HOJE
Aqui não, Espanha!
Por Liga Nacional de Basquete
Em jogo muito equilibrado, Croácia cresce no momento decisivo e conquista grande vitória sobre a Espanha pela 1ª rodada do Grupo B das Olimpíadas
De forma emocionante, Croácia e Espanha estrearam nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste domingo (07/08). Atrás desde o começo da partida, a seleção croata sempre se manteve calma e próxima ao placar, até o fim do terceiro quarto. Com atuação grandiosa na etapa decisiva, os croatas viraram o jogo e alcançaram uma vitória heroica, com um toco de Saric no último lance, por 72 a 70.
Aqui não! : Mesmo com uma atuação de altos e baixos, o ala/pivô Dario Saric, mais novo croata na NBA, saiu como herói da Arena Carioca 1. Responsável pelo último ponto da seleção na partida, o jovem jogador bloqueou o arremesso para 2 pontos de Pau Gasol, a um segundo do fim da partida, que garantiu a vitória croata, por 72 a 70. Além do toco decisivo, o atleta também foi produtivo ofensiva e defensivamente, ao sair de quadra com cinco pontos, sete rebotes e cinco assistências.
O cara: Maior destaque individual da seleção croata, Bojan Bogdanovic cumpriu, na primeira partida, a expectativa de ser um dos principais cestinhas dos Jogos Olímpicos. O ala manteve os croatas vivos na partida até o quarto final e foi um dos responsáveis pela virada de seu país, com sete pontos na parcial decisiva. Ao total, o camisa 44 anotou 23 pontos (cestinha do time) e pegou três rebotes na partida.
Na hora H! : Outro jogador muito decisivo na vitória croata foi Krunoslav Simon. O ala/armador voltou à quadra nos minutos finais. roubou uma bola fundamental e no contra-ataque converteu os 2 pontos que viraram o jogo para a Croácia nos últimos segundos. Um dos jogadores mais experientes da seleção, Simon terminou a partida com dez pontos, cinco rebotes e quatro assistências.
+Clique e confira as estatísticas completas da partida
E agora? : As duas seleções, presentes no Grupo B, só voltarão às quadras na terça-feira (09/08). A Espanha terá pela frente a Seleção Brasileira, às 14h15 (de Brasília), enquanto a Croácia enfrentará a Argentina, às 22h30 (de Brasília).
Números comprovam: Apesar das 11 bolas de 3 pontos convertidas pela seleção espanhola. A Croácia apostou em seu garrafão para ter vantagem. Alternando Planinic, Bilan e até Saric como pivôs centralizados, o técnico Aleksandar Petrovic contou com 41 rebotes obtidos por sua seleção, contra 30 dos espanhóis. Uma vantagem considerável, em uma partida decidida por apenas uma posse de bola.
Gigante: Maior astro do elenco espanhol, o pivô Pau Gasol foi o grande destaque de sua seleção na estreia. Muito acionado e também muito marcado, o líder da Espanha converteu 11 dos 17 arremessos que tentou na partida (64,7% de aproveitamento) e terminou o confronto como cestinha, com 26 pontos, além dos nove rebotes obtidos.
Ajuda mais que bem vinda: Companheiro de Gasol nas duas últimas temporadas da NBA, Nikola Mirotic foi a segunda principal arma da seleção espanhola no ataque. O ala/pivô converteu quatro arremessos de três pontos e anotou 19 pontos, além de contribuir com seis rebotes e três assistências.
Comandante: Mesmo começando o jogo no banco de reservas, Sergio Rodriguez veio à quadra para substituir Ricky Rubio e ditou o ritmo espanhol. Com quase 28 minutos de atuação, o armador serviu sete assistências para seus companheiros e ainda anotou dez pontos, terminando o jogo como terceiro principal cestinha da seleção espanhola.