#JOGAJUNTO

Apoio ao CBC

26-08-2020 | 08:17
Por Liga Nacional de Basquete

Clubes formadores de atletas publicam manifesto de apoio ao Comitê Brasileiro de Clubes

Os clubes filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) divulgaram, nesta semana, em suas respectivas mídias sociais e/ou sites oficiais um manifesto de apoio à entidade. A carta explicita o agradecimento dos clubes ao CBC pelo trabalho de fomento do esporte brasileiro através das parcerias realizadas com os clubes formadores de atletas olímpicos nos últimos anos.

No manifesto, os clubes expõem ainda que “ao abraçar o basquetebol brasileiro de maneira global, o CBC qualifica seu investimento para atingir seu principal objetivo que é formar atletas olímpicos”.

O basquete é uma modalidade que mais possui investimento por parte do CBC. A entidade apoia a realização de competições nacionais Sub-14, Sub-16 e Sub-19 no masculino e feminino, além do 3×3, em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e, ainda, investirá na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato Sub-22, e no NBB em parceria com a Liga Nacional de Basquete. A entidade também se aproxima de um acordo com a LBF (Liga de Basquete Feminino).

“O CBC apoia o basquete brasileiro e nós só temos que agradecer por tudo o que está sendo feito pela modalidade nos últimos anos e pela parceria que foi fechada para as próximas temporadas. O apoio do CBC concretiza a realização de um grande sonho da Liga, dando aos clubes totais condições para continuarmos com o NBB forte e uma LDB ainda mais sólida no desenvolvimento dos jovens atletas”, afirmou o presidente da LNB, Nilo Guimarães.

Ao todo 24 clubes assinaram a carta. Dentre eles, os clubes sociais e olímpicos, como C.A. Paulistano, E.C. Pinheiros, Minas Tênis Clube, SOGIPA, Grêmio Náutico União, Sociedade Thalia, Santa Mônica, Círculo Militar do Paraná e Tijuca Tênis Clube, além das agremiações mais voltadas ao trabalho realizado no futebol, como Botafogo, Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco da Gama.

Além desses, diversas associações do basquete nacional também apoiaram a decisão do CBC em investir em todo o ecossistema da modalidade. Associação Bauru Basketball Team, Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes – Rio Claro, Associação de Basquete Cearense, Associação de Basquetebol Arte de Pato Branco, Associação Desportiva Mogi das Cruzes, Brasília/BRB, Caxias do Sul Basquete, Associação Atlética Unifacisa, Franca Basquetebol Clube e São José Desportivo assinaram o manifesto.

“A Liga Nacional de Basquete é o exemplo mais concreto do esporte brasileiro de um modelo baseado integralmente na união dos clubes. O apoio ao CBC é unânime, pois a missão e o propósito da entidade vão totalmente de encontro a razão de ser dos clubes associados: a formação de atletas olímpicos. Gostaria de parabenizar o CBC por sua liderança no apoio aos clubes de formação olímpica brasileira”, afirmou o primeiro presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

“O investimento na modalidade não diferencia trabalho de base e trabalho na categoria adulta, pois, na verdade, um é consequência do outro, um é a razão de ser do outro. O CBC pode ter a certeza que os recursos disponibilizados para nossa equipe adulta abrirão a possibilidade de que o clube direcione para suas categorias de base os investimentos necessários para seu pleno desenvolvimento”, comentou o presidente do Franca Basquete, Munir Buchalla Filho.

CBC e LNB atuam juntos no desenvolvimento dos clubes de basquete desde 2017 na organização da LDB. A competição já revelou nomes importantes para o mercado brasileiro e mundial, como o armador Yago e o ala Didi, que defenderam a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo FIBA, além dos pivôs Dikembe e João Vitor e o ala Jonas Buffat, que concorreram ao prêmio de Destaque Jovem da última edição do NBB.

Graças a essa parceria, que colabora diretamente com a renovação da modalidade no país, mais da metade dos atletas da principal competição do basquete brasileiro na última temporada passaram pela LDB.

No dia 14 de agosto deste ano, as duas entidades ampliaram a parceria para o próximo ciclo de quatro anos. O CBC será parceiro do NBB, principal campeonato adulto masculino de basquete, e da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22.

“O CBC tem orgulho da história de seus Clubes filiados nas conquistas passadas do basquete e seguiremos juntos com a CBB, LNB e LBF para a formação de atletas que sempre representarão o Brasil”, declarou Jair Pereira, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

Confira o Manifesto dos Clubes na íntegra:

Os Clubes filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes manifestam seu apoio ao CBC na condução do desenvolvimento do segmento clubístico no Brasil, especialmente no que concerne a formação de atletas olímpicos, a qual está destacado na Missão da entidade e no seu Propósito.

Com a responsabilidade de sermos os agentes pela formação de mais de 60% dos atletas olímpicos brasileiros não podemos concordar com afirmações de que o CBC pode estar, de alguma forma, preterindo o trabalho de formação dos nossos atletas. Este trabalho tem que ser compreendido durante todo o seu ciclo e o fato é que a decisão do CBC em fomentar as competições de base no Brasil, através dos CBI´s, gerou um ciclo extraordinário de competições e movimentação do esporte brasileiro. Também, com grande relevância, o aparelhamento dos Clubes e o investimento nos recursos humanos voltados à prática esportiva trouxeram um grande incentivo.

Ao abraçar o basquetebol brasileiro de maneira global o CBC qualifica seu investimento para atingir seu principal objetivo que é formar atletas olímpicos. Somente no basquetebol o CBC vai investir no Sub14, Sub16 e Sub19 no masculino e feminino, além do 3X3, em parceria com a CBB e investirá no Sub22 e no NBB em parceria com a Liga Nacional de Basquete, além do basquetebol feminino da Liga de Basquete Feminino, a LBF.

O auge da maturação de um atleta olímpico, no basquete, se dá entre 24 e 27 anos, comprovado cientificamente. Pelo menos 65% dos atletas inscritos no NBB estão abaixo dessa faixa etária. Além disso, é uma excelente maneira de “inspirar” para o esporte (tal qual destacado no “propósito” do CBC) é investir na maior competição de Clubes de basquetebol do país. O NBB é o “espelho” para os jovens. Assim, com as categorias apoiadas na Confederação, o Sub22 da LNB, o NBB e a LBF, o CBC termina por abraçar todos os clubes formadores e também todos os atletas com potencial olímpico que praticam a modalidade. O fato é que os investimentos no basquetebol aumentaram e todo o ecossistema ganha com isso.

Neste momento de grave crise para o mundo é hora de pensarmos na modalidade e vermos este momento como de celebração e agradecimento somente.

Assinam:

✓ Associação Bauru Basketball Team – SP

✓ Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes – Rio Claro – SP

✓ Associação de Basquete Cearense – CE

✓ Associação de Basquetebol Arte de Pato Branco – PR

✓ Associação Desportiva Mogi das Cruzes – SP

✓ Botafogo de Futebol e Regatas – RJ

✓ Brasília/BRB – DF

✓ Caxias do Sul Basquete – RS

✓ Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – UNIFACISA – PB

✓ Círculo Militar do Paraná – PR

✓ Club Athletico Paulistano – SP

✓ Clube de Regatas do Flamengo – RJ

✓ Club de Regatas Vasco da Gama – RJ

✓ Esporte Clube Pinheiros – SP

✓ Franca Basquete – SP

✓ Grêmio Náutico União – RS

✓ Minas Tênis Clube – MG

✓ Santa Mônica Clube de Campo – PR

✓ São José Desportivo – SP

✓ São Paulo Futebol Clube – SP

✓ Sociedade de Ginástica Porto Alegre – 1867 (SOGIPA) – RS

✓ Sociedade Thalia – PR

✓ Sport Club Corinthians Paulista – SP

✓ Tijuca Tênis Clube – RJ