HOJE
DIEGO FIRMEZA
Por Vinícius Guimarães
Peça importante no Botafogo de Léo Figueiró, Diego Conceição é um dos líderes do Brasília com 65% nas bolas de três
Sai Jaú, entra Emanuel. Sai Emanuel, entra Jaú. Na partida contra Brasília, Léo Figueiró trocava seus ala/pivôs em uma frequência mais rápida que a normal. Isso porque do outro lado, na mesma posição, havia um jogador que estava matando tudo: Diego Conceição.
O técnico do Dragão se frustrava porque tinha destacado aos seus jogadores antes da partida que Diego tem um arremesso perigoso.
“A gente viu os vídeos e falou que ele estava com um aproveitamento maravilhoso. Sei que o Diego se cuidou demais na quarentena, eu vi isso no Rio”, contou Léo.
Naquele confronto, o ala/pivô do Brasília acertou quatro das cinco bolas de três que tentou. Ter 80% de aproveitamento já é motivo para se comemorar, mas o desempenho foi ainda mais especial por ter sido contra Léo Figueiró.
Ele já guardou 5/6 nos 3 pontos no último jogo do @bsbbktoficial… Agora, já tem QUATRO! 😱 Diego Conceição virou chutador! 🎯
Assista aqui ➡️ https://t.co/LUc12CfLtn#NossoBasquete #NBB pic.twitter.com/dDuIm2Pt9f
— NBB (@NBB) November 16, 2020
“A importância do Léo na minha carreira é enorme. Foi um dos pouquíssimos caras que acreditaram em mim e sou muito grato a isso. Aprendi muito com ele nesses dois anos e continuo aprendendo. A gente conversa sempre, principalmente agora que a gente está no mesmo hotel em Mogi. Ele me ensinou muita coisa sobre basquete e sobre a vida”, revelou.
Campeão da Liga Sul-Americana de 2019 pelo Botafogo, Diego Conceição chegou à equipe no meio da temporada 2018/2019. Ele já havia disputado quatro temporadas do NBB, sendo a última no Caxias, em 2016/2017. Na edição seguinte, ele não arranjou time e ficou uma ano fora da elite do basquete brasileiro.
“O Diego estava jogando uma liga amadora no Rio e a gente precisava contratar alguém. Eu já conhecia ele desde moleque e falei para trazer. Bati boca com a diretoria, que foi meio resistente. O diretor falou ‘vou contratar, mas depois vai estar na sua conta'”, disse Figueiró.

Diego já jogou no NBB pelo Tijuca, Joinville e Macaé, além de Botafogo e Brasília (Gilvan de Souza/Divulgação)
“A única coisa que eu falei para o Diego foi relacionado ao apelido que ele tem no Rio, da época de infância, de “Diego Moleza”. Eu falei que esse apelido não ia rolar. Como é que eu vou justificar que eu estou trazendo um reforço com nome de Moleza? Eu disse que a partir daquele dia, seria Diego Firmeza”, lembrou o técnico, rindo.
+ Diego Conceição participou do Podcast Território NBB para falar sobre o projeto Payback
É possível afirmar que Léo Figueiró ganhou essa aposta. Diego aproveitou tão bem a oportunidade que concorreu ao prêmio de Sexto Homem do Ano de 2018/2019, sendo peça chave para a campanha surpreendente do Botafogo.
Para o NBB 2020/2021, o ala/pivô se transferiu para o Brasília Basquete e assumiu um protagonismo que jamais teve na sua carreira. Suas médias nas cinco primeiras partidas da temporada são de 13,4 pontos, 5,8 rebotes e incríveis 65,2% de aproveitamento nas bolas de 3.
Alguém assopra a mão do Diego Conceição! 🔥
3/3 nos chutes de longe nesse começo de jogo 🥵
Assista aqui ➡️ https://t.co/gOEKBJ2aNL#NossoBasquete pic.twitter.com/qtWzHNNamG
— NBB (@NBB) November 14, 2020
“O Diego tinha sido sexto homem ano passado e estávamos observando há muito tempo. No Brasília, damos uma versatilidade para ele, assim como tinha o Rafa Moreira. O Diego é o coringa do nosso elenco”, analisou Ricardo Oliveira, técnico do Brasília.
Se mantiver esses números até o fim do NBB, Diego quebrará seus recordes pessoais de médias de pontos, rebotes, assistências e bolas de 3 convertidas. Contra o Paulistano, nesta temporada, ele já estabeleceu seu novo recorde pessoal de cinco bolas de 3 em uma partida.
+ Confira a tabela de classificação do NBB 2020/2021
“No Botafogo eu vinha do banco, tinha a função de trazer energia para a quadra e defender. Lá a gente trabalhava com jogadores de muito talento ofensivo. Aqui eu tenho o papel de trazer mais pontos, além da defesa e energia. É uma responsabilidade maior que eu sempre procurei na minha vida. Ela chegou e eu estou tentando aproveitar da melhor forma”, afirmou.

O recorde de bolas de três de Diego Conceição em uma temporada é de 22. Em cinco jogos do NBB 20/21, ele já tem 15. (João Pires/LNB)
Léo Figueiró passou raiva vendo Diego matar tanta bola de três contra o Bauru. Mas depois da partida, esse sentimento se transformou em felicidade.
“Fico feliz que ele esteja jogando bem. É um moleque trabalhador, bom demais de grupo, muito positivo. A vibe que ele traz para o time que o contrata é muito boa. Eu vi ele correndo atrás para entrar no mercado do NBB e agora ele entrou. Entrou para ficar”, declarou.
A próxima partida de Diego Conceição e do Brasília Basquete será contra o Minas, no dia 2 de dezembro, às 17h, com transmissão do DAZN.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca