HOJE
Aprendizado
Por Liga Nacional de Basquete
Após se despedir da temporada 2011/2012, técnico Márcio Azevedo faz um balanço da participação da equipe de Vila Velha no NBB

(Gilson Borba/LNB)
O Vila Velha/Garoto/BMG encerrou a sua participação no NBB 2011/2012, no último sábado, com derrota em casa para a equipe do Vivo/Franca. Com apenas uma vitória em 28 partidas (3,6% de aproveitamento), a equipe não fez uma grande campanha, mas não são apenas resultados ruins que resumem a temporada dos capixabas. Em entrevista com o técnico Márcio Azevedo, ele fala sobre a atual situação da equipe, planejamentos para a próxima temporada e sobre seus jogadores.
Perguntado sobre o desempenho de sua equipe, o técnico dividiu a temporada em dois momentos distintos. No primeiro turno, o time teve dificuldades para encontrar o entrosamento ideal, e no segundo turno passou a apresentar uma boa evolução.
“No primeiro turno, nós treinavamos, jogavamos, viajavamos, e era um pouco corrido, então eu não tinha como dar um padrão de jogo para a equipe”, comentou Azevedo.
O trienador destacou que a equipe começou o ano com algumas incertezas, inclusive sobre a própria participação de Vila Velha no NBB, e que alguns jogadores vieram em cima da hora com diferentes níveis técnicos e físico. Tudo isso, de alguma forma, influenciou na campanha da equipe.
Com a pausa no calendário para as festas de fim ano, os capixabas puderam ter tempo para treinar e com isso melhoraram o seu jogo, fazendo grandes confrontos contra outras equipes do NBB.
“Pode-se dizer que nós perdemos seis jogos, literalmente, na última bola. O NBB é um campeonato muito difícil e precisa estar muito bem preparado para fazer uma grande campanha”, lembrou o comandante da equipe canela-verde.

Dalla foi o principal jogador do Vila Velha na temporada (Maurício R. Martins/Divulgação)
Márcio também destacou a baixa média de idade de sua equipe, que foi uma das que mais apostou em jovens talentos.
“Nós temos no nosso grupo seis jogadores com idade para disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) [abaixo de 22 anos]. Temos o Matheus Dalla, que foi um nome muito comentado durante a competição, e é um grande jogador”, comentou.
Com apenas 20 anos, Matheus Dalla foi o principal jogador da equipe na competição. Foi o cestinha, com média de 12 pontos por jogo, maior média de acertos de bolas de 3 (42,2%), melhor aproveitamento em lances livres (88,4%) e o jogador mais eficiente do grupo com média de 11,4 pontos no índice.
Sobre o planejamento para a próxima temporada, Márcio disse que a diretoria da equipe está fazendo algumas reuniões para finalizar o projeto, acertando a situação de alguns jogadores e que outras questões, como patrocinadores, precisam ser definidas para a sequência do trabalho já visando a temporada 2012/2013.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Rede Globo e patrocinio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca