#JOGAJUNTO

LDB / Seleção Brasileira

Jovens olímpicos

08-07-2024 | 02:52
Por Liga Nacional de Basquete

É plantar e colher: 9 dos 12 atletas classificados para Paris 2024 jogaram a LDB, que há 13 anos contribui para o desenvolvimento do basquete brasileiro

A heroica classificação da Seleção Brasileira para os Jogos de Paris, conquistada neste memorável 07 de julho, trouxe à tona um sentimento de orgulho. Orgulho de ver as sementes plantadas anos atrás rendendo frutos para o Brasil no ciclo olímpico de 2024.

A vaga nas Olimpíadas não era conquistada há 12 anos pelo basquete masculino – considerando que o Brasil não precisou se classificar para Rio 2016 por ser país sede. Agora, a história foi escrita da melhor forma possível.

Dos 12 heróis que conquistaram o título do Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, nove já disputaram a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição de clubes Sub-22 que desde 2011 colabora para projetar novos talentos para o cenário nacional e internacional. Maior campeonato de base do país, a LDB é organizada pela LNB em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB CAIXA (@nbb)

Bruno Caboclo (28 anos), Lucas Dias (29 anos), Georginho (28 anos), Yago Mateus (25 anos), Léo Meindl (31 anos), Gui Santos (22 anos), Didi (25 anos) Cristiano Felício (32 anos) e Mãozinha (23 anos) são os “jovens” com passagem pela LDB que trouxeram a vaga ao Brasil. Agora, os jovens olímpicos.

Levar atletas dos clubes nacionais ao nível olímpico é um dos objetivos da parceria da LNB com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que há cerca de sete anos atua de mãos dadas com a Liga na realização do maior campeonato de base do país, que agora possui selos olímpicos em sua história.

Assim como os nove heróis da vaga olímpica da Seleção, mais da metade dos atletas que disputam o NBB atualmente têm passagem pela LDB, o que representam um investimento no crescimento sustentável do nosso basquete através dos clubes por parte da LNB e do CBC.

Com o trabalho de todo o ecossistema dos clubes da LNB, está sendo construído um caminho bastante positivo para o basquete brasileiro, dando espaço e condições para novos Yagos, Caboclos ou Lucas Dias sonharem alto em suas carreiras, realizarem sonhos como o dos Jogos Olímpicos e inspirarem as futuras gerações do basquete nacional.

Quem são os olímpicos com passagem pela LDB:

 

Bruno Caboclo 

Idade: 28 anos (1995)
Último clube: Partizan (Sérvia)
LDB’s disputadas: 2013 (31 jogos)
Clube na LDB: EC Pinheiros
Médias na LDB: 14,5 pontos, 6,8 rebotes, 2,4 tocos e 16,7 de eficiência

Foi na LDB 2013 que os olhares se voltaram para Bruno Caboclo. Joia rara no basquete nacional, o garoto nascido em Pirapora do Bom Jesus (SP) chamou a atenção na competição pelo potencial físico raríssimo e um domínio pouco visto nas áreas pintadas, mesmo com apenas 18 anos na competição que era Sub-22. 

O resultado depois dessa LDB? Draftado na 18ª posição pelo Toronto Raptors, dez anos de NBA, quatro clubes na Europa, uma temporada absurda no Brasil, com prêmio de MVP do NBB CAIXA e os troféus de campeão e MVP da Basketball Champions League Américas pelo São Paulo FC.

Agora um combo especial com os títulos de campeão, MVP e Quinteto Ideal do Pré-Olímpico de Riga 2024 e a sonhada vaga olímpica pela Seleção Brasileira. De Pirapora do Bom Jesus para Paris: esse é Bruno Caboclo.

+ “Foi o melhor jogo que eu poderia imaginar”, disse Caboclo após a vaga olímpica

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB CAIXA (@nbb)

Lucas Dias

Idade: 29 anos (1995)
Clube atual: Sesi Franca Basquete
LDB’s disputadas: 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 (69 jogos)
Clube na LDB: EC Pinheiros
Médias na LDB: 18,2 pontos, 8,1 rebotes, 51,7% de FG e 19,9 de eficiência

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB CAIXA (@nbb)

Ele é simplesmente o logo da LDB. Só isso. Falar de Lucas Dias na maior competição de base do país é basicamente contar um pouco da história do campeonato. São cinco edições disputadas, 69 jogos e uma coleção de recordes e prêmios.

Recordista em eficiência em um jogo (59), Lucas Dias também tem um jogo de 51 pontos na LDB 2015. Nesse ano, inclusive, ele fechou seu ciclo de cinco temporadas na competição sendo campeão, MVP, MVP das Finais e cestinha daquela edição. Entendeu por que ele é o logo?

No NBB CAIXA, ele caminha a passos largos para a prateleira dos GOAT’s (tradicional expressão que representa os melhores de todos os tempos). Tetracampeão, duas vezes MVP da temporada, uma vez Cestinha e um MVP das Finais. Além disso, foi campeão da Copa Internacional de Clubes da FIBA (com game winner na final). Tá bom ou quer mais? Uma coisa é certa: ele quer sempre mais.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lucas Dias (@lucassdias9)

Georginho De Paula 

Idade: 28 anos (1996)
Clube atual: Sesi Franca Basquete
LDB’s disputadas: 2013, 2014 e 2015 (77 jogos)
Clube na LDB: EC Pinheiros
Médias na LDB: 9,9 pontos, 4,8 rebotes, 3,1 assistências e 12,8 eficiência

Outro potencial bruto do basquete brasileiro que desenvolveu seu jogo na LDB é Georginho De Paula. Foram três edições e 77 jogos disputados pelo Pinheiros, com direito ao título da temporada 2015 ao lado de Lucas Dias, seu companheiro de Sesi Franca e Seleção Brasileira. 

A experiência adquirida na LDB foi um dos pontos que colaboraram com a rápida evolução de Georginho, que em pouco tempo já ganhava minutos na categoria adulta. No NBB CAIXA, atuou por Pinheiros, Paulistano e São Paulo, este último onde fez talvez a maior temporada individual de um atleta em toda a história da liga, com cinco troféus individuais: MVP, Melhor Armador, Maior Evolução, Reboteiro e Líder em Eficiência. 

Somente pelo Sesi Franca Basquete, ele é bicampeão do NBB CAIXA, campeão da Copa Super 8, campeão Paulista, da BCLA e da Copa Intercontinental da FIBA. Ele acaba de vir de uma experiência na Europa, onde defendeu o Ratiopharm Ulm (ALE) e terminou a liga local no quinto lugar.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB CAIXA (@nbb)

Léo Meindl

Idade: 31 anos (1993)
Clube atual: Alvark Tokyo (Japão)
LDB’s disputadas: 2011, 2012 e 2013 (15 jogos)
Clube na LDB: Franca Basquete
Médias na LDB: 13,5 pontos, 4,1 rebotes, 2,3 assistências e 12,5 de eficiência

Um dos maiores nomes da classificação da Seleção Brasileira, Léo Meindl é um exemplo de jogador que amadureceu cedo. Desde muito novo, ele já atuava na categoria adulta do Franca Basquete, clube de sua cidade natal. Portanto, a LDB serviu para consolidar um processo de desenvolvimento que já era muito sólido. 

Vice-campeão da edição 2012, Léo Meindl tem apenas 15 jogos na LDB, mas sem dúvidas deixou sua marca na competição. Já no NBB CAIXA, foi no Bauru Basket que o jogador fez história e foi campeão da edição 2016/2017, para orgulho de seu pai, Paulão Berger, que foi seu técnico nas LDB’s que disputou e faleceu pouco tempo depois de vê-lo campeão pelo Bauru.

Ele também atuou por Paulistano e São Paulo FC antes de iniciar sua trajetória internacional na Espanha, onde defendeu o Fuenlabrada na Liga ACB. Depois disso, foi para o Japão, onde está há duas temporadas. Neste meio tempo, chegou a disputar uma Summer League da NBA pelo Phoenix Suns. Agora, pode colocar um selo olímpico no currículo.

Yago Mateus

Idade: 25 anos (1999)
Clube atual: Estrela Vermelha (Sérvia)
LDB’s disputadas: 2015 e 2019 (21 jogos)
Clubes na LDB: Palmeiras e Paulistano
Médias na LDB: 11,5 pontos, 3,5 rebotes, 3,2 assistências e 11,1 de eficiência

Pouca gente conhecia Yago Mateus antes da LDB 2015, em Uberlândia (MG). Atuando pelo time Sub-22 do Palmeiras, ele tinha apenas 16 anos e pouco mais de 1,70m de altura, e já deu um cartão de visitas que já mostrava o que vinha pela frente: logo de cara, 20 pontos em 24 tentados e vitória sobre o time da casa. De novo: com apenas 16 anos.

Depois dessa LDB 2015, na qual teve médias de 11,3 pontos e 3,1 assistências em 20 jogos, ele iniciou sua carreira adulta ao se transferir para o Paulistano, onde conquistou o Campeonato Paulista 2017 e o NBB CAIXA 2017/2018. Ali ele virou protagonista. Ali ele virou o “Monstrinho”.

Em 2020 ele foi para o Flamengo, onde explodiu de vez: campeão do NBB 2020/2021, MVP das Finais, campeão da BCLA, da Copa Super 8 e da Copa Intercontinental de Clubes da FIBA. 

O sucesso em terras nacionais foi tanto que o “Monstrinho” ganhou as quadras da Europa, onde foi campeão inédito da Bundesliga da Alemanha pelo Ratiopharm Ulm, ao lado de Caboclo, e campeão da Liga Adriática pelo poderoso Estrela Vermelha, da Sérvia, seu clube atual. Agora, mais um sonho foi realizado na carreira do pequeno gigante Yago Mateus: os Jogos Olímpicos pela Seleção Brasileira.

 

Gui Santos

Idade: 22 anos (2002)
Time atual: Golden State Warriors (NBA)
LDB’s disputadas: 2018, 2019 e 2020 (36 jogos)
Clube na LDB: Minas Tênis Clube
Médias na LDB: 12,9 pontos, 6,4 rebotes, 2,8 assistências e 14,0 de eficiência

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Golden State Warriors (@warriors)

Gui Santos talvez seja o brasileiro mais mencionado internacionalmente nos últimos tempos. Mas antes de dividir vestiário com os astros Steph Curry, Klay Thompson e Chris Paul nos Warriors, ele passou por um processo incrível de desenvolvimento em seu clube, o Minas Tênis Clube, que forneceu tudo que o garoto precisava para dar o salto em sua carreira.

Depois de atingir um bom nível de maturidade até a LDB 2020, Gui foi aos poucos se tornando protagonista do adulto, com direito a participação fundamental no título do Minas na Copa Super 8 em 2021 e sendo eleito Sexto Homem do NBB CAIXA 2021/2022. 

No mesmo ano, ele se declarou para o Draft da NBA e foi selecionado na 55ª posição pelo Golden State Warriors, onde disputou 23 jogos da última temporada. Agora, Paris espera esse garoto de 22 anos. Voa, Gui!

 

Didi Louzada

Idade: 25 anos (1999)
Clube atual: Flamengo
LDB’s disputadas: 2016 e 2017 (21 jogos)
Clube na LDB: Sesi Franca Basquete
Médias na LDB: 11,7 pontos, 2,8 pontos, 2,6 assistências e 11,5 de eficiência

Quem também já desfilou seu talento na LDB e fez as malas para a NBA foi Didi Louzada. O garoto nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES) foi projetado para o cenário nacional vestindo a camisa do Sesi Franca Basquete, onde foi campeão da LDB 2017.

Depois disso, ele passou a integrar somente o elenco adulto do Franca, embora tivesse idade de LDB ainda. Dali para frente, a carreira só decolou: campeão sul-americano e Paulista de 2018 pelo Sesi Franca, além do prêmio de Destaque Jovem do NBB 2017/2018.

Em seguida, partiu NBA! Ele foi selecionado na 35ª posição do Draft de 2019 pelo Atlanta Hawks, mas acabou trocado para o New Orleans Pelicans. Didi jogou uma temporada no Sidney Kings (AUS) antes de efetivamente atuar pelos Pelicans, que depois o enviou para o Portland Trailblazers, seu último time na NBA.

Agora no Flamengo, ele foi vice-campeão do NBB e da BCLA antes de realizar o sonho de defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos. Antes era “De Cachoeiro para a NBA”. Agora é “De Cachoeiro para Paris”! 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Didi Louzada (@didi)

Cristiano Felício

Idade: 32 anos (1992)
Clube atual: Granada (Espanha)
LDB’s disputadas: 2011, 2013 e 2014 (34 jogos)
Clubes na LDB: Minas Tênis Clube e Flamengo
Médias na LDB: 17,2 pontos, 13,7 rebotes e 24,4 de eficiência

Cristiano Felício foi, sem dúvida alguma, um dos jogadores mais dominantes que já passou pela LDB. Depois de uma LDB pelo Minas em 2011, ele teve uma passagem pelo basquete universitário norte-americano e em seguida retornou ao Flamengo, onde foi avassalador. 

Campeão e MVP da LDB 2013, edição em que ele registrou o recorde de rebotes da história da competição: 29, e vice-campeão da temporada seguinte. Já no adulto do rubro-negro, foi bicampeão do NBB CAIXA, campeão da Liga das Américas e da Copa Intercontinental de Clubes da FIBA, em uma das equipes mais vencedoras da história do NBB CAIXA.

Seu desempenho de alto nível no time adulto do Flamengo mesmo com pouca idade despertou o interesse do Chicago Bulls, da NBA, que contou com os serviços do pivô natural de Pouso Alegre (MG) por seis temporadas. Em seguida, atuou pelo Ratiopharm Ulm (ALE) e atualmente defende o Corivan Granada (ESP) na principal liga nacional do continente europeu. Agora, vai disputar sua segunda Olimpíada pela Seleção – a primeira foi no Rio 2016.

 

Mãozinha

Idade: 23 anos (2000)
Último time: Memphis Grizzlies (NBA)
LDB’s disputadas: 2018, 2019 e 2022 (30 jogos)
Clubes na LDB: Maringá, EC Pinheiros e Corinthians
Médias na LDB: 15,0 pontos, 8,8 rebotes, 2,4 recuperadas e 21,1 de eficiência

E por fim, o nome que vem ganhando cada vez mais relevância na boca dos fãs de basquete do Brasil: Mãozinha, o cara das enterradas plásticas e tocos impressionantes, foi um dos que teve seu nome projetado na LDB de forma meteórica, lá em 2018. Seis anos depois, ele chegou à NBA e agora aos Jogos Olímpicos. Impressionante, não? A história é a seguinte:

Sua primeira aparição nacional foi atuando pelo Maringá, onde ele foi o MVP da edição 2018 da LDB, com expressivas médias de 17,7 pontos, 11,2 rebotes, 2,4 roubos, 1,3 tocos e 24,3 de eficiência por partida. No ano seguinte, foi contratado pelo Pinheiros, por quem foi campeão da edição seguinte (2019) e também debutou no profissional no NBB CAIXA.

Depois de uma passagem pela Macedônia do Norte, ele voltou ao NBB CAIXA para ser reboteiro do campeonato por dois anos consecutivos, sendo primeiro pelo Fortaleza Basquete Cearense (9,6 rpj) e o segundo pelo Corinthians (9,8 rpj). 

Em sua nova investida internacional, jogou a NBA G-League pelo Mexico City Capitanes, onde chamou a atenção com suas dunks e tocos impressionantes. Já em 2024, o sonho da NBA enfim chegou: o Memphis Grizzlies, franquia que o contratou pontualmente para disputar sete partidas – médias de 6,9 pontos e 5,3 rebotes em 17 minutos por jogo. Agora, as quadras olímpicas de Paris aguardam novas enterradas e tocos com a camisa verde-amarela.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CAPITANES (@capitanescdmx)

 

Leia também:

+ LDB 2024 pegando fogo! Veja quem são os destaques nas estatísticas
+ Paulistano é tetracampeão do Interligas LDB
+ 54 pontos: Tiago Marques bate recorde de Lucas Dias na LDB
+ Atleta Graduado: LNB anuncia parceria que oferece oportunidades de pós-carreira