#JOGAJUNTO

Rio 2016

Aqui não, Espanha!

07-08-2016 | 09:40
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo muito equilibrado, Croácia cresce no momento decisivo e conquista grande vitória sobre a Espanha pela 1ª rodada do Grupo B das Olimpíadas

De forma emocionante, Croácia e Espanha estrearam nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste domingo (07/08). Atrás desde o começo da partida, a seleção croata sempre se manteve calma e próxima ao placar, até o fim do terceiro quarto. Com atuação grandiosa na etapa decisiva, os croatas viraram o jogo e alcançaram uma vitória heroica, com um toco de Saric no último lance, por 72 a 70.

Dario Saric, da Croácia

Com toco de Dario Saric no último segundo, Croácia vence Espanha de forma emocionante, em sua estreia no Rio de Janeiro (Divulgação/FIBA)

Aqui não! : Mesmo com uma atuação de altos e baixos, o ala/pivô Dario Saric, mais novo croata na NBA, saiu como herói da Arena Carioca 1. Responsável pelo último ponto da seleção na partida, o jovem jogador bloqueou o arremesso para 2 pontos de Pau Gasol, a um segundo do fim da partida, que garantiu a vitória croata, por 72 a 70. Além do toco decisivo, o atleta também foi produtivo ofensiva e defensivamente, ao sair de quadra com cinco pontos, sete rebotes e cinco assistências.

O cara: Maior destaque individual da seleção croata, Bojan Bogdanovic cumpriu, na primeira partida, a expectativa de ser um dos principais cestinhas dos Jogos Olímpicos. O ala manteve os croatas vivos na partida até o quarto final e foi um dos responsáveis pela virada de seu país, com sete pontos na parcial decisiva. Ao total, o camisa 44 anotou 23 pontos (cestinha do time) e pegou três rebotes na partida.

Na hora H! : Outro jogador muito decisivo na vitória croata foi Krunoslav Simon. O ala/armador voltou à quadra nos minutos finais. roubou uma bola fundamental e no contra-ataque converteu os 2 pontos que viraram o jogo para a Croácia nos últimos segundos. Um dos jogadores mais experientes da seleção, Simon terminou a partida com dez pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

E agora? : As duas seleções, presentes no Grupo B, só voltarão às quadras na terça-feira (09/08). A Espanha terá pela frente a Seleção Brasileira, às 14h15 (de Brasília), enquanto a Croácia enfrentará a Argentina, às 22h30 (de Brasília).

Números comprovam: Apesar das 11 bolas de 3 pontos convertidas pela seleção espanhola. A Croácia apostou em seu garrafão para ter vantagem. Alternando Planinic, Bilan e até Saric como pivôs centralizados, o técnico Aleksandar Petrovic contou com 41 rebotes obtidos por sua seleção, contra 30 dos espanhóis. Uma vantagem considerável, em uma partida decidida por apenas uma posse de bola.

Pau Gasol, da Espanha

Cestinha da partida, com 26 pontos, Pau Gasol foi o principal nome da seleção espanhola, na estreia dos Jogos Olímpicos de 2016 (Divulgação/FIBA)

Gigante: Maior astro do elenco espanhol, o pivô Pau Gasol foi o grande destaque de sua seleção na estreia. Muito acionado e também muito marcado, o líder da Espanha converteu 11 dos 17 arremessos que tentou na partida (64,7% de aproveitamento) e terminou o confronto como cestinha, com 26 pontos, além dos nove rebotes obtidos.

Ajuda mais que bem vinda: Companheiro de Gasol nas duas últimas temporadas da NBA, Nikola Mirotic foi a segunda principal arma da seleção espanhola no ataque. O ala/pivô converteu quatro arremessos de três pontos e anotou 19 pontos, além de contribuir com seis rebotes e três assistências.

Comandante: Mesmo começando o jogo no banco de reservas, Sergio Rodriguez veio à quadra para substituir Ricky Rubio e ditou o ritmo espanhol. Com quase 28 minutos de atuação, o armador serviu sete assistências para seus companheiros e ainda anotou dez pontos, terminando o jogo como terceiro principal cestinha da seleção espanhola.