#JOGAJUNTO

LDB

Amadurecendo

Seleção Sub-17 LDB S17 68
x
66 Paulistano CAP
19
1ºQ
X
12
9
2ºQ
X
12
21
3ºQ
X
15
19
4ºQ
X
27

Praia Clube (Quadra 2)

27 de julho de 2015

No controle do placar desde o primeiro quarto, Seleção Brasileira Sub-17 segura reação do Paulistano no fim e conquista importante vitória na LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
68
X
66
68
PTS
66
4
A3C
4
21
A2C
21
14
LLC
12
44
RT
33
10
ASS
8

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O desafio da Seleção Brasileira Sub-17 nesta segunda-feira (27/07) na LDB 2015 foi um verdadeiro teste de fogo. No controle do placar desde o primeiro quarto, o selecionado verde-amarelo chegou a abrir 15 pontos de frente no início do último período, mas viu o Paulistano/Unimed emplacar uma expressiva reação. Sem se descontrolar, o time dirigido pelo técnico André Germano resistiu à pressão dos adversários e conquistou uma importante vitória, por 68 a 66.

Com 13 pontos, o ala/armador Tiago foi o cestinha da equipe vencedora, seguido por Paulinho, autor de 11 pontos. Com dez pontos e dez rebotes, o ala Gabriel Jaú somou mais um duplo-duplo e foi outra figura importante no triunfo da Seleção. Pelo lado do time paulista, o destaque ficou por conta do armador Arthur Pecos, responsável por expressivos 33 pontos – segunda maior marca da LDB 2015 até o momento.

“É essencial para a nossa preparação disputarmos jogos assim. Estamos no início do trabalho visando o Sul-Americano e partidas duras assim nos ajudam a amadurecer mais rápido. Sabemos da força da equipe do Paulistano e uma vitória como essa mostra que nossa equipe está em evolução. Não estamos aqui pensando nos resultados e sim no desenvolvimento do nosso time. Hoje acho que foi um ótimo teste para nós, melhor ainda porque supramos a pressão deles para vencer”, disse Tiago.

Com boa atuação do ala/armador Tiago, Seleção conquistou expressiva vitória frente ao Paulistano (Raphael Oliveira/LNB)

Com boa atuação do ala/armador Tiago, Seleção conquistou expressiva vitória frente ao Paulistano (Raphael Oliveira/LNB)

Esta foi a segunda vitória seguida da Seleção Sub-17 na competição. Agora, o esquadrão nacional soma 50% de aproveitamento na LDB 2015 (dois triunfos e duas derrotas), mesma campanha do Paulistano.

O próximo desafio do selecionado nacional será na próxima sexta-feira (31/07), diante do anfitrião Praia Clube, às 18 horas (de Brasília). Por sua vez, o Paulistano buscará a reabilitação no campeonato Sub-22, diante do Palmeiras, às 14 horas (de Brasília).

+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

A Seleção Brasileira se apresentou melhor no primeiro quarto. Enquanto o Paulistano abusou das decisões precipitadas, o time verde-amarelo mostrou mais paciência em suas movimentações ofensivas e aos poucos foi abrindo vantagem. Com sete jogadores pontuando na parcial inicial, o selecionado nacional Sub-17 fechou os dez minutos iniciais com sete pontos de frente (19 a 12).x

O segundo período não foi bom para nenhum dos dois lados. O time paulista até começou bem e, com boas jogadas de Pecos, equilibrou o jogo. Só que depois de baixar a diferença no placar para apenas um ponto (20 a 19), o Paulistano voltou a tomar decisões precipitadas e parou. Do outro lado, a Seleção também abusou dos erros e o jogo ficou bastante truncado. Mesmo assim, a equipe nacional se manteve na liderança e partiu para o intervalo com quatro pontos de vantagem (28 a 24).

Na volta para o terceiro quarto, as movimentações ofensivas voltaram a funcionar e a Seleção abriu 11 pontos de frente (37 a 26). Logo em seguida, o Paulistano aplicou uma sequência de contra-ataques, anotou nove pontos seguidos, sendo sete de Pecos, e cortou o prejuízo para dois pontos (37 a 35). Novaamente, o clube da capital paulista não efetivou sua reação e voltou a cometer diversos erros em seu ataque. Aproveitando os contra-ataques, o time verde-amarelo voltou a engrenar uma boa arrancada e partiu para os dez minutos finais com uma vantagem de dez pontos a seu favor (49 a 39).

Logo no início da parcial final, a Seleção praticamente matou o jogo. Mais concentrada, a equipe nacional marcou oito pontos contra apenas três dos rivais e, em pouco mais de três minutos, ampliou a diferença no marcador para 15 pontos (57 a 42). Só que o Paulistano não se entregou. Com uma defesa pressionada por toda a quadra, o clube paulista colocou fogo no jogo, com uma avassaladora sequência de 18 a 5 e baixou a desvantagem para apenas dois pontos (62 a 60). Pecos teve dois lances livres para tentar empatar o jogo, mas falhou em ambas as tentativas. Do outro lado, a Seleção não desperdiçou os lances livres e garantiu a vitória.