#JOGAJUNTO

LDB

Aprendizado

27-06-2013 | 03:22
Por Liga Nacional de Basquete

Durante dia de folga nos jogos da LDB, Régis Marrelli e Flávio Davis ministram clínica de fundamentos para atletas e técnicos

Flávio Davis (à esq.) e Régis Marrelli (à dir.) comandaram atividades para os jogadores e técnicos da LDB

A quinta-feira foi de folga para os times que disputam a LDB 2013. Porém, os atletas e técnicos envolvidos na disputa da primeira etapa da competição nacional Sub-22 tiveram uma ótima oportunidade de aprender um pouco mais sobre a modalidade da bola laranja.

Régis Marrelli, técnico do São José/Unimed em todas as edições do NBB e finalista da quarta edição do maior campeonato de basquete do país, e Flávio Davis, coordenador das categorias de base do Minas Tênis Clube, ministraram clínicas de fundamentos na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG).

Durante todo o dia, grupos de atletas passaram pela quadra da cidade do interior de Minas Gerais. Os jogadores foram separados de acordo com suas posições: armadores, alas e pivôs. Além disso, os técnicos das equipes que disputam a terceira edição da LDB puderam acompanhar de perto os trabalhos e conseguiram adquirir um maior conhecimento sobre algumas técnicas de treinamentos utilizadas em equipes de alto nível.

“As clínicas são para passarmos detalhes em relação a fundamentos para os atletas. Além disso, temos que criar a consciência do treinamento fora do horário normal de treino. Então, isso faz com que eles tenham a consciência de que é importante treinar o fundamento para chegar em um nível bom na categoria adulta. Também conseguimos com a clínica passar alguns detalhes para os técnicos para que eles possam utilizar em seus treinamentos. Temos técnicos de quase todas as regiões do país aqui na LDB e é muito importante que a gente possa disseminar alguns exercícios e fundamentos para melhorar ainda mais a qualidade do basquete brasileiro”, disse Flávio Davis.

Sempre com muita disposição e com uma variedade muito grande de exercícios, os treinadores se revezaram no comando da clínica. Ao todo, foram seis grupos de jogadores que passaram pela atividade e em todos eles ocorreram trabalhos diferentes de fundamentos.

“Os técnicos também aprendem muito. Na minha época de garoto, eu queria saber qual era o método utilizado pelo Edvar Simões, Hélio Rubens e Cláudio Mortari, que eram os grandes técnicos da época. E aqui na clínica a gente acaba mostrando algumas situações que a gente faz no dia a dia e nosso método de trabalho. Acho que está sendo uma experiência muito positiva para todos os envolvidos. Enquanto isso, os jogadores também tem interesse em aprender. Eles vem me perguntar como é o treino de jogadores de alto nível, como o Fúlvio, e essa é uma boa oportunidade para passar um pouco de conhecimento para esses garotos que ainda buscam espaço no profissional”, explicou Marrelli.

Disputas da LDB retornam nesta sexta-feira em São Sebastião do Paraíso (João Pires/LNB)

Além de ministrarem as clínicas, Flávio e Régis também exercem outra função durante a primeira etapa de disputas da LDB 2013. Os treinadores estão na posição de observadores, ou seja, assistem a todos os jogos da competição e depois conversam com os técnicos das equipes para passar uma visão neutra sobre o que ocorreu durante a partida.

“Eles trabalham como orientadores, assistindo às partidas e conversando com todos os técnicos das equipes participantes, com o objetivo de trocar ideias e ajudá-los no seu aprimoramento profissional. Eles conseguem fornecer um “olhar diferente”, de alguém que não está envolvido com o jogo ou com a equipe”, afirmou Paulo Bassul, gerente técnico da Liga Nacional de Basquete.

Para a próxima etapa da LDB, que será realizada novamente na cidade de São Sebastião do Paraíso, entre os dias 10 e 20 de julho, a fórmula será repetida. Desta vez, os técnicos que ministrarão as clínicas e atuarão como observadores serão o espanhol Rafael Monclova Suárez, que possui diversos trabalhos com equipes e seleções de base de seu país natal, e um técnico brasileiro que ainda será definido.