HOJE
Arthur eterno
Por Liga Nacional de Basquete
Agora no Universo/Vitória, Arthur Belchor é eternizado pelo Brasília e inaugura Hall da Fama da equipe; confira entrevista exclusiva com o jogador

Arthur Belchor inaugurou o hall da fama do Brasília e foi homenageado por suas 10 temporadas no clube (Brito Júnior/UniCEUB)
As histórias de Arthur Belchor e do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília chegam a se confundir. Natural da própria capital federal, o jogador atuou por dez temporadas no time de sua cidade natal e esteve presente em grande parte das principais conquistas do clube. Agora, o ala de 33 anos decidiu seguir novos rumos e se transferiu para o Universo/Vitória para a nona edição do NBB CAIXA.
Mas antes de iniciar oficialmente a temporada pela equipe baiana, Arthur foi convidado a participar do evento de lançamento de sua ex-equipe para a temporada 2016/2017, quando os candangos apresentaram seu elenco, uniformes, nova logo marca e outras novidades, dentre elas o hall da fama do clube, estreado pelo antigo dono da camisa 4 do time.
+Clique aqui e veja a matéria sobre a apresentação do Brasília para a temporada 2016/2017
“Foram dez anos de uma história muito legal, positiva e vitoriosa. Eu sou de Brasília e isso agrega ainda mais valor. Agora vou seguir novos rumos, mas a história nunca acaba. O time segue a história dele, eu sigo a minha, e espero que a minha seja vencedora no Vitória também”, comentou Arthur Belchor.

3 NBB’s CAIXA, 3 Sul-Americanas, 1 Liga das Américas e 1 Nacional: este foi Arthur no Brasília (João Pires/NBB)
Com a camisa do Brasília, o jogador conquistou três títulos do NBB CAIXA (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), um título do Campeonato Brasileiro da CBB (2006/2007); uma Liga das Américas (2008/2009), o tricampeonato da Liga Sul-americana de Clubes (2010/2011, 2013 e 2016).
Um dos reforços do Vitória para 2016/2017, Arthur Belchor se junta aos norte-americanos Kenny Dawkins (ex-Paulistano/Corpore) e Chris Hayes (ex-Limeira), e aos pivôs André Coimbra, que atuou com Arthur no próprio Brasília, além de Douglas Kurtz (ex-Franca), na composição do elenco comandado pelo técnico Régis Marrelli na nona edição do NBB CAIXA.
Confira na íntegra a entrevista exclusiva de Arthur Belchor, novo reforço do Vitória:
LNB: Qual é sua expectativa por jogar em clube com uma torcida tão grande, que vai além até do próprio basquete, como o Universo/Vitória?
Arthur Belchor: Apesar de ser o segundo ano do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) em Salvador (BA), o ginásio sempre esteve lotado e com uma torcida bem vibrante. O Vitória é o clube de futebol mais tradicional da cidade e isso ajudou muito na chegada de novos fãs.
LNB: Além de você, o Vitória já apresentou mais quatro novos nomes e renovou contrato com Edu Mariano. Qual você acreditar ser a ambição do time para a temporada 2016/2017 do basquete?
Arthur Belchor: Creio que será um time bem competitivo esse ano, temos metas altas, desafiadoras e alcançáveis. O elenco é totalmente novo, porém com uma mescla de jogadores jovens e experientes, que juntos podem formar um grande time.
LNB: Você nasceu em Brasília e defendeu o time da cidade nos últimos dez anos. Qual é o sentimento ao traçar uma nova rota na carreira?
AB: Meu sentimento é o melhor possível, estou supermotivado com meu novo time, espero fazer uma excelente temporada e colocar o Universo/Vitória entre os melhores do Brasil, o mais rápido possível.
LNB: Como foi para você jogar todos estes anos na sua “casa”, ao lado da sua família?
AB: Foram ótimos e vitoriosos anos em Brasília (DF). Fico feliz e orgulhoso de defender um time da cidade onde nasci por todo esse tempo, jogar em um time competitivo. Já é bom esse time, sendo da sua cidade é melhor ainda!
LNB: Nestes dez anos, foram três títulos de NBB CAIXA, uma Liga das Américas, três Campeonatos Sul-Americanos. Quais as melhores memórias que você guarda desta passagem vitoriosa com o Brasília?
AB: As melhores memórias foram os processos para tornar um time multicampeão como foi o Brasília; os treinos, a amizade e a entrega de cada jogador por um único objetivo. Isso, para mim, é a maior magia de um time vitorioso.

Junto à Cipriano e Alex, presentes na foto, Arthur Belchor conquistou três títulos do NBB CAIXA com o Brasília (João Pires/LNB)
LNB: Cada vez mais é difícil um atleta permanecer em um só time por um longo período. Quais foram os principais motivos que ligaram você e o Brasília por tanto tempo?
AB: Realmente, hoje em dia é muito difícil o atleta permanecer muito tempo em um único time e eu joguei apenas no COC/Ribeirão Preto (05 anos) e Brasília (10 anos). Sei, no entanto, que a realidade dos outros jogadores não é essa, mas o motivo é o atleta ser útil para o time e, ao mesmo tempo, ter o interesse de permanecer na equipe.
LNB: Como será para você voltar ao Ginásio ASCEB, agora com outro uniforme?
AB: Com certeza, será um jogo diferente dos demais, pois será a primeira vez que jogarei contra um ex-clube, no lugar onde passei horas e horas da minha vida. Para onde eu olhar para arquibancada vou conhecer alguém, mas creio que depois que a bola subir, eu vou defender meu time da melhor forma possível e eles o deles, tornado o jogo mais natural.
LNB: Mesmo com as lesões, você esteve em quadra ao longo de toda fase de playoffs do NBB CAIXA. Após três temporadas de ausência, o Brasília voltou as semifinais. Você sai da equipe com o sentimento de dever cumprido?
AB: Infelizmente, nas últimas temporadas tive problemas com lesões e isso me atrapalhou muito nos jogos e na temporada, mas saio com o dever cumprido e com a certeza de que dei minha contribuição para que a cidade respire basquete como ocorre hoje em dia. Várias crianças começaram a jogar devido ao sucesso do time e os atletas de categorias de base não tem apenas a opção única de sair de Brasília para jogar em um time profissional como era na minha época. Isso é o mais importante.
LNB: Você esteve em todas as temporadas do NBB CAIXA. Qual é a evolução da competição ao longo deste tempo, em sua opinião?
AB: O NBB CAIXA é um campeonato novo, mas com base sólida, administrado por pessoas que são competentes nas determinadas áreas e que tornou o basquete um ótimo produto. Creio que a evolução a cada ano pode tornar o campeonato ainda melhor e mais poderoso.

Presente em todas as edições do NBB CAIXA, Arthur atuou em 269 da competição, todos com a camisa do Brasília (Ricardo Cassiano/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca