#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBA

INTERCÂMBIO QUE SÓ FORTALECE

20-10-2023 | 12:32
Por Liga Nacional de Basquete

Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo e vice-presidente de Marketing da Liga, Marcelo Vido comemora amistoso contra o Orlando Magic e destaca importância da troca de experiências com clubes da NBA

A oportunidade para troca de experiências com o melhor basquetebol do mundo é inestimável e vem sendo bem aproveitada por clubes da Liga Nacional de Basquete há quase dez anos, desde a assinatura do contrato da LNB com a NBA, em 2014.

Em 2018, o Arena da Barra recebeu o duelo entre Flamengo e Orlando Magic e contou com grande apoio da torcida rubro-negra (Arquivo Orlando Magic)

Nesta sexta-feira, com pulo bola às 20h, o amistoso entre Flamengo e Orlando Magic, no Amway Center, marcará o décimo encontro entre equipes brasileiras e times da NBA. O primeiro deles aconteceu antes da fundação da Liga, em 1999, quando o Vasco da Gama enfrentou o San Antonio Spurs pela McDonald’s Cup. A partir de 2014, já com a Liga em plena atividade, outros dois times além do Flamengo duelaram com os profissionais americanos: Bauru e Franca. A lista completa dos jogos se encontra no final desta matéria.

A troca de experiências, possível em função do acordo entre as duas ligas, permite não só o desenvolvimento técnico de atletas e treinadores nos confrontos dentro de quadra, como também a capacitação de executivos das equipes fora dela. Um bom exemplo foi a viagem realizada por representantes de diversos clubes da LNB aos Estados Unidos em fevereiro deste ano. Durante uma semana, eles conheceram estruturas esportivas, complexos de mídia, compartilharam experiências com diretores do Orlando Magic e assistiram a jogos da G League e da NBA.

“A presença do Flamengo e de outros clubes brasileiros nos Estados Unidos fortalece o basquete brasileiro e as duas liga, a LNB e a NBA”, afirma Marcelo Vido, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo e vice- presidente de Marketing da Liga Nacional de Basquete.

O primeiro duelo entre Flamengo e Orlando Magic aconteceu no dia 14 de outubro de 2014 (Arquivo Orlando Magic)

Presente em todos os confrontos do Rubro-Negro Carioca contra times da NBA, Vido destaca a importância desse intercâmbio para o clube, que já começou sua caminhada no NBB CAIXA. Na última sexta-feira o Flamengo enfrentou o Minas Tênis Clube (FLA 70 x 87 MIN) e no domingo pegou o Pato Basquete (FLA 84 x 71 PAT), com as duas partidas sendo realizadas no Maracanãzinho.

“Desde 2014, já fizemos cinco amistosos contra o Orlando Magic. Nesta sexta-feira, teremos um sexto encontro. A oportunidade de enfrentar os melhores jogadores do mundo e vivenciar a rotina de treinos como se a nossa equipe pertencesse a NBA é muito importante para o Flamengo. Vamos tentar tirar o máximo proveito do jogo desta noite e contamos com a presença dos torcedores do Flamengo aqui em Orlando para nos apoiar”, lembra o diretor rubro-negro. “Da mesma forma, sempre que estamos aqui, temos a chance aprender em outras áreas. Em 2018, por exemplo, participamos de um workshop de Marketing que teve conteúdo muito rico.”

Outro fator comemorado por Marcelo Vido é que esta é mais uma oportunidade para internacionalização da marca Flamengo. O clube de maior torcida no Brasil também tem muitos fãs fora
do país.

“Atuar fora do Brasil permite ao Flamengo se aproximar de torcedores saudosos do contato com o clube e também abre espaço para mostrar a força de nossa marca em outros mercados”, comenta o dirigente.

Após a partida contra o Orlando, o Flamengo voltará suas atenções novamente para o NBB CAIXA e entra em quadra dia 07 de novembro, contra o Botafogo, no Maracanãzinho.

Todos os confrontos de times brasileiros contra equipes da NBA:

Vasco da Gama 68 x 103 San Antonio Spurs – 1999 – McDonald’s Championship
Flamengo 88 x 100 Phoenix Suns – 2014
Flamengo 88 x 106 Orlando Magic – 2014
Flamengo 72 x 112 Memphis Grizzlies – 2014
Flamengo 73 x 90 Orlando Magic – 2015
Bauru 81 x 100 New York Knicks – 2015
Bauru 100 x 134 Washington Wizards – 2015
Flamengo 82 x 119 Orlando Magic – 2018
Sesi Franca 89 x 137 Brooklyn Nets – 2018

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.