#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Arrasador

02-10-2013 | 10:17
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua primeira partida oficial na temporada, Brasília não dá chance a bolivianos e conquista vitória elástica na rodada de abertura da Liga Sul-Americana 2013

Em seu primeiro jogo oficial na temporada, Brasília conquistou triunfo por 82 pontos de diferença (Brito Júnior/Divulgação)

O Uniceub/BRB/Brasília abriu oficialmente a temporada 2013/2014 com uma expressiva vitória. Na noite desta terça-feira, na rodada de abertura da Liga Sul-Americana, em seus domínios, no Ginásio da Asceb, o time da capital federal derrotou o Atlético Nacional, da Bolívia, por elásticos 146 a 62, em duelo válido pelo Grupo A da competição continental.

Agora comandado pelo técnico argentino Sergio Hernandez, o esquadrão candango mostrou uma ótima pontaria para anotar incríveis 146 pontos – melhor marca do time desde 2010 – e vencer os bolivianos de maneira arrasadora. Ao todo, a equipe somou 66% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos, 48% nos tiros de três pontos e 91% nos lances livres.

“Temos que levar em conta que há uma grande diferença técnica entre as duas equipes. Mas, na minha opinião, a melhor forma de se respeitar um adversário mais fraco é jogar forte os 40 minutos. Foi isso que fizemos hoje e conseguimos sair de quadra com uma boa vitória”, afirmou Hernandez.

O novo treinador do Brasília rodou bastante seu elenco em quadra e todos os 12 jogadores marcaram pontos no duelo. Os cestinhas foram os alas Alex e Isaac, que marcaram 25 e 21 pontos, respectivamente. Outros destaques do time do Centro-Oeste do país ficaram por conta do ala/pivô Guilherme Giovannoni, autor de 17 pontos, e do armador Nezinho, responsável por um duplo-duplo, com 17 pontos e 12 rebotes.

“Claro que precisamos levar em conta a diferença técnica entre as equipes. Mas também é preciso lembrar que o time jogou forte o tempo todo, trabalhou forte na defesa e conseguiu abrir grande diferença no placar”, disse o cestinha Alex.

Reforços da equipe para esta temporada, os estrangeiros Martín Osimani e Marcus Goree estrearam oficialmente pela agremiação de Brasília com boas atuações. O experiente ala/armador uruguaio mostrou toda sua costumeira categoria e deixou a quadra com oito pontos, oito assistências e sete rebotes. Por sua vez,o pivô norte-americano, lançado como titular por Hernandez, atuou por pouco mais de 13 minutos e anotou nove pontos, além de apanhar quatro rebotes.

Norte-americano Goree foi titular do Brasília e mostrou boa movimentação durante a partida (Brito Júnior/Divulgação)

Antes da tranquila vitória dos brasileiros, o Boca Juniors, da Argentina, abriu o torneio sul-americano com vitória sobre o Comunikt, do Equador, pelo placar de 80 a 74. Os destaques do clube de Buenos Aires ficaram por conta do pivô norte-americano Robert Battle, que registrou um duplo-duplo, com 24 pontos e 12 rebotes, e do estreante ala/armador Salem Safar, autor de 21 pontos.

As equipes do Grupo A da Liga Sul-Americana 2013 voltam à quadra do Ginásio da Asceb nesta quarta-feira. Às 17h45 (de Brasília), o Boca Juniors medirá forças com o Atlético Nacional, enquanto que às 20 horas (de Brasília), os representantes do Brasil enfrentarão o Comunikt, com transmissão ao vivo do canal SporTV 3.

Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2013:

Grupo A – Brasília (DF)

01/10 (terça-feira)
Comunikt 74 x 80 Boca Juniors
UniCEUB/BRB/Brasília 146 x 62 Atletico Nacional

02/10 (quarta-feira)
17h45 – Atletico Nacional x Boca Juniors
20h – UniCEUB/BRB/Brasília x Comunikt

03/10 (quinta-feira)
17h45 – Comunikt x Atletico Nacional
20h – UniCEUB/BRB/Brasília x Boca Juniors