#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vai, Brasil!

22-08-2025 | 03:14
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil aposta na mescla entre atletas experientes e jovens em ascensão para faturar o quinto título da AmeriCup; torneio na Nicarágua reúne principais forças das Américas

A seleção brasileira masculina de basquete dá o arremesso inicial na AmeriCup 2025 neste sábado (23/08), às 16h10, contra o Uruguai, em Manágua, capital da Nicarágua, com o objetivo de brigar pelo título. Com quatro conquistas no currículo, em 1984, 1988, 2005 e 2009, o Brasil busca o quinto troféu sob o comando do técnico Aleksandar Petrovic.

O treinador aposta na mescla entre atletas experientes e jovens em ascensão para levar o Brasil ao título. Jogadores que atuam em ligas europeias se juntam aos destaques do NBB CAIXA, formando um elenco versátil, capaz de impor intensidade defensiva e dinamismo ofensivo.

Bruno Caboclo, Georginho de Paula e Lucas Dias representarão o Brasil na AmeriCup. Foto: CBB

“Chegamos como gostaríamos na AmeriCup. Tivemos problemas com lesões, mas a equipe cresceu nos treinamentos, tivemos um bom ambiente de trabalho e penso que chegamos em um bom estágio para o começo da AmeriCup contra o Uruguai. Torneio muito equilibrado, mas Brasil chega bem e entre as equipes que busca o título”, afirmou o técnico Aleksandar Petrovic.

Entre os destaques da seleção brasileira estão nomes como o armador Yago, do Estrela Vermelha, da Sérvia, que dá uma consistência ao jogo coletivo, e Bruno Caboclo, do Hapoel Tel Aviv, de Israel, proporcionando força no garrafão, ponto tradicionalmente forte da equipe.

+ Confira os 12 jogadores que representarão o Brasil na AmeriCup 2025

A expectativa é que essa combinação de talento individual e disciplina tática faça do Brasil um dos principais candidatos ao título. A seleção brasileira, por exemplo, foi posicionada pela FIBA no topo do ranking entre os favoritos antes do início da AmeriCup, com os Estados Unidos na segunda colocação. Os americanos são os maiores vencedores da competição com sete títulos. O Canadá aparece em terceiro.

“Tivemos uma preparação excelente em Guarapari, dez dias intensos. Nosso grupo já joga junto há mais de seis anos, então temos uma sintonia e nos gostamos muito. É minha terceira AmeriCup, já tenho uma certa experiência, e acredito que vamos entrar fortes para conquistar o título esse ano”, disse o armador Georginho de Paula.

+ Conheça os adversários do Brasil na fase de grupos da AmeriCup 2025

A AmeriCup 2025 promete ser um dos pontos altos do calendário do basquete neste ano. Apesar de não garantir vaga na Copa do Mundo, o título traz prestígio em um importante teste de alto nível para o ciclo de competições que o basquete brasileiro terá pela frente.

Na primeira fase da competição, são três grupos com quatro seleções. As duas melhores equipes de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam às quartas de final. Os vencedores seguirão às semifinais, onde disputarão uma vaga na final, programada para o dia 31 de agosto.

Todos os jogos do Brasil da AmeriCup 2025 serão realizados no Poliesportivo Alexis Argüello e terão transmissão da ESPN.

Grupos da AmeriCup 2025:

Grupo A: Brasil, Bahamas, Estados Unidos e Uruguai
Grupo B: Canadá, Panamá, Porto Rico e Venezuela
Grupo C: Argentina, Colômbia, Nicarágua e República Dominicana

Jogos do Brasil:

x Uruguai (23/08, sábado, às 16h10)
x Bahamas (24/08, domingo, às 18h40)
x Estados Unidos (26/08, terça-feira, às 22h10)

Quartas de final: 28 de agosto (quinta-feira)
Semifinais: 30 de agosto (sábado)
Final e disputa do 3º lugar: 31 de agosto (domingo)