#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ambições diferentes

04-12-2014 | 08:24
Por Liga Nacional de Basquete

Querendo deixar a parte de baixo da tabela, Rio Claro recebe, nesta sexta-feira, o atual campeão sul-americano Bauru, que precisa vencer para voltar ao G-4

O Rio Claro Basquete terá um duro adversário na luta para deixar as últimas posições na tabela de classificação. Nesta sexta-feira, a equipe do técnico Chuí receberá o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Felipe Karam, o “Felipão”, na cidade de Rio Claro (SP), às 20 horas (de Brasília), em duelo válido pela sétima rodada do NBB 7 e remarcado por conta da participação bauruense na Liga Sul-Americana 2014.

Mesmo que com ambições diferentes, Rio Claro e Bauru entrarão em quadra com um objetivo em comum: a vitória (Henrique Costa/Bauru Basket)

Mesmo que com ambições diferentes, Rio Claro e Bauru entrarão em quadra com um objetivo em comum: a vitória (Henrique Costa/Bauru Basket)

Atualmente na última colocação da tabela de classificação do NBB 7 (16º), o esquadrão rio-clarense soma campanha de apenas uma vitória em sete jogos disputados no campeonato (14,3% de aproveitamento). Um resultado positivo frente aos atuais bicampeões paulistas significaria deixar a lanterna da competição e empatar o rendimento da Liga Sorocabana, 14ª colocada, que possui dois triunfos em oito jogos (25% de aproveitamento).

“No momento em que conseguirmos manter nossa concentração, manter a cabeça no lugar, ao invés de perdê-la, as vitórias começarão a vir. As derrotas não deixam chateados, frustrados e é isso que não pode nos afetar. Precisamos erguer a cabeça e fazer o máximo para conquistar as vitórias”, disse o armador rio-clarense Eric Tatu.

A única vitória do ‘caçula’ Rio Claro na atual temporada do NBB foi frente ao São José/Unimed, por 77 a 69, jogando em casa, no “Felipão”, palco do duelo desta sexta-feira contra os bauruenses. Desde então, o time do técnico Chuí realizou duas partidas e sofreu duas derrotas, também como mandante, para Mogi das Cruzes/Helbor, por 82 a 77, e Franca Basquete, pelo placar de 75 a 68.

“Estamos atravessando um momento ruim na competição e acho que o fator psicológico é que vai nos manter equilibrados. Já provamos que temos time para jogar de igual para igual com qualquer equipe, mas precisamos nos concentrar mais nos finais de partida, que é onde estamos nos perdendo”, completou Tatu.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

O Bauru, por sua vez, foi derrotado pelo líder e invicto Winner/Limeira, na última quarta-feira, fora de casa, por 77 a 71, em sua primeira partida no NBB após o histórico título da Liga Sul-Americana 2014. Com o revés, a equipe do técnico Guerrinha perdeu a vice-liderança do nacional e para a sexta posição, com campanha de três triunfos em cinco partidas (60% de aproveitamento), mesmo rendimento do Mogi das Cruzes, vice-campeão da América do Sul.

Murilo, do Bauru, e Hayes, do Limeira

Vindo de derrota para o líder Limeira, Bauru, de Murilo Becker, precisa vencer para voltar ao G-4 (JB Anthero/Divulgação)

Caso vençam o Rio Claro, os bauruenses somarão seu quarto êxito em seis jogos no campeonato (66,6% de aproveitamento) e voltarão ao G-4 do NBB 7, pois igualarão a campanha do Flamengo, terceiro colocado, justamente com quatro triunfos em seis jogos (66,6% de aproveitamento), e deixarão para trás os quartos colocados Franca Basquete e São José/Unimed, que têm cinco triunfos em oito jogos na competição (62,5% de aproveitamento).

“No NBB não tem jogo fácil, ainda mais fora de casa. Porém, precisamos buscar vitórias longe dos nossos domínios. Nossa equipe sabe disso e vai com foco total para Rio Claro e tentar conquistar o resultado positivo”, destacou o pivô bauruense Murilo Becker, que retornou de lesão na última rodada, contra o Limeira, e anotou nove pontos e quatro rebotes.

Nesta temporada, Bauru e Rio Claro estiveram frente a frente pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2014. Na ocasião, Gui Deodato, Alex Garcia Hettsheimeir e Cia. “varreram” os rio-clarenses na série melhor de cinco, por 3 a 0, e avançaram às semifinais do Estadual, que terminou com o próprio time bauruense levantando o troféu e soltando o grito de campeão pelo segundo ano consecutivo.

“As duas equipes se conhecem muito bem, pois no Campeonato Paulista foram três jogos nos playoffs. Rio Claro buscou reforços e jogará em casa. Os dois times precisam do resultado positivo, e isso é sinal de um grande jogo”, frisou o técnico do Bauru, Guerrinha.