curso de organização esportiva na ETEC Esportes marcaram presença na LNB e receberam palestras de funcionários de todos os setores do NBB CAIXA, mais precisamente dos departamentos técnico, financeiro, de marketing e também de comunicação, além de uma conversa com o responsável pelo setor de ESG.

Na parte vespertina da sexta-feira, 18 alunos, acompanhados da professora Catarina, conheceram as instalações da Liga Nacional de Basquete.

A ação foi realizada em conjunto com a Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, companhia parceira do NBB CAIXA que tem como uma de suas principais vertentes as atitudes com propósito de responsabilidade social e educação por meio do esporte. O objetivo da ação foi a aproximação dos jovens com o esporte da bola laranja, com a principal liga de basquete do país e com os valores praticamente dentro do escritório da Liga Nacional de Basquete.

“Receber os alunos da Etec Esportes foi uma iniciativa construída com a professora Catarina, com o intuito de abrir as portas da Liga Nacional de Basquete e mostrar para esses futuros formandos as possibilidades de atuação no mercado esportivo, com a troca de experiência com os profissionais da instituição. A educação, alinhada ao esporte, é uma ferramenta sólida de transformação social, e a LNB, junto com a Whirlpool, vem construindo pontes para que o basquete nacional seja essa plataforma, assim como já acontece no Basquete Cidadão em Paraisópolis”, comentou Rafael Rocha Garcia, coordenador do departamento de ESG.

Catarina Alves, professora da turma que compareceu à LNB, ressaltou a importância da vivência prática de seus alunos em um ambiente profissional e como a visita pode contribuir para decisões futuras de carreira dos jovens, visto que a visita apresentou diferentes caminhos e possibilidades para o futuro.

“O curso tem uma característica em que ele procura instrumentalizar o estudante para que, ao final, ele possa exercer essa organização esportiva, trabalhando diversos elementos, como marketing, planejamento de eventos, a questão de entender mais a fundo as modalidades propriamente ditas. A partir desse contato com o Rafael, que desenvolveu o Tratado Antirracista pela Diversidade, algo que as duas instituições entendem como um tema importante de estar inserido, vimos a possibilidade de realizar essa visita técnica, que deu a oportunidade para os alunos conhecerem um pouco mais de todos esses elementos que eles estudam na teoria, de uma maneira prática. Agradeço muito a oportunidade em nome da escola”, comentou a professora.

Kauã Brandão, de 20 anos, é torcedor apaixonado do R10 Score Vasco da Gama e acompanhante assíduo do NBB CAIXA. Como aluno do curso de organização esportiva da ETEC Esportes e também graduando em Educação Física na Universidade de Mogi das Cruzes, o jovem se viu na visita técnica ‘perfeita’ ao conhecer o ecossistema interno da LNB.

“O esporte é a minha vida. Tudo que for esporte eu acompanho. Vir aqui hoje foi muito bom e gratificante para mim, porque conheci áreas que eu não tinha noção que existiam. Não vamos tanto para o campo para aprender, então essa semana foi perfeita para entender como funciona por trás, toda a construção que vocês fazem, a noção de criação de cada parte. Tive muitas novas ideias para o meu TCC da faculdade. Quando falam de basquete, as pessoas pensam apenas na NBA, mas não pensam no próprio país, na nossa própria identidade que é o NBB. Conhecer de perto e de ponta a ponta como é a organização do basquete brasileiro foi muito importante para mim como profissional”, afirmou Kauã.

Palestras de profissionais de todos os setores da LNB foram conduzidas aos alunos na sala do conselho da sede do NBB CAIXA.

Além de detalhes sobre processos e funcionamentos dos setores organizacionais da Liga Nacional de Basquete, o Tratado Antirracista pela Diversidade foi apresentado aos alunos, que também receberam uma revista especial sobre a ação desenvolvida pelo setor de ESG da LNB. A conversa sobre os aspectos humanos em ambientes esportivos e profissionais foi um dos pontos destacados durante a visita e reforçado como um dos principais pilares a serem construídos em conjunto pela LNB e a Whirlpool.

E não para por aí: todos os alunos que estavam presentes na sexta-feira foram convidados para assistir a uma partida dos Playoffs do NBB CAIXA 2024/25 presencialmente nos ginásios de São Paulo, completamente a vivência prática do conhecimento profundo sobre o que é e como acontece o basquete no Brasil.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e CBB com patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.