#JOGAJUNTO

NBB Caixa

eterno exemplo

22-11-2024 | 09:55
Por Marcius Azevedo

Após perda da mãe em maio deste ano, Alê Vernizzi luta em quadra com o R10 Score Vasco da Gama para manter vivo o sonho que ela ajudou a alcançar

Escolher o que fazer com as lembranças é uma decisão importante no processo para superar o luto. Alê Vernizzi, jogador do R10 Score Vasco da Gama, decidiu guardar os momentos especiais que viveu ao lado da mãe para se motivar, afinal Alexsandra sempre incentivou o sonho do filho. A foto ao lado dela, presente no bloqueio do seu celular, é a última imagem que ele vê antes de entrar em quadra para os jogos do NBB CAIXA. Ela faleceu em maio desde ano, uma semana após apresentar os primeiros sintomas de dengue.

Alê com sua mãe na foto que ele colocou como tela no celular. Foto: Arquivo Pessoal

“É muito difícil. Nunca estamos preparados para isso. A perda da minha mãe ainda está recente. É muito difícil perder uma pessoa que você ama, mas ela sempre vai ser meu exemplo, minha inspiração. Era uma pessoa que eu era muito apegado. Vou sempre tentar trazer coisas boas dela, vivências boas e usar ela como exemplo, como o meu combustível. Na minha vida pessoal quanto na profissional”, afirmou Alê. “Ela sempre foi uma pessoa que me apoiou no basquete, apoiou esse meu sonho, sempre deu tudo para mim e para os meus três irmãos. Ela e o meu pai (Edson) nunca deixaram faltar nada para nós e eu sou muito grato e eu tento o máximo possível me apegar a Deus para tentar entender os planos, mas acredito que ela está num lugar melhor e eu sempre vou carregar as coisas boas dela na minha vida”, completou.

Alexsandra Vernizzi completaria 51 anos no último dia 13 de novembro. O processo de luto coincidiu com uma transição na vida profissional do armador de 24 anos. Alê, que começou nos Ursos Basquetebol, projeto que existe até hoje em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, está muito mais maduro nesta temporada. Trocou o andar trôpego por passos firmes em direção ao sonho. O técnico Léo Figueiró confia em colocá-lo em quadra sem pestanejar, como aconteceu antes da partida contra o Farma Conde/São José Basketball, quando Jamaal teve uma indisposição e ele foi titular. O R10 Score Vasco da Gama venceu e o treinador fez questão de puxá-lo para o centro da rodinha dos jogadores depois da vitória para que ele pudesse ter um sentimento de pertencimento.

“Busco sempre estar o mais preparado possível. Não sabia que eu ia começar de titular, Jamaal estava mal de saúde e eu fico feliz de ter assumido uma responsabilidade maior e ter ajudado o time na vitória sobre o São José. Quando o Léo me colocou ali no meio foi muito importante para mim, fiquei muito feliz por ele estar reconhecendo o meu trabalho, o trabalho que eu fiz em quadra e, para mim, foi muito importante”, disse. “Fico feliz de ter essa oportunidade de estar mais em quadra e estou buscando entender o meu papel. Toda vez que eu tenho oportunidade, busco ajudar o time, esse é o diferencial. Estou sempre buscando melhorar cada dia mais. Todo dia é uma nova oportunidade que tenho de estar buscando uma melhora.”

A relação com Léo Figueiró tem sido muito importante para o seu desenvolvimento. O treinador foi fundamental na renovação de contrato ao final do NBB CAIXA 2023/24. “Ele é um técnico que tem uma bagagem enorme e é muito inteligente. Ele trabalha com muita seriedade todos os dias, sempre está me trazendo confiança, tenta simplificar o jogo. Deixando tudo mais fácil e mais tranquilo. Traz esse entendimento para eu ter mais maturidade, entender o meu papel em quadra. Sou grato por estar tendo essa oportunidade de trabalhar com ele e sempre busco sugar o máximo possível das coisas boas. Ele tem me ajudado bastante.”

Alê Vernizzi em ação pelo R10 Score Vasco da Gama. Foto: Maurício Almeida

O mesmo vale para Marquinhos. Em sua última temporada na carreira, o jogador de 40 anos abraçou o companheiro mais jovem.  Eles têm até dividido quarto nas viagens. “Tem sido muito bom para mim. Sempre busco estar o mais perto possível dele, porque ele é inspiração, referência, estou grato por estar recebendo essa oportunidade de estar ao lado dele, trabalhando com ele, dividir o quarto nas viagens. Sempre tento sugar o máximo possível dele, das coisas boas, da experiência que ele teve, uma carreira muito vitoriosa. Um cara que é ídolo, que vai se aposentar agora, é o último ano dele. O mais importante é tentar sugar o máximo possível”, afirmou. “A humildade é o que mais admiro nele. É um cara que trata todo mundo igual. Se tiver de falar, ele vai falar. Se tiver de cobrar, ele vai cobrar. E isso é muito legal, realmente é um líder em quadra. Essa cobrança tem de existir. Ele pega bastante no meu pé, mas eu sei que isso vai me fazer bem no meu processo. É um cara que eu respeito muito, e como eu falei, é um ídolo do basquete”, acrescentou.

Alê busca ser melhor do que na temporada passada, mesmo objetivo que o R10 Score Vasco da Gama tem no NBB CAIXA. Após surpreender na volta ao maior campeonato de basquete do País, em 2023/24, fechando na quarta colocação na fase regular e caindo apenas na semifinal, o time cruzmaltino soma seis vitórias e cinco derrotas. Como um veterano, no discurso, o armador não quer colocar ainda mais pressão sobre os companheiros para superar o desempenho anterior.

“A expectativa é sempre melhorar toda vez que começa uma nova temporada. Não existe ter tanta comparação com o ano passado. Não podemos nos colocar sob pressão pelo resultado do ano passado. É um novo ano, uma nova oportunidade. A expectativa é melhorar. Temos peças novas no time, que também estão se encontrando, ainda estamos nos conhecendo e tudo novo”, finalizou Alê.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.