#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ao ataque!

Palmeiras PAL 101
x
98 Rio Claro RCB
23
1ºQ
X
21
24
2ºQ
X
21
25
3ºQ
X
25
29
4ºQ
X
31

Poliesportivo H. Villaboim

21 de janeiro de 2015

Em jogo de alta produção ofensiva, Palmeiras atinge pontuação centenária, bate Rio Claro e sobe para o 8º lugar na tabela de classificação

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
101
X
98
101
PTS
98
7
A3C
14
29
A2C
20
22
LLC
16
29
RT
23
18
ASS
19

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Palmeiras/Meltex e Rio Claro Basquete fizeram um jogo de alta produção ofensiva nesta quarta-feira. Em todos os quartos, as equipes atingiram 20 ou mais pontos e a partida foi disputada em um ritmo intenso. Para vencer, o clube da capital paulista atingiu pontuação centenária pela primeira vez no NBB 7 e triunfou pelo placar de 101 a 98.

Este foi o oitavo resultado positivo do Palmeiras em 16 partidas disputadas na temporada. Com a vitória, o esquadrão dirigido pelo técnico Régis Marrelli ultrapassou Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed e subiu para a oitava posição. Por sua vez, Rio Claro conheceu sua 13ª derrota também em 16 jogos realizados e segue na 15ª colocação.

“O forte do nosso time é a defesa e antes do jogo tínhamos a segunda melhor defesa da competição, agora acho que não mais (risos). Em compensação nosso ataque fluiu muito bem hoje e atingimos nossa melhor pontuação. Foi um grande jogo e uma vitória muito importante para nós”, disse Régis Marrelli, técnico do Palmeiras.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Autor de 24 pontos, sendo 11 no terceiro quarto, o ala/armador palmeirense Neto apresentou um ótimo aproveitamento nos arremessos e foi o cestinha do jogo, ao lado do rival Duda Machado, dono da mesma marca. Junto do camisa 14, o ala Diego e o pivô Toyloy, com 12 pontos cada, e os argentinos Stanic e Gianella, responsáveis por 13 e 11 pontos, respectivamente, foram outros nomes importantes do triunfo alviverde.

Por conta da punição sofrida pelo Palmeiras decorrente da confusão após o duelo contra o Minas, o duelo foi realizado com portões fechados. Além disso, o clube alviverde aproveitou para fazer alguns ajustes em seu ginásio e a partida foi realizada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, casa do Pinheiros/SKY.

O jogo

O primeiro quarto foi bastante equilibrado. Com diversas trocas de liderança no placar, nenhuma das duas equipes conseguiu deslanchar e o placar permaneceu parelho durante toda a parcial inicial. Apresentando bons aproveitamentos nos arremessos de quadra e com ótimo jogo coletivo – sete jogadores pontuaram pelo Palmeiras e seis marcaram pelo Rio Claro –, os dois times atuaram em alto nível no período inaugural. Sendo assim, os dez primeiros minutos se encerraram com o clube alviverde em vantagem, mas por apenas dois pontos: 23 a 21.

No embalo do bom desempenho de Duda, Rio Claro chegou a assumir a ponta do marcador logo no início do segundo quarto (33 a 30). Porém o Palmeiras foi mais regular durante toda a parcial e rapidamente voltou a ficar em vantagem. Neto e Gianella apareceram muito bem e comandaram a boa produção do ataque alviverde. Então, depois de nova vitória parcial, desta vez por 24 a 21, os comandados de Régis Marrelli fecharam a primeira metade da partida com cinco pontos de frente: 47 a 42.

Na volta do intervalo, Neto seguiu como a principal arma ofensiva do clube do Palestra Itália e a equipe mandante chegou a abrir sete pontos (58 a 51). Sem se abalar, Rio Claro passou a movimentar bem a bola em seu ataque e rapidamente reequilibrou as ações. Porém o Palmeiras conseguiu segurar o bom momento dos rivais, não deixou a liderança escapar e chegou para os dez minutos finais ainda com uma vantagem de cinco pontos: 72 a 67.

Com muita paciência em suas movimentações ofensivas, o time da capital paulista manteve sua alta produção e ampliou sua vantagem para dez pontos (89 a 79). Na tentativa de buscar a reação, Rio Claro apostou nos tiros de três pontos e com um bom aproveitamento colocou fogo nos minutos finais. Só que do outro lado, o Palmeiras voltou a trabalhar bem a bola e, com destaque para as belas jogadas de Gianella, garantiu a importante vitória.

“Treinamos durante duas semanas e focamos muito na defesa. Não conseguimos colocar em prática, mas conseguimos manter o jogo equilibrado por conta do nosso ataque. Eles abriram uma vantagem no começo do último quarto, mas mesmo assim tentamos buscar até o último segundo. Agora é bola para frente”, disse Duda, maior pontuador do Rio Claro na partida.