HOJE
Ambições diferentes
Por Liga Nacional de Basquete
Querendo deixar a parte de baixo da tabela, Rio Claro recebe, nesta sexta-feira, o atual campeão sul-americano Bauru, que precisa vencer para voltar ao G-4
O Rio Claro Basquete terá um duro adversário na luta para deixar as últimas posições na tabela de classificação. Nesta sexta-feira, a equipe do técnico Chuí receberá o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Felipe Karam, o “Felipão”, na cidade de Rio Claro (SP), às 20 horas (de Brasília), em duelo válido pela sétima rodada do NBB 7 e remarcado por conta da participação bauruense na Liga Sul-Americana 2014.

Mesmo que com ambições diferentes, Rio Claro e Bauru entrarão em quadra com um objetivo em comum: a vitória (Henrique Costa/Bauru Basket)
Atualmente na última colocação da tabela de classificação do NBB 7 (16º), o esquadrão rio-clarense soma campanha de apenas uma vitória em sete jogos disputados no campeonato (14,3% de aproveitamento). Um resultado positivo frente aos atuais bicampeões paulistas significaria deixar a lanterna da competição e empatar o rendimento da Liga Sorocabana, 14ª colocada, que possui dois triunfos em oito jogos (25% de aproveitamento).
“No momento em que conseguirmos manter nossa concentração, manter a cabeça no lugar, ao invés de perdê-la, as vitórias começarão a vir. As derrotas não deixam chateados, frustrados e é isso que não pode nos afetar. Precisamos erguer a cabeça e fazer o máximo para conquistar as vitórias”, disse o armador rio-clarense Eric Tatu.
A única vitória do ‘caçula’ Rio Claro na atual temporada do NBB foi frente ao São José/Unimed, por 77 a 69, jogando em casa, no “Felipão”, palco do duelo desta sexta-feira contra os bauruenses. Desde então, o time do técnico Chuí realizou duas partidas e sofreu duas derrotas, também como mandante, para Mogi das Cruzes/Helbor, por 82 a 77, e Franca Basquete, pelo placar de 75 a 68.
“Estamos atravessando um momento ruim na competição e acho que o fator psicológico é que vai nos manter equilibrados. Já provamos que temos time para jogar de igual para igual com qualquer equipe, mas precisamos nos concentrar mais nos finais de partida, que é onde estamos nos perdendo”, completou Tatu.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
O Bauru, por sua vez, foi derrotado pelo líder e invicto Winner/Limeira, na última quarta-feira, fora de casa, por 77 a 71, em sua primeira partida no NBB após o histórico título da Liga Sul-Americana 2014. Com o revés, a equipe do técnico Guerrinha perdeu a vice-liderança do nacional e para a sexta posição, com campanha de três triunfos em cinco partidas (60% de aproveitamento), mesmo rendimento do Mogi das Cruzes, vice-campeão da América do Sul.

Vindo de derrota para o líder Limeira, Bauru, de Murilo Becker, precisa vencer para voltar ao G-4 (JB Anthero/Divulgação)
Caso vençam o Rio Claro, os bauruenses somarão seu quarto êxito em seis jogos no campeonato (66,6% de aproveitamento) e voltarão ao G-4 do NBB 7, pois igualarão a campanha do Flamengo, terceiro colocado, justamente com quatro triunfos em seis jogos (66,6% de aproveitamento), e deixarão para trás os quartos colocados Franca Basquete e São José/Unimed, que têm cinco triunfos em oito jogos na competição (62,5% de aproveitamento).
“No NBB não tem jogo fácil, ainda mais fora de casa. Porém, precisamos buscar vitórias longe dos nossos domínios. Nossa equipe sabe disso e vai com foco total para Rio Claro e tentar conquistar o resultado positivo”, destacou o pivô bauruense Murilo Becker, que retornou de lesão na última rodada, contra o Limeira, e anotou nove pontos e quatro rebotes.
Nesta temporada, Bauru e Rio Claro estiveram frente a frente pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2014. Na ocasião, Gui Deodato, Alex Garcia Hettsheimeir e Cia. “varreram” os rio-clarenses na série melhor de cinco, por 3 a 0, e avançaram às semifinais do Estadual, que terminou com o próprio time bauruense levantando o troféu e soltando o grito de campeão pelo segundo ano consecutivo.
“As duas equipes se conhecem muito bem, pois no Campeonato Paulista foram três jogos nos playoffs. Rio Claro buscou reforços e jogará em casa. Os dois times precisam do resultado positivo, e isso é sinal de um grande jogo”, frisou o técnico do Bauru, Guerrinha.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca