#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Raio x

21-08-2025 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Conheça os adversários da seleção brasileira na fase de grupos da AmeriCup 2025; Brasil enfrenta Uruguai, Bahamas e Estados Unidos na competição que começa neste sábado

A caminhada da seleção brasileira na AmeriCup 2025 começa neste sábado (23/08), diante do Uruguai, em Manágua, capital da Nicarágua. O Brasil enfrenta também Bahamas e Estados Unidos na fase de grupos. Todos os jogos serão disputados no Poliesportivo Alexis Argüello.

Na primeira fase da competição, são três grupos com quatro seleções. As duas melhores equipes de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam às quartas de final. Os vencedores seguirão às semifinais, onde disputarão uma vaga na final, programada para o dia 31 de agosto.

Conheça os adversários do Brasil na fase de grupos:

Uruguai (sábado, 23/08, às 16h10)

Sob o comando do técnico Gerardo Jauri, o Uruguai aposta na consistência defensiva e no jogo de perímetro para surpreender. A equipe é liderada pelo capitão Bruno Fitipaldo, que atua pelo Tenerife, da Espanha. Outro nome importante é Joaquín Rodríguez, que também joga no basquete espanhol.

A seleção uruguaia conta ainda com o armador Luciano Parodi, que tem três temporadas do NBB CAIXA no currículo. Ele defendeu Corinthians, Sesi Franca e KTO Minas. Foram 66 jogos no total, com médias de 12 pontos e 5,1 assistências.

O Uruguai fez uma boa campanha nas Eliminatórias da AmeriCup, com quatro vitórias em seis jogos. As duas derrotas foram justamente para o Brasil. As duas seleções se enfrentaram recentemente, na final da Copa Latina, torneio de preparação, com um triunfo da seleção brasileira por 86 a 77.

Elenco: Mateo Bianchi, Juan Ducasse, Bernardo Barrera, Bruno Fitipaldo, Pablo Gómez, Gonzalo Iglesias, Nicolás Martínez, Luciano Parodi, Patricio Prieto, Joaquín Rodríguez, Emiliano Serres e Santiago Vescovi.

 

Bahamas (domingo, 24/08, às 18h40)

A seleção de Bahamas entra na AmeriCup sem os jogadores que atuam na NBA, entre eles Deandre Ayton, Buddy Hield e Eric Gordon, e perdeu o pivô Kai Jones, do Dallas Mavericks, que sofreu uma lesão e ficou fora da lista final do técnico Lourawls Nairn.

A equipe tem jogadores talentosos que atuam na Europa e na G-League e bastante capacidade atlética. Destaque para o pivô Isaiah Mobley, irmão de Evan Mobley, jogador do Cleveland Cavaliers, que tem um jogo de garrafão muito forte, e o armador Domnick Bridgewater, que tem uma capacidade impressionante para pontuar.

Elenco: Garvin Clarke Jr., Domnick Bridgewater, Franco Miller Jr., Wilkenson Isnord, Rashad Davis, Joshua Dames, Sammy Hunter, Kentwan Smith, Isaiah Mobley, Jaraun Burrows e Lathaniel Bastian.

EUA (terça-feira, 26/08, às 22h10)

Apesar de não contar com os astros da NBA, os Estados Unidos entram na AmeriCup com uma seleção experiente, com jogadores que atuam nos clubes europeus e na G-League. O técnico é Stephen Silas, que trabalhou no Houston Rockets.

Jerian Grant é um dos principais nomes da seleção americana. O ala-armador de 32 anos defende atualmente o Panathinaikos, da Grécia, com participação na Euroliga, e está em ótima fase. Ele tem passagem pela NBA, onde defendeu New York Knicks, Chicago Bulls, Orlando Magic e Washington Wizards.

Outro ex-NBA do elenco é Langston Galloway, com oito temporadas por seis equipes diferentes. Atualmente, ele defende o Esenler Erokspor, da Turquia.

Vale um destaque também para Javonte Smart e Jahmi’us Ramsey, que foram os responsáveis por comandar os Estados Unidos nas Eliminatórias da AmeriCup, quando os americanos perderam apenas um jogo.

Elenco: Jarell Eddie, Speedy Smith, Javonte Smart, Andrew Andrews, Jahmi’us Ramsey, Langston Galloway, Jerian Grant, Cam Reynolds, Robert Baker II, Zach Auguste, Jack Cooley e Tyler Cavanaugh.