#JOGAJUNTO

NBB Socioambiental

Apoiando a causa

29-01-2019 | 12:46
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas e comissão técnica do Brasília participam de campanha de doação de sangue

Brasília participou da campanha de doação de sangue no Hemocentro da cidade (Divulgação/Universo Brasília)

A tarde desta segunda-feira (28/01) reservou um momento diferente para atletas e comissão técnica do Universo/Caixa/Brasília. Eles deram uma pausa na preparação visando o jogo diante do Corinthians (SP), nesta quinta-feira (31/01), para apoiar uma causa que extrapola as quatro linhas: a doação de sangue e medula óssea.

Por conta do intenso período de treinos e jogos, os atletas não puderam fazer a doação de sangue. Mas alguns enfrentaram as agulhas e realizaram o cadastro para doação de medula.

Para o armador Nezinho, que já doou sangue em duas oportunidades, a participação da equipe na campanha de conscientização é importante por conta da relevância do time na cidade.

“Esse tipo de ação é super importante. A equipe tem muita visibilidade e isso pode ajudar no aumento do número de doadores de sangue em Brasília”, sentenciou.

André Germano, técnico do Brasília, enfrentou a agulha e participou da campanha de doação de sangue (Divulgação/Universo Brasília)

Para o técnico André Germano, que também fez o cadastro para se tornar um doador de medula, a rotina do time, entre treinos e jogos, às vezes diminui a importância de campanhas como a do Hemocentro.

“É uma importância até social fazer parte de uma campanha como essa. Às vezes a gente pensa somente nos treinos e jogos e esquece o quanto o time pode ser importante nesse sentido. Podemos ajudar a passar a mensagem de ser doador é muito maior do que o basquete. Podemos ajudar pessoas em situações de emergência e também a manter o estoque de sangue em níveis ideais para atender a população”, disse.

Como forma de incentivar a doação de sangue, o jogo diante do Corinthians, nesta quinta-feira terá uma opção a mais de ingresso: aqueles que apresentarem o certificado de doação de sangue realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro, ganharão uma entrada para a partida. Basta apresentar o certificado na entrada do Ginásio da ASCEB.

Atletas do Brasília compareceram ao Hemocentro para apoiar a campanha (Divulgação/Universo Brasília)

Por conta das restrições impostas para a doação de sangue, também é possível que o interessado se dirija ao Hemocentro para realizar o cadastro para se tornar um doador de medula óssea. Neste caso, é colhido apenas um pequeno frasco de sangue, em um procedimento que demanda menos restrições.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.