#JOGAJUNTO

NBA

Os convocadospara Tóquio 2020

31-03-2021 | 03:39
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de currículos extensos, Andreia e Locatelli representarão o Brasil na equipe de arbitragem de Tóquio 2020

A cada dia que passa, as Olimpíadas de Tóquio 2020, a maior festa do esporte mundial que acontecerá na cidade de Tóquio, no Japão, entre os dias 23 de julho e 08 de agosto, se aproxima. Com a competição batendo à porta, alguns países já garantiram presença em diversos esportes, além de terem representantes também no corpo de arbitragem de algumas modalidades.

No basquete isso não é diferente e o Brasil será representado por dois dos melhores árbitros do cenário nacional em Tóquio 2020: Guilherme Locatelli e Andreia Regina da Silva.

Com currículos extensos, cada um dos dois já escreveram bons capítulos na história do basquete brasileiro e internacional. Andreia, por exemplo, recentemente foi convocada pela Fiba para o Mundial de Clubes, realizado em fevereiro na Argentina e vencido pelo San Pablo Burgos, da Espanha – equipe onde jogo o Brasileiro Vítor Benite.

“Espero que eu esteja conseguido mostrar para as jovens árbitras que o impossível é uma questão de opinião, pois quando somos determinadas, perseverantes e acreditamos em Deus tudo ser torna palpável. Tivemos grandes árbitras no passado e teremos também no futuro. O Brasil tem tradição na arbitragem”, disse.

Andreia espera que sua trajetória siga de exemplo para outras árbitras no Brasil (Divulgação/LNB)

Esta será a primeira Olimpíada que Andreia participará e, segundo ela, a expectativa para o momento é alta.

“Já foi uma grata surpresa estar na equipe do Mundial de Clubes como 4ª árbitra em uma convocação da FIBA MUNDO. Agora, a convocação para a Olimpíada foi algo que eu não esperava, embora estivesse em 2020 como árbitra Stand-by se caso algum árbitro não fosse. Mas, mesmo assim, quando vi essa nova convocação e que eu estaria entre os 30 árbitros relacionados para trabalhar em Tóquio, eu não acreditei. São 22 anos de dedicação, lágrimas e alegrias, 22 anos morando em São Paulo longe da minha família e perseguindo um sonho que chegou”, afirmou a árbitra.

Indo para sua segunda Olimpíada da carreira, Guilherme Locatelli é o outro brasileiro que fará parte da comissão de 30 árbitros em Tóquio 2020. Com vasta experiência no cenário nacional e internacional, sua convocação já era ventilada e se concretizou com a lista final.

“Essa Olimpíada realmente será diferente. A pandemia afetou os Jogos em todos os seus aspectos e a experiência que teremos em Tóquio será única com certeza. Tanto no que diz respeito à logística que será empregada para a realização segura do evento, quanto no próprio sentimento de recomeço que com certeza estará pairando sobre todos por lá.  Participar de um evento dessa grandeza e com todo este simbolismo que se desenhou por conta dos ocorridos no mundo, ficará gravado com muito carinho na minha memória”, disse.

Com a convocação, Locatelli vai para sua segunda participação em Olimpíadas (Fotojump/LNB)

Tanto Locatelli quanto Andreia fazem parte do quadro fixo de arbitragem do NBB, atuando há muitos anos na elite do basquete brasileiro. Para Locatelli, a competição é excelente para fomentar o crescimento dos árbitros na função.

“O NBB na última década se colocou entre as principais competições de basketball do nosso continente e com certeza contribui muito para o desenvolvimento da arbitragem. A dificuldade imposta em nossos jogos desenvolve o árbitro nos mais diferentes aspectos e o coloca em atmosferas emocionalmente muito carregadas. Esse último ingrediente em especial impõe um crescimento e um amadurecimento contínuo durante toda a carreira do árbitro, deixando-o inevitavelmente mais preparados para as grandes competições internacionais”, afirmou o árbitro.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, IMG Arena e Genius Sports.