#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Paixão pelo basquete

13-08-2025 | 12:57
Por Marcius Azevedo

Após dois anos de inatividade, o Rio Claro está de volta ao NBB CAIXA e já recebe o abraço de uma apaixonada torcida, com o ginásio lotado nos primeiros jogos do Campeonato Paulista

Após dois anos de inatividade, o Rio Claro Basquete está de volta ao NBB CAIXA em um momento de renovação e apostando no futuro. A retomada do projeto para a temporada 2025/26 conta com investimento de um grupo sérvio e um elenco predominantemente jovem, mesclando talentos promissores e nomes experientes.

Entre os destaques está Gemadinha, que teve bom desempenho pelo CAIXA/Brasília na temporada passada. A equipe do interior de São Paulo contratou também outros jogadores que estiveram presentes no NBB CAIXA 2024/25, como Matheus Bonfim (CAIXA/Brasília), Jonatan dos Anjos (Ceisc/União Corinthians) e Maciel (Bauru Basket), além de Murilo, campeão da Liga Ouro pelo Basket Osasco.

A torcida abraçou o time no retorno do basquete em Rio Claro. Foto: Filippo Ferrari

Como parte do projeto, o Rio Claro trouxe dois jogadores europeus: o bósnio Marko Rikalo e o sérvio Nemanja Simovic. O também sérvio Milan Vulic é o coordenador técnico da equipe, atuando ao lado do técnico Leonardo Leitão.

O tamanho da expectativa pela volta do basquete já se refletiu na presença do público nos dois primeiros jogos do Rio Claro como mandante no Campeonato Paulista, com 100% dos ingressos vendidos e mais de 2 mil pessoas presentes em cada jogo no ginásio Felipe Karam.

“A volta do Rio Claro Basquete é um desejo de todos nós desde o dia que anunciamos a paralisação. Ver o ginásio lotado nos primeiros jogos é a prova de que a cidade ama o basquete e abraçou o time. Estamos apenas no começo de um projeto pensado para quatro anos, com muito trabalho e planejamento para evoluir durante esta temporada e nas próximas para devolver ao torcedor o orgulho de ter Rio Claro forte no basquete nacional”, afirmou Marcelo Tamião, presidente do Rio Claro Basquete.

+ NBB CAIXA 2025/26 tem recorde de participantes

A equipe rio-clarense continua se estruturando dentro e fora da quadra para chegar bem preparada para o NBB CAIXA. O novo projeto tem um planejamento de quatro anos, em que nesse primeiro momento o time espera se consolidar na elite do basquete nacional, para depois buscar maiores voos.

“Estou muito feliz com minha primeira experiência no Brasil e grato por fazer parte do novo Rio Claro Basquete. A energia da torcida no ginásio é realmente incrível, veio muito mais gente do que eu esperava nesse começo. Temos um elenco jovem, com grande potencial, e vamos crescer juntos ao longo da temporada para construir algo sólido dentro do clube”, afirmou Milan Vulic.