HOJE
Seleto grupo
Por Marcius Azevedo
Com 16 temporadas no currículo, André Góes, do São Paulo, se torna o décimo jogador na história do NBB CAIXA a alcançar a marca de 500 jogos
Ao pisar em quadra pelo São Paulo ainda no primeiro quarto da partida contra o Mogi Basquete, nesta sexta-feira (01/11), no Prof. Hugo Ramos, André Góes entrou para um seleto grupo de atletas com 500 jogos disputados na história do NBB CAIXA. O ala é apenas o décimo jogador nesta lista, que tem Olivinha na liderança, com 564 partidas.
Aos 37 anos, André Góes tem 16 temporadas no currículo. Ele não esteve presente apenas na temporada 2014/15, mas viu o NBB CAIXA nascer, tomar forma e se consolidar como o principal campeonato de basquete do Brasil.
O ala começou sua trajetória com o Joinville, time que defendeu por duas temporadas, antes de despertar o interesse do Pinheiros, clube paulista onde jogou por um ano. Na sequência, voltou para o Joinville e de lá partiu para rodar o País, com passagens pelo Fortaleza Basquete Cearense, Macaé, Vitória, Sesi Franca, Mogi Basquete, Unifacisa e, finalmente, o São Paulo, o seu clube atual.
“É uma história longa, eu tive 0 privilégio de pegar o NBB desde o começo. Infelizmente não participei de uma temporada, podia estar com uns joguinhos a mais, mas é bem satisfatório. Fico bem feliz com essa marca, eu sabia que iria alcançá-la. Quando acabou a temporada passada tinha comentado já lá na Paraíba, que caso tivéssemos indo mais longe nos playoffs já poderia ter acontecido lá. Fico muito feliz, isso mostra que eu participei muito dessa mudança, do NBB todo, consegui me manter saudável boa parte das temporadas para ter esse número de jogos, fui longe nas temporadas também nos times que eu estive”, afirmou André Góes “Me deixa muito feliz saber que estou do lado de grandes craques do basquete nacional nessa lista do top 10. E espero continuar colecionando números, partidas, que é o mais importante, o mais legal de estar saudável e estar sempre disponível para jogar. Espero chegar mais longe nessa marca ainda.”
Ver essa foto no Instagram
Coincidentemente, André Góes alcançou o jogo de número 500 no ginásio em que viveu o seu momento mais marcante na história do NBB CAIXA. No dia 2 de fevereiro de 2020, o ala fez o game winner para o Mogi Basquete diante da Unifacisa. Detalhe: o time mogiano perdia por 14 pontos de diferença restando apenas 2 minutos e 18 segundos para o fim da partida. O triunfo por 96 a 94 foi possível com um arremesso de 3 pontos. “Foi uma temporada (2019/20) toda bem especial para mim aquela com o Mogi. Mas aquele jogo realmente, diante da Unifacisa, com aquela bola final de três pontos, foi um momento muito especial. De memória, aquele foi o jogo mais marcante. E teve um também um outro pelo Vitória, que também meti um game winner no playoff. Seriam esses dois jogos marcantes que vem na minha mente desses 500.”
Outro momento especial em sua trajetória no NBB CAIXA aconteceu na temporada passada, quando, então jogador da Unifacisa, foi escolhido para ser um dos capitães do Jogo das Estrelas. Mais do que isso: o Time André Góes foi o campeão da edição de 2024 ao superar o Time Márcio na decisão no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
“Foi algo muito legal, um prêmio pela minha carreira, por essa minha longevidade, por tudo o que eu já fiz também pelos meus clubes, pela Liga, foi importante pelo momento que minha equipe (Unifacisa) vivia também. Fiquei muito lisonjeado, muito feliz, muito honrado de poder, na história da Liga, ser um jogador importante também. E culminou com isso também, com esse interesse no São Paulo de me trazer para cá, do Guerrinha, da diretoria. Visualizaram que eu era um jogador, uma peça, que poderia ser importante para o time voltar a brigar por títulos, brigar pelas primeiras posições. É uma somatória de tudo isso. Fico muito feliz por ser bem visto pela Liga, pelos outros clubes”, afirmou.
E André Góes não promete parar por aí. A meta é ajudar ainda mais o São Paulo, que começou muito bem o NBB CAIXA 2024/25. “Espero continuar fazendo jogando. Estar sempre disponível para o meu time, estar tentando fazer mais. Tivemos agora um bom começo no campeonato, mas espero que possamos conseguir manter isso de maneira sustentável para no final do ano também estar brigando por essas primeiras posições e tentar ir o mais longe possível no playoff também”, avisou.
Top-10 jogadores com mais partidas do NBB CAIXA
- Olivinha* — 564;
- Larry Taylor — 550;
- Jhonatan Luz — 548;
- Alex Garcia — 545;
- Rafa Mineiro — 539;
- Shamell — 523;
- Gui Deodato — 521;
- Marquinhos — 513;
- Betinho — 500; e
- André Góes — 500.
*Único atleta que se aposentou
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.