#JOGAJUNTO

LDB

Anfitriões mais perto da classificação

28-12-2012 | 10:38
Por Liga Nacional de Basquete

Minas bate o Suzano e se aproxima da classificação para a segunda fase. Ainda pelo Grupo D, Paulistano supera o Vitória em partida difícil e se mantém vivo

A equipe da casa conquistou boa vitória sobre o Suzano (Orlando Bento/Divulgação)

O Minas se aproximou da classificação para a próxima fase da LDB, com a boa vitória sobre o Suzano/Campestre. Já o Paulistano conquistou seu primeiro triunfo da competição, ao vencer o CECRE/Vitória, em partida acirrada até os cinco minutos finais, onde os paulistas construíram a vantagem. A LDB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.

No jogo mais esperado do dia, o Minas superou o Suzano por 80 a 69 no duelo entre equipes invictas até então. Com a vitória, os mineiros se aproximaram da classificação para a segunda fase da LDB 2012. Essa foi a segunda vitória em duas partida dos donos da casa.

Os destaques da partida foram Bruno Irigoyen, com 21 pontos e nove rebotes. O cestinha da partida foi Rafa Moreira, com 26 pontos e oito rebotes.

O primeiro quarto teve equilíbrio total entre as equipes, com boas posturas defensivas, terminou 17 a 17. Mas foi no segundo quarto que o Minas construiu uma boa vantagem. Sob o comando de Bruno Irigoyen, com 15 pontos, os mineiros levaram a melhor na segunda etapa por 28 a 14, fechando a primeira metade da partida vencendo por 45 a 31.

Ao voltar dos vestiários,  o Suzano adotou uma postura defensiva muito boa, e contou com a mão quente de Rafa Moreira, com três bolas de três pontos, os paulistas ganharam o terceiro quarto por 22 a 21, indo para a etapa final perdendo por 66 a 53. O último quarto foi de administração por parte da equipe mineira. O Suzano tentava encostar no placar, mas o Minas não deixava. Os donos da casa venceram a partida por 80 a 69.

 

A equipe paulista conquistou sua primeira vitória na competição e precisa obrigatóriamente vencer o Minas na próxima rodada (Orlando Bento/Divulgação)

E para quem pensou que o confronto entre Paulistano e CECRE/Vitória seria fácil, se enganou. A equipe paulista venceu por 73 a 61 em vantagem construída apenas nos cinco minutos finais de partida. O time da capital paulista chegou ao seu primeiro triunfo na competição, e agora precisa de vitória contra o Minas amanhã.

Os destaques da partida foram Vinícius, com 19 pontos e cinco rebotes, Luiz Henrique, com 17 pontos, e Bruno Felipe, com 12. Pelo lado do Vitória, Breno foi o destaque com 19 pontos.

“A gente conversou bastante depois do jogo anterior, precisávamos mudar a nossa atitude e a nossa pegada defensiva. Sabíamos que eles poderiam complicar o jogo, mas entramos focados apenas em vencer”, comentou o ala Luiz Henrique

As duas equipes sofreram com o baixo aproveitamento nos arremessos primeiro tempo, mesmo assim, o Paulistano conseguiu ir para os vestiários com uma vantagem de sete pontos (34 a 28).

A equipe do Vitória voltou do intervalo determinada a mudar sua situação na partida. A equipe mostrou muita eficiência na defesa por zona, e venceu o terceiro quarto por 15 a 13, indo para a etapa final perdendo por apenas quatro pontos (57 a 53). Mas no último quarto, prevaleceu a forte defesa do Paulistano, e a boa atuação de Bruno Felipe, que fez oito pontos, ajudando os paulistas a ganhar o  quarto período por 26 a 12, fechando a partida com 73 a 61 no placar.

“Eu acho que a gente entrou melhor no jogo de hoje, no primeiro estávamos muito tensos, entramos muitos mais fortes, muito mais determinados. A nossa equipe vai evoluindo durante o campeonato e acredito que entraremos bem melhor amanhã contra o Minas”, disse Vinícius.