#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Jack gigante

31-01-2024 | 01:07
Por Juvenal Dias

Para André Góes, vitória sobre o Minas e vaga inédita na final da Copa Super 8 mostram que UNIFACISA pode brigar por títulos: 'temos esse poder e esse potencial'

Foi um jogo eletrizante até o final! A UNIFACISA fez história e classificou-se para a final da Copa Super 8 pela primeira vez em seis edições da competição ao superar o Minas por 91 a 86 na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Mais uma vez, superou um time que fez uma melhor campanha no primeiro turno do NBB CAIXA, venceu a pressão da torcida contrária e se tornou o primeiro finalista de 2024, nesta terça-feira (30/01). Agora esperar para saber se decidirá no Rio de Janeiro, contra o Flamengo, ou em São Paulo, contra o Paulistano – as duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, no Maracanãzinho, com transmissão do SporTV.

A equipe da UNIFACISA comemorando vaga para a final. Foto: Hedgard Moraes/ MTC

A primeira semifinal da Copa Super 8 teve todos os elementos de uma grande decisão: jogadores importantes aparecendo nos momentos decisivos, torcida lotando a Arena UniBH para fazer pressão, muitas alternativas táticas e equilíbrio do início ao fim da partida.

No primeiro quarto, o Minas teve uma ligeira vantagem vencendo por 21 a 19. Em compensação, a UNIFACISA devolveu na mesma moeda no período seguinte, deixando a partida empatada em 40 a 40 na ida para o intervalo. Pelo lado da Tempestade, Chuzito liderava a pontuação do time, principalmente com sua precisão nos lances livres. Já no time do Jack, o jogo coletivo não trazia um pontuador como destaque, mas o pivô Hubner foi dominante no garrafão.

O terceiro quarto teve a mesma pegada dos anteriores, com leve predominância da UNIFACISA, vencendo por 26 a 24. Naturalmente, o nervosismo e faltas mais intensas ficaram para o quarto decisivo. Com isso, veio também mais erros e posses desperdiçadas. Apesar de um período novamente equilibrado, o Jack foi mais frio e venceu a parcial por 25 a 22. Um fator que os próprios jogadores do Minas lamentaram foi a quantidade de rebotes ofensivos que o time permitiu que a UNIFACISA pegasse durante a partida: ao todo foram 20 embaixo só de ataque, além dos 28 defensivos, totalizando 48 contra 31 da equipe mineira.

O ala-armador Chuzito foi o cestinha da partida, anotando 23 pontos para o Minas, mas o pivô Guilherme Hubner foi destaque mais uma vez pela UNIFACISA com um duplo-duplo, com 16 pontos, 10 rebotes e 23 de eficiência.

André Góes foi maestro da UNIFACISA. Foto: Tiago Trindade/ LNB

André Góes foi um comandante do Jack durante toda a partida, acalmando seus companheiros de time e articulando as jogadas. Ao ser questionado sobre o tamanho da emoção de um jogo como esses, o veterano de 36 anos respondeu:

“É o que mais nos preparamos, é o que sempre buscamos. Buscamos a excelência, buscamos muito isso na UNIFACISA nesses últimos anos. Conseguimos chegar na final, é aproveitar um pouco esse momento. Trabalhamos muito para isso, mas ainda tem mais um degrau. Também temos que levar isso como motivação para o resto da temporada do NBB CAIXA, sabemos que estamos em uma boa posição, temos intenções grandes, de repente, chegar em uma semifinal, posto que ainda não alcançamos. Tentamos crescer, para disputar as primeiras posições, disputar títulos. Demos um passo gigante hoje, mostramos que temos esse poder e esse potencial”.

Comemoração de César Guidetti. Foto: Tiago Trindade/ LNB

Quem também exaltou o projeto da UNIFACISA e demostrou orgulho em participar dele foi o técnico César Guidetti:

“Você conseguir com um projeto de excelência de basquete da UNIFACISA, fora do principal eixo do país, no interior da Paraíba, montar uma equipe de igual para igual com as maiores é um motivo de muito orgulho. Essa sequência de trabalho que a diretoria me possibilitou, de algumas temporadas, fez com que criasse uma identidade, nosso time criou uma cara e cresce temporada após temporada. É o prêmio disso tudo, é a coroação. O jogo em si foi muito difícil, o Minas é um time que está fazendo uma temporada fantástica, mas ao mesmo tempo sabíamos da nossa condição, da nossa evolução no NBB CAIXA, sempre acreditamos, com muitas dificuldades, mas que teríamos condições. O grupo se fechou mais ainda para a Super 8. Agora é esperar a definição do outro jogo para fazermos a final”.

Léo Costa instruindo seus comandados do Minas. Foto: Hedgard Moraes/ MTC

Técnico adversário, Léo Costa ressaltou a entrega de ambas as partes e lamentou que o Minas não conseguiu alcançar a final da Copa Super 8:

“Foi um jogo de muitas alternâncias táticas. Queria parabenizar a equipe da UNIFACISA, que fez uma grande partida, com alto aproveitamento, e também parabenizar nossos jogadores, nossa equipe que vem fazendo uma temporada muito positiva. É claro que é um baque muito grande, uma derrota em casa, tínhamos um objetivo muito grande de chegar na final da Copa Super 8. O momento é difícil para todos nós que estamos dedicados a disputar títulos na temporada. Não chegamos nessa final, mas isso não anula o que estamos construindo até aqui. Precisamos administrar o quanto antes essa derrota e voltar todas nossas atenções para o NBB CAIXA”.

Renan Lenz partindo para o arremesso. Foto: Hedgard Moraes/ MTC

Renan Lenz reconheceu o mérito da equipe de Campina Grande e lamentou a discrepância nos rebotes, que foi determinante no resultado da partida, de acordo com o pivô do Minas:

“A UNIFACISA está jogando um basquete muito bom, de muita qualidade, tiveram méritos hoje, pegaram 20 rebotes de ataque, em um jogo de alto nível, não podemos deixar isso acontecer. Isso foi o diferencial, deixamos eles crescerem. Nós fazíamos uma defesa boa e eles pegavam rebote de ataque e tiveram qualidade no final para fechar o jogo. Temos que acertar esses detalhes para a sequência do NBB CAIXA”.

A UNIFACISA volta à quadra neste sábado, às 17h, para a decisão da Copa Super 8, que terá transmissão ao vivo de TV Cultura, SporTV e YouTube do NBB CAIXA. A partida será na casa do adversário, que será conhecido na noite desta quarta-feira, na outra semifinal da competição, o duelo entre Flamengo e Paulistano no Maracanãzinho.

Confira as datas e transmissões da Copa Super 8:

Quartas de final:

(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho

Semifinais:

(2º) Minas 86 x 91 UNIFACISA (6º) – Arena UniBH
31/1 – 19h – (1º) Flamengo x Paulistano (5º) – Maracanãzinho – SporTV

Final:

3/2 – 17h – (1º) Flamengo ou Paulistano (5º) x UNIFACISA (6º) – a definir – TV Cultura, SporTV e YouTube NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.