HOJE
Regresso Impactante
Por Marcius Azevedo
Após 10 anos e uma carreira sólida, com passagem pela NBA, Cristiano Felício volta ao NBB CAIXA com atuação dominante pelo Sesi Franca e está empolgado para a temporada 2025/26
Foram dez anos longe das quadras brasileiras. Uma década de experiências intensas, vividas entre os Estados Unidos, Europa e Japão, até que Cristiano Felício voltasse a atuar no país onde tudo começou. A reestreia no NBB CAIXA foi pelo Sesi Franca Basquete. O retorno não poderia ser mais marcante, com dominância em quadra, alcançando um duplo-duplo de 11 pontos e 12 rebotes, além de uma vitória contundente sobre o Basket Osasco, no início de uma nova caminhada.
Felício não escondeu a emoção por voltar ao NBB CAIXA. “Estava com saudade de atuar no Brasil, estar perto dos familiares e também próximo dos amigos que tenho por aqui”, contou o pivô, ainda em clima de reencontro. “Jogar o NBB CAIXA com certeza é um bônus excelente desta volta para o Brasil. Espero fazer uma competição muito boa e, quem sabe, no final ser coroado com o título. Sei que será difícil porque tem muitas equipes muito boas, com chances reais de título, assim como nós, mas este é o objetivo e estaremos muito firmes em busca disso.”

Cristiano Felício em ação pelo Sesi Franca na estreia do NBB CAIXA 2025/26. Foto: @brulivieri / @basketosasco
Aos 33 anos, Felício retorna mais maduro, depois de viver o sonho de qualquer atleta, que é jogar na NBA, onde defendeu o Chicago Bulls. Ele ainda passou pela Europa e, antes de experimentar o basquete asiático. A última temporada no NBB CAIXA havia sido em 2014/15, pelo Flamengo. Nesse tempo fora, acompanhou à distância o crescimento do campeonato e viu o torneio se consolidar.
“O campeonato cresceu. Quando saí do Brasil, tinha jogado alguns NBBs, jogado LDB, a Liga tinha poucos anos e ainda tinha muito a crescer. Acompanhei o NBB à distância, estava sempre tentando assistir aos jogos, fosse nos EUA, na Europa ou no Japão, apesar de mais difícil por causa do fuso. Mas estava em contato com amigos que jogavam o NBB e isso também contou muito para eu decidir retornar”, afirmou.
Agora, ele chega a uma equipe que vive um dos momentos mais dominantes da sua história recente. O Sesi Franca é o atual tetracampeão do NBB CAIXA e uma das forças do basquete brasileiro. O entrosamento, segundo Felício, tem sido um diferencial desde o início. Com o pivô em quadra, o time francano foi recentemente campeão paulista.
“O entrosamento está sensacional. Muitos eu já conheço de seleção brasileira ou de jogar contra no próprio NBB anos atrás. Os que não conhecia são jogadores excelentes e pessoas melhores ainda, que vieram com o mesmo foco para o Sesi Franca Basquete: conquistar o maior número de títulos possíveis”, explicou.
“E também vieram com uma mentalidade que só nos ajuda a crescer dia após dia, sem vaidade. E, sendo assim, o entrosamento fica cada vez mais fácil por todos estarmos focados num só objetivo. Assim, sabemos o que precisamos fazer e o tanto que precisamos nos dedicar e trabalhar para chegarmos neste objetivo”, completou.
O discurso reflete o espírito coletivo que vem guiando o time nas últimas temporadas. E o Sesi Franca provou logo na estreia que chega muito forte para brigar pelo pentacampeonato.
“Acho que chegamos com uma das forças do NBB, sim, pelo investimento, pela força do grupo e pela tradição. Mas campeonato se vence em quadra, jogando bem, não se ganha no nome. Estamos confiantes numa boa temporada, felizes com a conquista do Paulista, mas cientes de que o NBB é um campeonato forte, um torneio longo, de altíssimo nível e que precisamos encarar cada partida como uma decisão”, afirmou Felício.
Além do retorno ao NBB CAIXA, a volta ao Brasil reacende também uma chama antiga: o desejo de voltar a defender a seleção brasileira. Felício tem uma trajetória de quase duas décadas com a camisa verde-amarela, desde as categorias de base até a equipe principal.
“Acredito que o que mais aproxima um jogador da seleção brasileira é estar atuando em um nível de excelência sempre. Infelizmente, no ano passado, a minha passagem pelo Japão não foi tão boa, o que, consequentemente, coincidiu com a minha não ida para a AmeriCup. Tenho uma história com a seleção brasileira de quase 20 anos e muitas competições, e sei o quanto é difícil estar entre os jogadores que vão atuar pelo Brasil, ainda mais com tantos jovens despontando e jogando muito bem por aqui, e que mereceram demais esta chance.”
Agora, o foco é total em Franca, mas sem perder de vista o horizonte. “Acredito que o momento agora é de voltar a atuar bem, voltar a este nível de excelência, ajudando o Sesi Franca Basquete a vencer jogos e, consequentemente, títulos e, quem sabe, num futuro próximo eu possa voltar a vestir e honrar a camisa da seleção brasileira, que sempre foi de um valor imenso para mim.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca