#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Resiliência é o nome!

20-06-2023 | 12:30
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha da Unifacisa na temporada 22/23 do NBB, Antônio relembra sua trajetória até atingir o primeiro título individual no NBB: jogador de Maior Evolução

Na edição 2022/2023 do NBB, o vencedor do prêmio de Maior Evolução da temporada ficou com Antônio Ferreira, um jogador resiliente, conhecido por seu esforço e dedicação durante os treinamentos desde os seus primeiros anos no basquete. Características fundamentais para que hoje, com um maior tempo de quadra e maior protagonismo, se tornasse um dos principais jogadores da Unifacisa, uma das sensações na última temporada e, consequentemente, ficasse com a premiação individual. 

“Eu estava confiante. Claro, queria muito, mas sabia que era difícil. No fim das contas, quando chamaram meu nome, quase chorei. Foi uma conquista incrível”, afirmou Antônio Ferreira.

Antônio Ferreira, da Unifacisa, eleito o jogador de maior evolução do NBB 15 (Deco Pires/LNB)

Antônio iniciou a carreira no basquetebol em Franca, sua cidade natal, quando ainda tinha 12 anos. O curioso é que na época, apesar de morar na “capital do basquete”, não gostava muito da bola laranja e se interessava mais por futebol. Foi a partir da influência do irmão e dos amigos da escola que praticavam a modalidade, que ele, ainda jovem, começou a treinar em um projeto comunitário da cidade. 

“Eu treinava no projeto do Chuí, mas não competia de fato. Quando entrei na categoria de base, nem estava esperando, era o último dia de testes. Tentei e acabei passando, deu certo. Foi ali que desenvolvi vários fundamentos, aprendi a jogar sério. Foram 12 anos desde as categorias de base até o profissional e posso dizer que foi o que me formou”, disse Antônio Ferreira.

Da última temporada para a atual, Antônio elevou 5 digitos de pontuação e se tornou o “franchise player” da Unifacisa (Matheus Magnani/Caxias do Sul)

Até se estabilizar na equipe campinense, onde conseguiu a sua melhor temporada da carreira, Antônio jogou pelo Paulistano, Caxias e até mesmo teve uma primeira passagem na Unifacisa, quando conheceu melhor a cidade de Campina Grande, mas acabou não renovando. A jornada do ala/pivô como protagonista do Jack começou na temporada 21/22, quando assumiu um papel importante na rotação da equipe. Já na edição 2022/2023 do campeonato, o jogador elevou o seu papel ao protagonismo, se tornando o principal pontuador da equipe e o segundo maior cestinha do campeonato (17.8).

Durante o NBB 15, Antônio colecionou grandes atuações, como por exemplo um jogo de 36 pontos contra o 123 Minas, a terceira maior marca da temporada. Além disso, o ala/pivô somou 14 jogos com mais de 20 pontos, a maior marca desta edição, números que provam o elevado nível do basquetebol apresentado pelo jogador na temporada.  

“A forma como eu venho jogando vem de muito trabalho, de muito treinamento, de coisas que eu faço bem antes mesmo de chegar na Unifacisa. A mentalidade também é outro fator muito importante, tive uma mentoria que me ajudou a focar no basquete, tirar as coisas que me atrapalhavam. O nome disso é resiliência. A torcida aqui na cidade também é muito motivadora. Eles te puxam pra cima, vibram com tudo, eles te animam. Isso ajuda muito”, disse Antônio Ferreira. 

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquet/e (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.