HOJE
Ao lado da massa
Por Liga Nacional de Basquete
Na Gávea, Flamengo faz sua estreia em casa na temporada 2015/2016 do NBB enfrentando o Rio Claro, nesta sexta-feira; rubro-negros buscam sua 2ª vitória seguida
Nesta sexta-feira (13/11), o Flamengo fará sua primeira partida em casa na temporada 2015/2016 do NBB. No Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do clube, a equipe do técnico José Neto medirá forças com o Rio Claro Basquete, às 20 horas (de Brasília), em busca de sua segunda vitória consecutiva na competição.
“A expectativa para essa primeira partida em casa é a melhor possível. Estamos evoluindo a cada jogo, a equipe mais entrosada dentro de quadra. Jogar no Hélio Maurício vai ser diferente também, já que estamos acostumados com mando de quadra no Tijuca. Essa proximidade com o torcedor aqui no nosso local de treinos vai ser muito positiva”, disse Marcelinho Machado, do Flamengo.
+Clique aqui e confira as Curiosidades do complemento da Rodada 4 do NBB 2015/2016
Em duas partidas disputadas até então no campeonato, o rubro-negro carioca possui campanha de um triunfo e uma derrota (50% de aproveitamento). Na partida de abertura no NBB, os atuais tricampeões foram superados na reedição da última Final contra o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, por 77 a 73.
Na rodada seguinte, também no interior do Estado de São Paulo, o clube do Rio de Janeiro não se intimidou com o bom público no Ginásio Pedrocão e conquistou seu primeiro resultado positivo na oitava edição do NBB ao superar o dono da casa Franca Basquete, com tranquilidade, pelo placar de 89 a 65.
“O Rio Claro é um time que preocupa. Eles vêm bastante embalados, perderam a semifinal do forte Campeonato Paulista para o campeão. Temos que impor nosso ritmo, controlar a partida para que possamos alcançar mais uma vitória no NBB”, declarou o técnico do Flamengo, José Neto, que já comandou o Ulbra Rio Claro em sua trajetória como treinador.
Já o Rio Claro realizou três partidas no NBB até aqui, com saldo de uma vitória e duas derrotas. Na primeira rodada, o time do técnico Marcelo Tamião levou a melhor sobre a Liga Sorocabana, em casa, por 82 a 67. Em seguida, também no Ginásio Felipe Karam, foi superado pelo Paulistano, por 74 a 67. E na rodada passada, a equipe paulista perdeu para o Macaé Basquete, fora de casa, por 84 a 80.
“Esperamos por um jogo muito difícil, pois sabemos da grandeza e da qualidade do Flamengo. Estamos jogando bem durante a maior parte dos jogos, mas não estamos sabendo fechá-los como se deve. Precisamos melhorar nossos cinco minutos finais, pois isso com certeza nos trará mais vitórias. Acredito na força do meu time e essa melhora só depende de nós”, comentou o ala Gui Deodato, do Rio Claro.
+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB
Levando em conta os primeiros jogos de ambas as equipes, os destaques das mesmas ficam por conta de Marquinhos e JP Batista, pelo Flamengo, donos das respectivas médias de 16,0 e 15,5 pontos por jogo, e de Teichmann e Gui Deodato, do Rio Claro, que anotaram em média 15,0 e 14,5 pontos de média, respectivamente, nas três partidas iniciais de sua equipe.
Teichmann, por sua vez, conhece bem o Flamengo, pois atuou lá por três temporadas, entre 2009/2010 e 2011/2012. Com a camisa flamenguista, o jogador conquistou o vice-campeonato da segunda edição do NBB e o título da Liga Sul-Americana 2009. Na atual temporada, o camisa 11 da equipe rio-clarense está entre os atletas mais eficientes da competição e tem média de 20,37 de valorização.
E por falar em história, Flamengo e Rio Claro se enfrentaram apenas duas vezes em duelos válidos pelo NBB, ambos na temporada passada, em que a equipe rio-clarense estreou na competição. Nos dois duelos, vitória rubro-negra: no primeiro turno, no interior paulista, por 93 a 85, e no segundo, no Rio de Janeiro (RJ), por 99 a 74.
Para sua primeira partida em casa no NBB 2015/2016, o Flamengo contará com o retorno de seu capitão Marcelinho Machado, que fará seu primeiro jogo após passar por uma artroscopia no joelho direito no último dia 20 de outubro. “Estou ansioso para poder voltar. Foi pouco tempo fora (duas partidas pelo NBB), mas é sempre bom estar em quadra. Estamos evoluindo como equipe e espero que eu possa contribuir para mais uma vitória do Flamengo”, concluiu Marcelinho.
Apesar do retorno de Marcelinho, quem desfalca a equipe comandada por José Neto é o ala/pivô Olivinha, que foi diagnosticado na última terça-feira (10/11) com um edema ósseo na fíbula direita. O período afastado das quadras dependerá da resposta ao tratamento aplicado pelo médico da equipe, Dr. Claudio Cardone, e do fisioterapeuta do FlaBasquete, Ricardo Machado.