HOJE
Orgulho
Por Marcius Azevedo
Após vice-campeão do NBB CAIXA 2024/25, KTO Minas valoriza campanha inédita com presença na final: "Tenho muito orgulho do que entregamos", afirma o capitão Paranhos
O inédito troféu do NBB CAIXA não veio, mas a temporada do KTO Minas entra para a história como a mais marcante da equipe. Com uma campanha sólida, um elenco competitivo e uma torcida cada vez mais envolvida, o time mineiro provou que está entre os gigantes do basquete nacional e que pretende continuar por lá.
Durante o torneio, o KTO Minas foi protagonista. Fez uma fase de classificação consistente, com 29 vitórias em 34 jogos, terminando pela primeira vez na liderança. Nos playoffs, chegou à final sem perder nenhuma partida, passando por Desk Manager Mogi Basquete, R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket. A série contra o Sesi Franca foi duríssima, mas o time do técnico Léo Costa mostrou personalidade e resiliência e lutou até quando foi possível.

Jogadores do KTO Minas com o troféu de vice-campeão do NBB CAIXA. Foto: João Pires/LNB
O vice-campeonato não diminui em nada o feito da Tempestade. Pelo contrário, reforça a grandeza do projeto, que continua em ascensão. A temporada 2024/25 termina com orgulho, cabeça erguida e a certeza de que o caminho está sendo construído com um trabalho sério. Ainda há muitos capítulos por escrever nessa história.
“É um momento difícil. Queríamos muito esse título, queríamos ter igualado a série para levar para BH de volta. Construímos bem o jogo todo. No quarto período, perdemos um pouco a mão da partida, não conseguimos produzir ofensivamente, o Franca cresceu e, por méritos, conquistou o tetracampeonato. Agora é fazer análises no momento certo, ter tranquilidade para saber lidar com esse momento difícil e consciente de que nós deixamos tudo em quadra, que foi uma temporada de um passo a mais que não tínhamos dado ainda, de chegar nessa final de NBB CAIXA, mas claro que queríamos ter alcançado esse título”, afirmou o técnico Léo Costa.
Ver essa foto no Instagram
“A temporada não pode ser jogada no lixo por causa de não ter conseguido o título. Fizemos um bom trabalho, um excelente trabalho na fase de classificação, durante todo o processo. É entender que numa final você precisa ter regularidade, conseguir parar as principais peças do Franca, o que não conseguimos. Estou orgulhoso do time que estava do meu lado, dos jogadores que brigaram a temporada inteira. Tenho muito orgulho do que entregamos e infelizmente não conseguimos o título, mas saímos de cabeça erguida”, disse o capitão Alexandre Paranhos.
Além da performance em quadra, o clube cresceu fora dela. A conexão com a torcida se fortaleceu, o trabalho de base continua revelando talentos e o KTO Minas se consolidou como sinônimo de excelência e com um futuro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca